


Orçamentos para hotelaria e retomada em 2022: confira como novas tendências na forma de se hospedar podem causar mudança no seu planejamento.
Entre os setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, está o de hotelaria. Por causa das restrições sanitárias, muitos hotéis viram suas taxas de ocupação muito baixas, e o destino de uma parcela desses empreendimentos, infelizmente, foi o encerramento de atividades. No entanto, o avanço das vacinações no mundo e o momento de forte retomada econômica estimulam diversos empreendimentos a planejar o orçamento para o ano de 2022, para elevar a receita que foi prejudicada por causa do isolamento, e isso inclui a hotelaria.
A elaboração doa orçamentos para hotelaria e retomada em 2022 no Brasil será, certamente, uma das tarefas mais complexas nos últimos anos para o setor. Para essa análise, é necessário o conhecimento de dados históricos, além de saber se adaptar ao novo cenário, fazer um planejamento de marketing adequado para balancear a receita e os gastos envolvidos na operação de um hotel.
Nesse momento, é necessário o uso da prudência no orçamento e observar a tendência dos novos hóspedes, sejam de turismo ou negócios. Estar preparado para todo tipo de demanda é essencial.
Serviço contactless
Uma tendência que foi importada do setor das companhias aéreas é o tipo de serviço diferenciado, que elimina o contato entre o cliente e o funcionário do hotel. Dessa forma, os hóspedes podem se sentir mais confortáveis em fazer uma viagem, com menos riscos de contaminação. Investir em autoatendimentos e treinamento de pessoal para esse tipo de serviço pode ser uma tendência forte no futuro. Softwares hoteleiros auxiliam no check-in automatizado, pedidos de quartos e outras experiências através de uma aplicativo para o hóspede e muito mais.
O digital é o novo normal
Com o e-commerce, as compras digitais estão cada vez mais corriqueiras e acessíveis; portanto, dominar essa face do marketing é de extrema importância para o sucesso do negócio. Com diferentes plataformas e recursos digitais diversificados, a web se tornou um ponto-chave para atingir o público desejado.
Fazer anúncios e postagens em vídeos e redes sociais pode definir uma boa parcela da receita do hotel e investir em uma boa equipe de marketing digital é um passo seguro na direção do sucesso.
Treinamento sempre
Sem dúvidas, o novo cenário da hotelaria no Brasil será completamente diferente do tradicional: novas diretrizes de higienização, novos métodos de expansão digital e novas formas de tratar os clientes já estão em alta. Portanto, é fundamental investir em treinamento para suprir a necessidade de uma equipe qualificada, com profissionais de gestão comercial EAD, gerência financeira e de hospedagem, supervisores, equipe de limpeza, entre outros. Separar uma fatia do orçamento para treinamentos e aprimoramentos da equipe pode trazer bons frutos ao longo do tempo e evitar imprevistos e situações desfavoráveis.
Por Aline Reis
Link Builder – Agência Conversion