Equipe hoteleira de sucesso: confira 4 dicas para ter uma

Manter uma equipe motivada e aumentar seu desempenho é um desafio para qualquer negócio. No setor hoteleiro não é diferente, tendo em vista que ter colaboradores engajados é essencial para o êxito da empresa. Fique com a gente até o final deste artigo e descubra os segredos de uma equipe hoteleira de sucesso.

Para se ter uma equipe trabalhando em alta performance é preciso entender que todos os setores formam esse time. Do pessoal de serviços gerais, até a administração, todos compõem o todo que deve trabalhar de forma uníssona e alinhados aos valores da empresa, garantindo um serviço de qualidade.

As equipes formadas por departamentos, considerados indispensáveis à rotina do hotel – independente do seu porte – são: recepção, governança e gerência. E, para complementar esses setores fundamentais, o estabelecimento também pode precisar de setores como alimentos e bebidas, RH e reservas.

Ao entender essa estrutura do negócio, o hoteleiro tem como organizar e alinhar, para que cada setor desempenhe suas funções, dentro de um alto padrão de qualidade. Para tanto, é preciso que sua liderança tenha visão e saiba conduzir o time ao seu redor, transmitindo confiança aos colaboradores e muita vontade de crescer profissionalmente.

Formar uma equipe que seja prática, eficiente e capaz de prestar um atendimento humano, é preciso ter um visão estratégica para a gestão. Investir para que a equipe hoteleira se desenvolva e preste um serviço qualificado é apenas uma das tarefas fundamentais no setor.

Se você deseja ter uma equipe hoteleira de alta performance, é preciso identificar comportamentos específicos e colocar em prática algumas estratégias que irão impulsionar o trabalho desses profissionais.

Para seu hotel conquistar espaço e crescimento nos negócios, confira a seguir 4 dicas que preparamos para que você tenha uma equipe hoteleira de sucesso.

Promova treinamentos

Acolher bem está relacionado ao ato de compartilhar experiências positivas que o hóspede irá viver no seu destino. E parte dessa missão começa no atendimento das demandas do cliente, o que é feito pelos setores do seu meio de hospedagem.

Em um hotel ou uma pousada, uma coisa com que se pode contar é o inesperado – seja um novo hóspede que fala uma língua desconhecida ou tem alguma demanda alimentícia muito específica, um equipamento que apresenta problemas ou um acidente qualquer.

Ainda que seja impossível estar preparado para todas as possibilidades, um gestor ganha muito em preparar sua equipe para a maior variedade de cenários possível. Quando a equipe se desenvolve, o resultado é sempre positivo, pois significa que ela será capaz de oferecer um atendimento competente ao cliente. Funcionários não treinados resultam em prejuízos ao hotel, e é importante ter isso em mente.

Uma equipe qualificada trabalha melhor. Isso impacta a produtividade e o atendimento, garantindo que o seu estabelecimento tenha hóspedes satisfeitos! Por isso, invista em programas de treinamento frequentes, sejam eles  corporativos – que garantirão que os colaboradores estejam familiarizados com os objetivos e valores da empresa e aumentarão o engajamento da equipe – quanto para treinamentos específicos de cada setor e para aperfeiçoamento e aprendizado de idiomas.

Tenha em mente que o aumento do conhecimento representa maior preparação para oferecer uma experiência única aos hóspedes. Além disso, mostra para os colaboradores que seu trabalho é valorizado e que a empresa se preocupa com seu futuro. Esse reconhecimento gera motivação.

É importante destacar que, talvez mais que em outros tipos de empreendimentos, a equipe de um hotel ou pousada deve estar calma e preparada para demonstrar entusiasmo e agir de maneira agradável. Sendo assim, também é de extrema relevância prover boas condições de trabalho para seus funcionários. Quanto mais eles confiarem na empresa, mais o gestor poderá contar com eles.

Defina objetivos e metas para a sua equipe hoteleira

Prepare o seu negócio e a sua equipe para receber os mais diversos tipos de hóspedes sem se esquecer de quem é o seu público-alvo e de qual é a experiência que se pretende passar para ele. E, para isso, estabeleça objetivos e metas claros, para direcionar o seu time!

Ao estabelecer um planejamento com prazos e passo a passo para alcançar as metas, cada objetivo fica um pouco mais consistente. Em conjunto com o seu colaborador, faça metas menores e crie divisões para realizá-las em prazos curtos.

As metas devem ser claras e desafiadoras o suficiente para levar a sua equipe a um passo adiante. Porém, fique atento: isso não significa impor objetivos inatingíveis, a ponto de gerar frustração. 

O estabelecimento de metas de desempenho é uma ótima forma de medir os resultados que você espera dos colaboradores – seja por meio do trabalho individual ou em equipe. Só não esqueça de determinar prazos e padrões de entrega para que eles consigam se organizar.

Ouça sua equipe hoteleira

A interação entre hóspede e equipe é, muitas vezes, o que determinará se estes viajantes voltarão ao seu hotel. Por esse motivo, o seu time também é uma fonte de feedbacks importante, do que deve ser melhorado ou mantido, para atender o seu público de forma satisfatória.

Eles também são fonte de informação e retorno de como cada colaborador está trabalhando. Esse recurso permite alinhar objetivos e processos individuais aos exigidos pelo seu hotel.

Evidencie os pontos positivos de cada um e indique os negativos, especificando sempre o que deve ser feito para melhorar. Ao mesmo tempo, esteja aberto aos feedbacks a respeito da sua liderança. Isso ajuda na motivação e no engajamento da equipe, que impactam a produtividade e o atendimento.

Use a tecnologia a favor do seu negócio

Que a tecnologia revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para as relações comerciais não é mais uma novidade, certo? E o mercado hoteleiro conta com uma série de softwares e plataformas para gestão hoteleira que, além de ajudarem no dia a dia do hotel, diminuem o tempo usado em trabalhos manuais e, principalmente, reduzem os danos causados por erros manuais, como o overbooking, por exemplo.

O investimento em uma administração apoiada em tecnologia fará com que seu estabelecimento e sua equipe funcionem de forma muito mais coesa e sincronizada. Isso possibilita o acesso unificado a dados dos hóspedes e permite que eles tenham experiências memoráveis em seu hotel.

Além disso, por meio do uso de tecnologias, é possível que você entenda a fundo o ritmo de funcionamento de seu hotel, para ter controle financeiro e administrativo, de forma que as métricas de cada área estejam claras. 

Também é possível utilizar softwares de gestão para auxiliar na administração das redes sociais e, portanto, na criação de uma presença online forte, na aproximação com o cliente e no desenvolvimento de um plano de marketing digital apropriado para o seu negócio.

Conte com a tecnologia para realizar a gestão hoteleira e com a internet para desenvolver relações duradouras e proveitosas com seu público e parceiros comerciais. Esses cuidados podem ser um grande diferencial competitivo no mercado e garantir crescimento em seus lucros!

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Temos certeza que colocando em prática o conteúdo dele, você poderá colaborar com o crescimento do seu hotel e da sua equipe como um todo.

Mas se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com o time da Foco, que vai te ajudar a otimizar a gestão do seu negócio, por meio de soluções tecnológicas que irão trazer mais praticidade, eficiência e economia para você!

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Curta nosso Facebook

    Facebook Pagelike Widget
    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!