Equipe hoteleira de sucesso: descubra como formar profissionais de alta performance

A recepção não consegue se comunicar com a gerência, que não consegue se comunicar com o setor de reservas do hotel e, no final, um hóspede sai insatisfeito.

Imagine o cenário acima e o que ele tem a ver com uma equipe hoteleira de sucesso?

Absolutamente nada. 

Esse quadro representa tudo que o gestor não quer que aconteça no seu hotel ou pousada. 

Para isso, o mínimo necessário é conhecimento e alinhamento da equipe, visando tornar um ambiente de alta performance e assim proporcionar uma experiência única aos hóspedes.

É daí que surge a pergunta de um milhão de dólares: O que os gestores devem fazer para criar uma equipe hoteleira de sucesso?

Pensando na forma de aplicar mais produtividade para funcionários de hotéis e pousadas, criamos esse material como os principais pontos para melhorar o desempenho do seu pessoal.  

Fique com a gente até o final deste artigo e descubra os segredos de uma equipe hoteleira de sucesso.

Siga a leitura!

Como fazer uma boa gestão hoteleira 

Os setores de recepção, governança, gerência são a espinha dorsal que, em geral, dão conta da rotina de um hotel. 

Em muitos lugares, uni-se a eles, as áreas de alimentos e bebidas, recursos humanos (RH) e reservas.

No seu hotel funciona dessa maneira?

Com esse contingente de pessoal, o gestor precisa ter mapeado a função de cada um e, assim, planejar e conduzir estratégias focadas em desempenho. Ufa! É muita coisa para se fazer.

Não se desespere, trouxemos esse último parágrafo para antecipar o que virá nos próximos tópicos. 

Agora, nós vamos falar sobre processos, pessoal e tecnologia. Uma trinca de ferramentas infalíveis para quem deseja saber como fazer uma boa gestão hoteleira. 

Acompanhe o texto com a gente.

Invista em colaboradores de alta performance

Sempre que puder, comece pelo começo. Durante a contratação de pessoas, prefira se munir de pessoal que compartilha propósitos semelhantes aos do hotel ou pousada.

Dessa maneira, já é possível alinhar os primeiros objetivos em comum. 

Essa característica, pode se destacar mais do que o conhecimento técnico, isso poque as habilidades podem ser desenvolvidas com as formações e treinamentos internos. 

Para os que já estão na casa, envolva a equipe em torno de um objetivo comum.

Estabeleça metas de desempenho para medir os resultados que você espera dos colaboradores – seja por meio do trabalho individual ou em equipe – com bonificações. 

Só não esqueça de determinar prazos e padrões de entrega para que eles consigam se organizar e executar as tarefas.

Analise o desempenho dos colaboradores e, caso necessário,  ajuste com frequência os indicadores de performance acordados entre todos.  

Se for preciso, evidencie os pontos positivos de cada um e indique os negativos individualmente, especificando sempre o que deve ser feito para melhorar. 

Ao mesmo tempo, esteja aberto aos feedbacks a respeito da sua liderança.

Isso ajuda na motivação e no engajamento da equipe, que impactam a produtividade e o atendimento.

Conseguiu entender que uma equipe hoteleira de sucesso significa objetivos alinhados?

Invista em processos para alinhar a rotina dos hotéis e pousadas

Você já ouviu falar em playbook? 

O termo é conhecido no setor de vendas como um manual para vendas, onde os profissionais da área encontram diversas regrinhas e orientações para ter êxito nas suas negociações.

Já pensou em utilizar essa mesma técnica para padronizar os serviços, práticas e a conduta do seu hotel ou pousada?

Um cliente elogiou o atendimento da recepcionista? Que tal elaborar um momento para a colaboradora compartilhar sua técnica com os demais colegas de equipe?

E porque não documentar o comportamente e tornar um padrão para todas as recepcionistas do hotel? O que acha da ideia?

Seja como for, documente as melhores maneiras de um receptivo de excelência e apresente para sua equipe com frequência. 

Invista em tecnologia na sua gestão 

Que a tecnologia revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para as relações comerciais não é mais uma novidade, certo? 

Sobretudo, o mercado de hotéis e pousadas conta com uma série de softwares e plataformas para gestão hoteleira que, além de ajudarem no dia a dia do hotel, diminuem o tempo usado em trabalhos manuais;

E, principalmente, reduzem os danos causados por erros manuais, como o overbooking, por exemplo.

O investimento em uma administração apoiada em tecnologia fará com que seu estabelecimento e sua equipe funcionem de forma muito mais coesa e sincronizada. 

Isso possibilita o acesso unificado a dados dos hóspedes e permite construir estratégias para promover experiências memoráveis em seu hotel.

Além disso, por meio do uso de tecnologias, é possível entender a fundo o ritmo de funcionamento de seu hotel, analisar as métricas com clareza e ter controle financeiro e administrativo. 

Conte com a tecnologia para realizar a gestão hoteleira e com a internet para desenvolver relações duradouras e proveitosas com seu público e parceiros comerciais. 

Também é possível utilizar softwares de gestão para auxiliar na administração das redes sociais e, portanto, na criação de uma presença online forte, na aproximação com o cliente e no desenvolvimento de um plano de marketing digital apropriado para o seu negócio.

Esses cuidados podem ser um grande diferencial competitivo no mercado e garantir crescimento em seus lucros!

O que fazer para ter uma equipe de alta performance

Você se lembra qual foi a última vez que promoveu um treinamento ou capacitação da sua equipe? Qual a tendência ou mudanças recentes de oferta de serviços na área de hotelaria?

São questionamentos constantes para todo gestor que deseja formar uma equipe hoteleira de sucesso deve se fazer para garantir formações mais atuais e manutenção do alto padrão da sua pousada ou hotel.

No pior dos cenários, funcionários não treinados resultam em prejuízos ao hotel, e é importante ter isso em mente.

Em outras palavras, para um hotel ou uma pousada, uma coisa com que se pode contar é o inesperado.

Seja um novo hóspede que fala uma língua desconhecida ou tem alguma demanda alimentícia muito específica, um equipamento que apresenta problemas ou um acidente qualquer.

Ainda que seja impossível estar preparado para todas as possibilidades, um gestor ganha muito em instruirr sua equipe para a maior variedade de cenários possível. 

Quando a equipe se desenvolve, o resultado é sempre positivo, pois significa que ela será capaz de oferecer um atendimento competente ao cliente.

Por isso, invista em programas de treinamento frequentes, sejam eles  corporativos – que garantirão que os colaboradores estejam familiarizados com os objetivos e valores da empresa.

Uma equipe qualificada trabalha muito melhor e mais motivada por estar consciente das atualizações do mercado.

Afinal, a interação entre hóspede e equipe é, muitas vezes, o que determinará se estes viajantes voltarão ao seu hotel. 

Por esse motivo, o seu time também é uma fonte de feedbacks importantes.

Delegar para descentralizar e não sobrecarregar  

Você já pensou o quanto sua rotina seria fluida se você descentralizasse algumas funções da gestão?

Logo acima, falamos sobre treinamentos e objetivos. Dentro do planejamento das capacitações é importante que você forme gestores para te auxiliar no gerenciamento e estratégias.

Não se faz nada sozinho, sabia?

Repartir setores em pequenos núcleos, com suas próprias lideranças, pode ser uma alternativa para reduzir a sobrecarga, eliminar os desvios de funções e dar ainda mais motivação para sua equipe.

Já que eles estarão sempre focados na atividade que lhes foi designada.

Nesse sentido, você vai encorajar a autonomia, incentivar a proatividade, a tomada de decisões, como já dissemos acima, em situações inesperadas e buscar os melhores resultados. 

Vale refletir sobre criar uma escala de crescimento para seus colaboradores dentro da empresa, tanto como forma de motivá-los ainda mais a buscar excelência em tudo que fazem.

Como também é possível desenhar um caminho para conquistar mais e mais estrelas para todos os setores e serviços que você oferece no seu hotel ou pousada. 

Conseguiu entender o tudo sobre formar uma equipe hoteleira de sucesso

Ter noção das necessidades de cada setor, capacitar seus colaboradores, criar processos fluidos e coesos, investir em tecnologia e construir sinergia entre todas as áreas.

Estão nos temas citados, em detalhes, logo acima com ferramentas que vão te auxiliar a criar uma equipe hoteleira de sucesso para o seu hotel ou pousada. 

Ao entender essa estrutura do negócio, o hoteleiro tem como organizar e alinhar, para que cada setor desempenhe suas funções, dentro de um alto padrão de qualidade. 

Para tanto, é preciso que sua liderança tenha visão e saiba conduzir o time ao seu redor, transmitindo confiança aos colaboradores e muita vontade de crescer profissionalmente.

Vale ressaltar que para se ter uma equipe trabalhando em alta performance é preciso entender que todos os setores formam esse time.

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? 

Temos certeza que colocando em prática o conteúdo dele, você poderá colaborar com o crescimento do seu hotel e da sua equipe como um todo.

Mas se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com o time da Foco, que vai te ajudar a otimizar a gestão do seu negócio, por meio de soluções tecnológicas que irão trazer mais praticidade, eficiência e economia para você!

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas





    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!