Marketing hoteleiro: confira as principais estratégias

O marketing hoteleiro engloba várias táticas para quem deseja atrair o maior número possível de clientes. Fique com a gente até o final deste artigo e confira dicas preciosas para impulsionar as suas vendas.

O marketing tem revolucionado o modo de fazer negócios. A cada ano, novas ferramentas possibilitam desde formas inéditas de chegar ao potencial cliente até plataformas mais completas para oferecer produtos e serviços. Não há dúvidas de que, para um negócio (de qualquer tipo ou tamanho) ter sucesso e superar os concorrentes, é preciso investir em marketing digital

Uma das áreas que mais podem se beneficiar do marketing digital é o setor hoteleiro. Com tamanha concorrência – afinal, há hotéis brasileiros que figuram na lista de melhores do mundo –, é preciso criar estratégias para se destacar. E o marketing para hotéis engloba uma enorme variedade de táticas para quem deseja atrair o maior número possível de clientes e alavancar o seu negócio. 

Hoje, o marketing hoteleiro é predominantemente feito online, uma vez que os consumidores já não ficam mais restritos aos anúncios offline, como outdoors, cartazes ou anúncios de televisão e rádio. Uma estratégia de marketing digital eficaz faz com que, tanto os potenciais hóspedes, como os clientes frequentes, sejam impactados pela sua marca, onde quer que eles decidam pesquisar, planejar e reservar a sua viagem. 

É preciso pensar estratégias de marketing para hotéis de maneira ampla. Visando objetivos a curto e longo prazo para que as suas ações sejam efetivas, gerando maior receita através do aumento das reservas. Produzir conteúdo de qualidade, divulgar ofertas, pacotes e promoções nos canais digitais é garantia de impactar e ser descoberto por clientes em potencial para o seu hotel ou pousada. 

Neste sentido, é preciso entender o cenário do seu hotel e determinar objetivos. E considerando as muitas formas de explorar esse campo, não há uma forma certa de anunciar no mundo digital, mas preparamos uma lista de dicas sobre onde o seu meio de hospedagem precisa estar para construir uma boa reputação para o seu hotel, atrair hóspedes e algumas táticas para ajudá-lo a otimizar a experiência do usuário. Confira.

1) Tenha uma presença online

Como as redes sociais se tornaram parte importante do dia a dia das pessoas, não há dúvida de que elas representam uma oportunidade única para os hotéis captarem a atenção de potenciais hóspedes e investir no marketing hoteleiro. 

A estratégia de produção de conteúdo nesses canais deve contar com o forte apelo de imagens, portanto explore bastante os diferenciais da sua propriedade com ótimas fotos e aposte sempre na espontaneidade. 

As redes sociais são canais fundamentais para manter relacionamento com clientes e divulgar pacotes e promoções. Além de ser um canal de interação entre meios de hospedagem, hóspedes e futuros clientes, por isso, é aproveite para publicar conteúdos de valor para a sua audiência. 

Dicas de diversão em seu destino, melhores restaurantes e até mesmo o tipo adequado de calçado para cada tipo de passeio são algumas das postagens que podem engajar seu público. Todo conteúdo relacionado a viagens tem grande chance de ser atrativo para os usuários das redes sociais, porque ativa a sua imaginação. Usado de forma criativa, o conteúdo pode inspirá-los a fazer a sua própria viagem.

Além disso, as redes sociais também oferecem uma gama de opções ao compartilhar o conteúdo, que levam em conta para quem você quer que a mensagem chegue. Elas são o espaço ideal para quem quer anunciar! Com menos de R$10 reais ao dia, você pode investir em anúncios de ofertas a um público segmentado por faixa etária, localidade e interesses, direto para o seu motor de reservas.

Aqui em nosso blog tem um artigo com 5 dicas para turbinar os anúncios do seu hotel no Facebook e Instagram. Vale a pena a leitura.

2) Invista em SEO (Search Engine Optimization)

Como a maioria dos viajantes começa a pesquisar hotéis em buscadores, como Google, Yahoo e Bing, é muito importante que o seu site seja otimizado corretamente, para que ele apareça entre os primeiros resultados. Eis para que serve o famoso SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization) que significa otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar um conteúdo ou página na web de modo que ele esteja entre os mais bem posicionados nos resultados orgânicos das pesquisas online.

Os sites de busca, como o Google, Yahoo, etc utilizam bots ou robôs de programação para rastrear, organizar os resultados das pesquisas e oferecer o conteúdo mais relevante e correto para o usuário. Nas primeiras posições da primeira página, aparecem sempre os anúncios patrocinados, ou seja, links pagos para aparecer naquela posição. Geralmente, as gigantes Booking.com, Trivago, Airbnb ocupam essas primeiras posições nas pesquisas. Contudo o seu hotel também pode estar entre eles, veja mais aqui.

Abaixo dos anúncios pagos estão as posições orgânicas, compostas por sites de marcas e blogs que oferecem conteúdos diversos relacionados ao termo buscado. São essas as posições que você busca para o site do seu hotel e é onde as técnicas de SEO podem te ajudar, através de determinadas palavras-chave.

As palavras-chave são os termos usados pelo seu público para fazer suas pesquisas no Google e por isso, você deve enfatizá-las no conteúdo do seu site, blog ou páginas do seu estabelecimento, para que elas o encontrem.

Faça uma pesquisa de palavras-chave (no Google, Semrush ou Search Start Now)  para entender o que o seu público-alvo está buscando. Transforme essas palavras em um conteúdo de qualidade, envolvente e certifique-se de que o seu site seja responsivo, ou seja, que adapta o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. 

Abaixo, algumas formas de pesquisar palavras-chave pra hotéis em Paraty.

Outra parte importante do SEO é o link building, que é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de construir uma rede de links para uma página que direcionam tráfego e fortalecem a sua autoridade diante dos mecanismos de busca. E nada melhor do que trabalhar com as chamadas OTAs (Online Travel Agencies) e os sites de metabusca, que são os primeiros lugares onde os viajantes começam a procurar por hotéis. Essa estratégia aumenta a visibilidade e ajuda o seu site a se posicionar melhor de maneira orgânica.

3) Os dados são seus aliados

Atualmente, os dados sobre os acessos e conversões do site podem ser obtidos de forma prática e rápida, e uma das melhores estratégias do marketing hoteleiro é utilizar essas informações para tomar decisões.

Uma das ferramentas mais poderosas para isso é o Google Analytics, uma ferramenta gratuita, que ajuda donos de negócios a compreenderem como os usuários interagem com o seu site, os principais canais pelos quais os hóspedes estão realizando reservas e a entender melhor o seu público-alvo, entre outras coisas.

Marketing Hoteleiro - Google Analytics

Se você quer atrair e conquistar novos hóspedes via web, precisa entender que o site da sua pousada ou hotel é uma plataforma viva, que precisa ser monitorada frequentemente, ajustada de acordo com avaliações periódicas, que irão apontar pontos fortes e fracos e indicarão quais caminhos vão garantir o sucesso de suas estratégias nesse canal.

Conhecendo a fundo e monitorando o desempenho do seu site ao longo do tempo,você terá informações importantes sobre a eficácia do seu marketing hoteleiro em direcionar tráfego para o site. Com os dados do Google Analytics você poderá fazer conclusões simples e importantes e utilizá-las a favor de seu hotel ou pousada.

Ao incorporar a análise desses resultados do Google Analytics em sua rotina, você terá dados importantes para direcionar o aumento de reservas on-line de seu hotel, e estabelecer metas para os próximos anos de maneira mais consistente.

Marketing Hoteleiro - Google Analytics

Outra ferramenta indispensável é um sistema de gestão de propriedades, ou PMS, na sigla em inglês, que permite identificar os diferentes públicos-alvo de um negócio, com base em uma análise da sua base de clientes existente.

O PMS para hotéis é hoje um sistema de operações de negócios essencial que permite aos hoteleiros oferecer uma experiência perfeita ao hóspede. A jornada de viagem do cliente começa ao selecionar um destino bem como a reserva do hotel. Essa interação entre compra e reserva de pré-estadia, o engajamento na propriedade entre o hotel e sua equipe, a experiência no quarto e o compartilhamento de opiniões pós-estadia nas redes sociais são parte da experiência dos hóspedes como um todo. E os hoteleiros são desafiados a fornecer uma experiência personalizada ao hóspede enquanto operam um negócio hoteleiro bem-sucedido.

As soluções de PMS para hotéis atuais ajudam os hoteleiros a oferecerem a experiência que os hóspedes almejam, gerenciando, ao mesmo tempo, seus negócios de forma eficiente. Além disso, os dados que podem ser obtidos a partir de um PMS são inestimáveis: uma vez entendidos, você poderá escolher as mensagens de marketing mais apropriadas para atingir os seus objetivos.

Dessa forma, será criada uma experiência aos hóspedes mais individualizada, que aumente a satisfação e fortaleça a fidelização de cada uma delas.

4) Invista em anúncios com Marketing Hoteleiro

É difícil pensar em uma estratégia de divulgação online sem o investimento em redes sociais (Instagram e Facebook) e google ads. Os dois primeiros, por serem canais de divulgação a princípio gratuitos e amplamente utilizados, tornaram-se ferramentas chave para o marketing digital de todo tipo de negócio, e é lógico que a hotelaria não fica de fora. 

O segmento hoteleiro é altamente presente nas redes sociais e o utiliza cada vez mais como canal de comunicação e vendas. Num ambiente competitivo como este é importante que você, hoteleiro, saiba tirar proveito das ferramentas de anúncio para se destacar da concorrência, atingir efetivamente seu público alvo e gerar mais reservas com suas campanhas. 

Já o Google Ads para hotéis e pousadas passou a ser uma grande oportunidade que os hoteleiros têm para alcançar hóspedes sem precisar exclusivamente das OTAs, já que com um investimento razoável é possível ter um local de destaque na maior rede de pesquisas do mundo!

Marketing Hoteleiro - Google Ads

Saiba mais em: Tudo sobre Google Ads para hotéis e pousadas.

Quando a alta temporada chega, a pressão para que os hotéis reservem todos os quartos também aumenta. Mais do que em qualquer outra época do ano, os hóspedes procuram um lugar para ficar. Esse é o momento certo para investir em mais campanhas de anúncios online para atrair potenciais clientes.

Verifique o histórico de reservas para conhecer os períodos mais movimentados do ano, quando o negócio está estável e quando está devagar, e depois ajuste o orçamento baseado nessas informações. Aliás, também vale a pena pensar em uma estratégia de marketing hoteleiro voltada para a baixa temporada.

5) Promova as reservas diretas com Marketing Hoteleiro

As reservas diretas são as preferidas da rede hoteleira, porque, dessa maneira, elas não têm de partilhar uma parte dos seus lucros com terceiros, o que também é ideal para a rentabilidade de um hotel.

É por isso que é tão importante recompensar os hóspedes que realizam as reservas diretamente, através do site do seu hotel, criando estratégias para que eles prefiram negociar diretamente com o seu meio de hospedagem e não somente com os intermediários.

Quando um cliente reserva direto com o seu estabelecimento, você pode adotar estratégias para garantir o retorno dele ou até mesmo que ele indique a estadia para amigos e familiares. Integrar o motor de reservas a um bom programa de fidelidade, oferecendo vantagens e cashback é uma estratégia fundamental para cativar e fidelizar seus hóspedes.

Você pode, também, recompensá-los com preços mais baixos, descontos especiais, upgrades ou mesmo um pequeno presente de boas-vindas. Além disso, é possível usar recursos que comparam o valor da hospedagem cobrado em seu site com os de canais de vendas externos, incentivando a venda direta no site do seu hotel.

Marketing Hoteleiro

O que quer que você decida fazer, faça com que eles se sintam especiais, para que queiram voltar e recomendar o seu hotel a outras pessoas. 

6) Mostre o seu valor

Com tantas ofertas, por que os hóspedes devem escolher o seu hotel, em vez de outros? É aqui que entra em jogo o seu valor. Quando se der conta do que o torna diferente, pode utilizar essa informação nas suas estratégias de marketing de conteúdo para se diferenciar da concorrência. Seja o piso de porcelanato esmaltado, a piscina coberta e aquecida ou o café da manhã especial, esses pequenos mimos farão maravilhas para a reputação do seu hotel. 

Outra vantagem? Quanto melhor forem tratados os hóspedes, mais provável que partilhem as suas experiências com outros, quer seja no TripAdvisor, Booking.Com ou através do boca a boca. 

Ter uma estratégia de marketing hoteleiro é uma das formas mais eficazes de chegar até os potenciais hóspedes. As dicas mencionadas acima são ferramentas úteis que o ajudarão a aumentar as reservas e a alavancar o seu negócio, atraindo a atenção da sua audiência e tornando o seu hotel ou pousada referência em hospedagem no seu destino.

Ainda ficou com alguma dúvida? O time de especialistas da Foco Tecnologia e Marketing está pronto para te ajudar! Agende agora uma consultoria gratuita e vamos juntos dar os primeiros passos para uma caminhada de sucesso e conversão de vendas no Marketing Hoteleiro.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Curta nosso Facebook

    Facebook Pagelike Widget
    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!