Meios de Hospedagem: confira qual a melhor opção ao montar o seu negócio

Já teve o sonho de empreender no ramo hoteleiro? Já se imaginou proprietário de um meio de hospedagem? Sabe quais são os tipos de hospedagem existentes e qual deles se adequaria melhor àquilo que você almeja?

Se em algum momento já se questionou sobre isso tudo, mas ainda não tem a resposta para a última pergunta, fizemos esse artigo especialmente para você que busca a melhor opção para colocar esse plano em prática.

Pousada, hotel, hotel fazenda, cama e café, resort, flat, hotel histórico… Fique conosco nos próximos minutinhos e descubra qual meio de hospedagem mais se alinha ao que você deseja oferecer ao empreender neste setor. 

Queremos te ajudar no seu novo negócio
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    1- SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM (SBCLASS)

    A classificação e qualificação dos meios de hospedagem é regulamentada através da Portaria de nº 100, de 16 de junho de 2011, do Ministério do Turismo, que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelece os critérios de classificação desses e cria o Conselho Técnico Nacional de Classificação de Meios de Hospedagem (CTClass).

    Aqui no Blog da FOCO também abordamos os aspectos legais dessa temática, os quais você encontra clicando aqui neste link.

    A seguir, estão dispostos todos os meios de hospedagem trazidos pelo mencionado ato normativo para que você consiga entender o que é necessário ser observado em cada um deles para que recebam as classificações e qualificações e, ainda, compreender o que o viajante busca ao optar por aquele tipo de hospedagem.

    1.1- POUSADAS

    meio de hospedagem

    As pousadas são empreendimentos de característica horizontal, compostos de, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

    Se é um empreendimento com essa estrutura que você idealizou, é de uma pousada que estamos falando.

    Seja pela busca de melhores tarifas ou por uma experiência mais intimista, aconchegante e isolada de outros hóspedes, várias são as razões pelas quais o viajante escolhe uma pousada como meio de hospedagem. Abaixo listamos algumas delas.

    O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

    • Ambiente Aconchegante e Intimista

    Convenhamos que chalés e bangalôs têm um certo charme, especialmente se se situarem em meio a áreas mais tranquilas e pitorescas, como praias ou montanhas. 

    Muitos viajantes optam por esse tipo de hospedagem justamente porque ele oferece uma experiência com uma atmosfera mais intimista e privada que os hotéis tradicionais, com algum nível de isolamento dos demais hóspedes ou visitantes.

    Claros exemplos de hóspedes que optam por esse tipo de hospedagem são os casais que buscam desfrutar de momentos românticos ou mesmo famílias que querem aproveitar a viagem para um merecido e reservado descanso familiar.

    • Experiência Cultural: 

    Algumas pousadas, como já mencionado, estão localizadas em regiões com forte apelo cultural, oferecendo aos hóspedes a oportunidade de explorar a cultura local por meio de atividades e experiências exclusivas.

    Assim, a depender de onde a pousada estiver localizada, os hóspedes poderão buscá-la também em razão desse fator.

    • Valor Acessível:

    As pousadas, via de regra, embora não necessariamente, se comparadas com outros meios de hospedagem, oferecem aos hóspedes tarifas mais acessíveis, fazendo com que aqueles que buscam uma estadia com um certo nível de conforto, porém sem gastar muito, procurem-nas.

    Relevante mencionar que o valor da tarifa varia em razão da quantidade e qualidade dos serviços oferecidos pelo empreendimento. Há pousadas que, além de atenderem aos requisitos mínimos para assim serem qualificadas, oferecem instalações e serviços de excelência. Porém, é inegável que esse é um dos pontos considerados pela maior parte dos viajantes ao optar por esse meio de hospedagem.

    1.1.2- POUSADA DE CHARME

    • O que é uma pousada de charme?

    A palavra “charme” denota a qualidade daquilo que atrai e agrada. Assim, uma pousada de charme é justamente o tipo de hospedagem que se destaca por exercer esse encanto e atração no hóspede através do seu ambiente acolhedor, charmoso e diferenciado. 

    Geralmente, essas pousadas são pequenas e oferecem um atendimento mais personalizado aos hóspedes. Elas costumam estar localizadas em lugares pitorescos, como cidades históricas, regiões montanhosas ou litorâneas, e muitas vezes são decoradas com estilo e bom gosto, buscando criar uma atmosfera aconchegante e encantadora. 

    Além disso, as pousadas de charme costumam oferecer serviços e comodidades especiais, como café da manhã elaborado, áreas de lazer ou relaxamento, e atividades exclusivas para os hóspedes.

    Desse modo, se você deseja proporcionar ao hóspede ambiente acolhedor e intimista, atendimento personalizado, experiência autêntica e detalhes especiais, tudo repleto de um toque de charme, graça e magnetismo, é a Pousada de Charme o meio de hospedagem mais indicado. 

    • Diferenças entre uma Pousada Comum e uma Pousada de Charme

    A diferença entre uma pousada comum e uma pousada de charme geralmente está na experiência oferecida aos hóspedes. Enquanto uma pousada comum pode ser mais básica e funcional, uma pousada de charme busca proporcionar uma estadia mais especial e memorável.

    • a) Ambiente e Decoração: As pousadas de charme costumam ter uma decoração mais cuidadosa e elegante, muitas vezes refletindo o estilo local ou temático. Isso cria uma atmosfera mais acolhedora e encantadora.
    • b) Atendimento Personalizado: Nas pousadas de charme, o atendimento aos hóspedes tende a ser mais personalizado e atencioso, muitas vezes com funcionários dedicados a garantir uma estadia confortável e agradável.
    • c) Localização: As pousadas de charme costumam estar localizadas em lugares privilegiados, como áreas históricas, paisagens naturais deslumbrantes ou regiões de interesse cultural, proporcionando uma experiência mais exclusiva e conectada com o destino.
    • d) Serviços e Comodidades: Além dos serviços básicos oferecidos por uma pousada comum, as pousadas de charme geralmente oferecem serviços e comodidades extras, como café da manhã diferenciado, áreas de lazer ou relaxamento, atividades exclusivas e até mesmo mimos especiais para os hóspedes.
    • e) Experiência Local: As pousadas de charme muitas vezes buscam proporcionar aos hóspedes uma experiência mais autêntica e local, oferecendo informações sobre a cultura, gastronomia e atrativos da região, e até mesmo promovendo atividades que permitam aos hóspedes vivenciar a cultura local de forma mais genuína.
    Queremos te ajudar no seu novo negócio
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      1.2- HÓTEIS

      Um estabelecimento classificado como hotel deve oferecer, no mínimo, serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.

      Se foi nesse formato estrutural que você pensou, então é de um hotel que estamos falando!

      Existe uma variedade de hóteis para que o viajante possa escolher qual melhor se adequa ao que ele procura para aquela viagem específica.

      Alguns buscam um local simples e confortável, apenas para repousar e descansar das atividades feitas durante o dia, outros procuram um local suntuoso e sofisticado, do qual poderão desfrutar integralmente na estadia. Alguns buscam hotéis visando a sua localização, outros não se importam com esse fator, desde que o estabelecimento disponha de variedade de serviços, conforto e segurança.

      O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

      Quando se fala em hotel, a primeira diferença dos demais meios de hospedagem que vem à mente, via de regra, diz respeito à sua estrutura e aos tipos e quantidade de serviços ofertados.

      Abaixo, seguem alguns dos pontos buscados pelos viajantes ao optar pelo hotel quanto a este tipo de hospedagem.

      • Variedade de Acomodações: 

      Os hotéis oferecem uma variedade maior de tipos de acomodações, se comparados às pousadas, por exemplo, desde quartos simples até suítes de luxo, permitindo que os hóspedes escolham a opção que melhor atenda às suas necessidades e o seu orçamento.

      • Segurança: 

      Os hotéis costumam oferecer medidas de segurança, como portaria 24 horas e cofres nos quartos, proporcionando tranquilidade aos hóspedes durante a estadia, tanto com relação à segurança pessoal quanto a de seus pertences.

      • Facilidades: 

      A depender da sua estrutura, os hotéis muitas vezes oferecem facilidades como restaurantes, bares, piscinas, academias, spas e salas de reuniões, de modo que os hóspedes encontram tudo de que necessitam, para uma experiência completa, em um só lugar.

      • Serviços: 

      Hotéis geralmente oferecem um alto padrão de serviço, com equipe estratificada, com variadas funções, especializada e dedicada a atender às necessidades dos hóspedes e garantir uma estadia agradável.

      Assim, considerando o porte do hotel (pequeno, médio e grande), diversos são os tipos de serviços prestados, que podem ser um diferencial na hora de o viajante escolher esse tipo de empreendimento para se hospedar.

      • Experiência de Luxo: 

      Para muitas pessoas, se hospedar em um hotel é uma oportunidade de desfrutar de uma experiência de luxo, com quartos bem decorados, amenities de qualidade e serviços exclusivos.

      Alguns viajantes, ainda que não seja mais tão comum atualmente, optam por escolher um hotel baseando-se na quantidade de estrelas que esse recebeu. 

      Embora hoje em dia grande parte dos viajantes busque avaliações em sites na internet, nos quais constam a opinião de pessoas que já se hospedaram naquele lugar, uma parte considerável ainda busca pelo status que determinado meio de hospedagem oferta. 

      1.3- HOTEL FAZENDA

      Para que um meio de hospedagem receba essa classificação, ele deve estar localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

      Para as mentes mais imaginativas, só de se falar nesse meio de hospedagem nos transportamos a um lugar de verdes pastos, onde é possível sentir o cheiro da grama e do café frescos e desfrutar de uma bela paisagem campestre.

      É em um hotel fazenda que o viajante que objetiva se conectar com a natureza – e mais especificamente com as atividades do campo – poderá usufruir dos serviços que esse meio de hospedagem oferece.

      O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

      • Contato com a Natureza, Tranquilidade e Relaxamento: 

      Muitas pessoas escolhem hotéis fazenda para desfrutar de um ambiente rural e natural, com paisagens tranquilas e ar puro.

      Para aqueles amantes do campo e que desejam fugir da correria dos grandes centros, o hotel fazenda é uma das melhores opções de meio de hospedagem, pois proporciona justamente a paz procurada.

      Assim como nos resorts, os hotéis fazenda oferecem um ambiente tranquilo e relaxante, ideal para fugir do estresse da vida urbana.

      • Atividades ao Ar Livre: 

      Em razão da sua localização, os hotéis fazenda geralmente oferecem uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, passeios a cavalo, pesca esportiva, entre outros com proposta similar, os quais possibilitam aos hóspedes aproveitar a natureza e desfrutar, ao máximo, da estadia naquele local.

      • Experiência Rural: 

      Para muitos, a estadia em um hotel fazenda é uma oportunidade única de vivenciar a vida no campo, com a possibilidade de participar de atividades agrícolas ali oferecidas, como ordenha de vacas e colheita de frutas e vegetais. 

      Assim, o entretenimento se alia à experiência da vivência no campo, permitindo aos hóspedes que optam por esse meio de hospedagem fruir fielmente de tudo que ele oferece.

      • Culinária Local: 

      Ponto forte nos hotéis fazenda, a culinária surpreende. Em regra, uma comida modesta, porém apetitosa e bem preparada, faz os hóspedes se sentirem na cozinha de casa. 

      Muitos dos hotéis fazenda oferecem refeições feitas com ingredientes locais e receitas tradicionais.

      Assim, cafés torrado e moído na hora, frutas e vegetais frescos, produtos de origem animal, pães caseiros, geleias, manteiga caseira, leite, dentre outros tantos ingredientes fazem parte da rotina desses tipos de hospedagem, proporcionando aos hóspedes uma experiência gastronômica rural autêntica e inigualável.  

      1.4- HOTEL HISTÓRICO

      Para que o hotel seja classificado como histórico, ele deve estar instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida.

      Se é nessa forma de empreendimento que você almeja investir, saiba que estamos falando de um hotel histórico.

      Ah… os amantes da história e da arte quando pensam em escolher um meio de hospedagem certamente consideram a possibilidade de se hospedar em um lugar assim.

      É nesse tipo de estabelecimento que o hóspede pode, sem ao menos sair do lugar, fazer uma viagem no tempo.

      O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

      • Arquitetura e Ambiente: 

      A arquitetura é considerada uma parte importante da história da arte. Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea são exemplos de períodos históricos nos quais a arquitetura se manifestou e se modificou.

      Os hotéis históricos apresentam uma arquitetura única e um ambiente encantador, capazes de transportar os hóspedes para outra época e proporcionar uma experiência única.

      • História e Cultura: 

      Além da estrutura arquitetônica, muitos hotéis históricos têm uma rica história por detrás das suas paredes. 

      Alguns edifícios classificados como hotéis históricos assim o foram justamente por terem sido palco de eventos histórico-culturais importantes ou por terem hospedado figuras históricas. 

      Assim, os hóspedes que se interessam por história e cultura podem se sentir atraídos por essa riqueza histórica. 

      • Localização Central: 

      Não raras as vezes, hotéis históricos também estão situados em cidades históricas, que emanam cultura e arte por todos os lados e oferecem aos hóspedes fácil acesso a pontos turísticos, museus e outras atrações culturais, o que torna essa opção de hospedagem ainda mais atrativa para quem se deleita nesse modo de vivência. 

      • Experiência Exclusiva: 

      A estadia em um hotel histórico pode proporcionar aos hóspedes uma experiência exclusiva e memorável, com serviços e comodidades que refletem a época em que o edifício foi construído.

      • Luxo e Conforto: 

      Muitos hotéis históricos oferecem um alto nível de luxo e conforto, combinando a história do edifício com comodidades modernas para uma experiência de hospedagem excepcional.

      • Preservação do Patrimônio: 

      Ao se hospedar em um hotel histórico, os hóspedes contribuem para a preservação do patrimônio histórico, ajudando a manter viva a história e a cultura da região.

      Queremos te ajudar no seu novo negócio
      Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




        1.5- CAMA E CAFÉ

        Conhecido também como Bed & Breakfast, esse tipo de hospedagem diz respeito àquela feita em residências com, no máximo, três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

        Um bed and breakfast (B&B) é um tipo de acomodação em que os hóspedes ficam hospedados na casa de um morador local, geralmente em quartos privativos. 

        O termo “bed and breakfast” se origina do fato de a estadia incluir o pernoite (bed) e o café da manhã (breakfast). 

        O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

        • Acolhimento

        Os B&Bs são conhecidos por oferecerem uma experiência mais acolhedora e personalizada do que os hotéis tradicionais, com uma interação direta com os proprietários, que atuam como anfitriões e fornecem um serviço mais atencioso e personalizado aos hóspedes, como se esses fossem “membros da família” durante a estadia. 

        • Localização

        Os B&Bs costumam estar localizados em áreas pitorescas, como vilarejos, áreas rurais ou bairros históricos, proporcionando aos hóspedes uma experiência autêntica e local. 

        1.5.1- CAMA E CAFÉ X CASA DE HÓSPEDE

        Embora ofereçam um serviço semelhante, o meio de hospedagem Cama e Café não se confunde com Casa de Hóspede, existindo uma sútil diferença entre eles.

        A Casa de Hóspedes é uma residência privada convertida em acomodação para hóspedes. Geralmente, é administrada por uma família ou proprietário e pode oferecer quartos privativos ou compartilhados. As casas de hóspedes variam em tamanho e estilo, mas muitas vezes proporcionam uma atmosfera mais caseira e acolhedora.

        Por sua vez, como já mencionado acima, o Bed and Breakfast (B&B) oferece acomodação para pernoite e café da manhã. Assim como as casas de hóspedes, os B&Bs são frequentemente propriedades familiares, mas nem sempre são casas convertidas. Podem ser casas tradicionais, chalés, fazendas ou até mesmo edifícios urbanos. Os B&Bs geralmente oferecem quartos privativos e incluem o café da manhã na diária.

        Como se vê, ambos os meios de hospedagem oferecem uma experiência mais personalizada e intimista, porém uma sutil diferença as distingue: todas as Casas de Hóspedes são semelhantes aos B&B, mas nem todos os B&Bs são Casas de Hóspedes.

        1.6- RESORTS

        Tropical swimming pool at sunrise in MexicoOther gallerys:

        Trata-se de hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

        Se você está pensando em investir em um meio de hospedagem que proporcione ao hóspede as mais variadas comodidades, atividades e serviços em um único lugar, você certamente deverá considerar o resort como opção. 

        Esse tipo de empreendimento é sinônimo de conforto, segurança, comodidade e facilidade e abaixo listamos alguns dos motivos pelos quais os viajantes optam por esse tipo de hospedagem. 

        O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

        • Experiência Relaxante: 

        Muitas pessoas escolhem resorts para relaxar e fugir da rotina, desfrutando de spas, praias, piscinas e outras comodidades relaxantes.

        • Comodidade: 

        Muitas pessoas buscam os resorts pelo fato desse meio de hospedagem lhes proporcionar a conveniência de ter tudo – ou ao menos quase tudo – de que elas porventura possam precisar durante a estadia.

        Saber que não há necessidade de sair do lugar eleito como meio de hospedagem para ter acesso a serviços variados, atividades, recreação, convívio com a natureza, dentre outros tantos possíveis, traz ao hóspede o sentimento de tranquilidade e comodidade.

        • Entretenimento e Atividades: 

        Resorts costumam oferecer uma variedade de atividades, como esportes aquáticos, excursões locais, aulas de yoga, spas relaxantes, entretenimento noturno e muito mais, tudo isso visando manter os hóspedes entretidos e satisfeitos durante a estadia.

        • Serviço de Qualidade: 

        Ao optar por um resort como meio de hospedagem, os hóspedes esperam, ainda, desfrutar de um serviço excepcional, com funcionários atenciosos e prestativos, que se esforçam para tornar a estadia o mais agradável possível.

        • Família e Crianças: 

        Alguns resorts são especialmente adequados para famílias, oferecendo atividades e comodidades voltadas para crianças, como clubes infantis e áreas de recreação. 

        Além disso, em razão de ser um ambiente delimitado, no sentido territorial, muitas famílias optam por esse tipo de hospedagem porque podem ter um maior controle da localização das crianças e adolescentes, o que proporciona maior tranquilidade para usufruir com plenitude da estadia. 

        • Ambiente Exclusivo: 

        Além dos tantos pontos mencionados, algumas pessoas escolhem o resort para se hospedar em virtude de seu ambiente exclusivo e luxuoso, buscando uma experiência singular.

        Queremos te ajudar no seu novo negócio
        Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




          1.7- APART-HOTEL/FLAT

          É constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

          Se você visa a proporcionar ao hóspede uma combinação de comodidades e serviços de hotel com a conveniência e privacidade de um apartamento, é do apart-hotel/flat que estamos falando.

          O que leva o hóspede a buscar por esse tipo de hospedagem?

          Alguns dos principais motivos pelos quais as pessoas escolhem apart-hotéis incluem:

          • Espaço e Conforto: 

          Os apart-hotéis oferecem mais espaço do que quartos de hotel tradicionais, com áreas separadas para dormir, relaxar e trabalhar, proporcionando uma sensação de conforto e privacidade semelhante à de casa.

          • Cozinha Equipada: 

          Uma das principais vantagens dos apart-hotéis é a presença de uma cozinha equipada, permitindo que os hóspedes preparem suas próprias refeições e economizem em custos de alimentação, o que faz toda diferença para aqueles cuja estadia será longa.

          • Flexibilidade: 

          Os apart-hotéis geralmente oferecem tarifas flexíveis e estadias mais longas, sendo ideais para viajantes que desejam ficar por um período prolongado ou que preferem uma opção mais flexível em termos de horários e refeições.

          • Comodidades: 

          Muitos apart-hotéis oferecem comodidades semelhantes às de um hotel, como piscina, academia, lavanderia e serviço de limpeza, proporcionando aos hóspedes uma experiência confortável e conveniente.

          • Localização: 

          Os apart-hotéis costumam estar localizados em áreas centrais de cidades ou próximos a empresas e atrações turísticas, oferecendo aos hóspedes fácil acesso a tudo o que a cidade tem a oferecer.

          • Economia: 

          Para famílias ou grupos de viajantes, os apart-hotéis podem ser uma opção econômica, oferecendo acomodações espaçosas e a possibilidade de cozinhar em vez de comer fora todos os dias.

          2- COMO ESCOLHER EM QUAL MEIO DE HOSPEDAGEM INVESTIR

          interest rates and dividends, investment returns, income, retirement Compensation fund, investment, dividend tax. pile of coins and upward direction percentage symbol. saving money for investment

          Além de saber o que atrai hóspedes em um meio de hospedagem, para decidir em qual deles você deve investir seu tempo e dinheiro, alguns outros fatores precisam ser levados em consideração.

          Listamos alguns que consideramos relevantes, sem prejuízo de outros que você possa concluir serem também indispensáveis.

          • Considere o tipo de empreendimento

          Após conhecer as opções de meio de hospedagem existentes listadas acima e descobrir quais são os motivos que levam os hóspedes a buscá-los, você deve escolher, dentre eles, o que melhor se adequa ao seu perfil de investimento e, ainda, ao mercado local. 

          • Faça uma pesquisa de mercado: 

          Para descobrir qual tipo de hospedagem melhor se adequa ao mercado local, é necessário que seja feita uma análise da demanda por hospedagem na região de interesse.

          A partir desse estudo, você poderá identificar o perfil do público-alvo e avaliar a concorrência existente no local.

          • Potencial de retorno sobre o investimento: 

          Faça projeções financeiras para avaliar o potencial de retorno sobre o investimento e verificar se o meio de hospedagem é uma opção viável do ponto de vista financeiro.

          • Localização: 

          Escolha uma localização estratégica, levando em conta a acessibilidade, a proximidade a pontos turísticos ou centros de negócios, e a infraestrutura da região.

          • Investimento inicial e custos operacionais: 

          Calcule o investimento inicial necessário para adquirir, construir ou reformar o empreendimento, bem como os custos operacionais, como folha de pagamento, manutenção e despesas administrativas.

          • Gestão e equipe:

          Avalie a estrutura organizacional necessária para operar o meio de hospedagem, incluindo a contratação de gerentes, recepcionistas, camareiras, entre outros, e verifique se você tem a capacidade de gerir esse tipo de equipe.

          • Regulamentação e licenciamento: 

          Verifique as regulamentações locais e os licenciamentos necessários para operar o meio de hospedagem, e certifique-se de que está em conformidade com todas as exigências legais.

          • Avalie o suporte e a segurança do investimento: 

          Considere a reputação da empresa ou marca do meio de hospedagem, o suporte oferecido aos investidores e a segurança do investimento a longo prazo.

          3 – A TECNOLOGIA É UMA ALIADA

          Compreender o universo dos meios de hospedagem é essencial para quem está pensando em investir nesse setor tão dinâmico e competitivo. No entanto, independente da escolha entre hotel, pousada, hostel ou outro tipo de acomodação, é fundamental iniciar o negócio com todas as tecnologias hoteleiras ativas. Essas ferramentas não apenas facilitam a gestão do empreendimento, mas também garantem uma experiência mais eficiente e satisfatória para os hóspedes.

          Entre as principais tecnologias hoteleiras indispensáveis estão:

          • Site: a presença online é crucial nos dias de hoje. Um site bem projetado e otimizado não apenas atrai potenciais clientes, mas também oferece informações importantes sobre o seu estabelecimento e serviços;
          • Motor de Reservas: essa ferramenta permite que os hóspedes façam reservas diretamente pelo seu site, aumentando as chances de conversão e reduzindo a dependência de intermediários;
          • Channel Manager: essencial para gerenciar a distribuição de quartos em diferentes canais de vendas online, como OTAs (Online Travel Agencies) e sites de reserva;
          • PMS (Property Management System): um sistema de gestão hoteleira completo, que auxilia na administração de reservas, check-in e check-out, gestão de quartos e outras operações do dia a dia;
          • Comparador de Tarifas: permite monitorar e ajustar os preços dos quartos de acordo com a demanda e a concorrência, garantindo uma política de preços competitiva;
          • Check-in Online: facilita o processo de chegada dos hóspedes, permitindo que preencham informações e documentos antecipadamente, agilizando o procedimento no momento do check-in;
          • Software de Pagamentos: garante transações seguras e eficientes, tanto para os hóspedes quanto para o estabelecimento, incluindo opções de pagamento online e presencial.

          Na Foco Tecnologia, oferecemos todas essas soluções integradas em um único software de gestão para hotéis e pousadas. Se você está pensando em abrir ou aprimorar seu negócio no ramo da hospitalidade, não hesite em solicitar uma consultoria gratuita conosco. Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar o sucesso em seu empreendimento.

          Queremos te ajudar no seu novo negócio
          Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




            4 – E AGORA? QUAL O PRÓXIMO PASSO?

            Agora que você já descobriu quais são os tipos de hospedagem, viu alguns dos motivos pelos quais os hóspedes costumam buscá-los e analisou dicas preciosas de como escolher o melhor deles, já está pronto para avançar ainda mais nesse caminho para o sonho de empreender no setor hoteleiro.

            Nós da FOCO podemos ajudá-lo nessa jornada, tornando-a mais tranquila e menos solitária! 

            Conte conosco, seja na obtenção de informações através do nosso blog e dos inúmeros serviços oferecidos, sobre os quais você pode saber mais entrando em contato com um de nossos atendentes ou clicando aqui

            Esperamos vocês para ajudá-los a tornar seu sonho real!

            Agende uma Consultoria Gratuita
            Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




              Deixe uma resposta:

              Seu endereço de e-mail não será publicado.

              Sliding Sidebar

              SIga-nos no Instagram

              Receba nossa Newsletter
              Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!