Hotel Pet Friendly: descubra as vantagens de ser um

Ser Hotel Pet Friendly é uma vantagem competitiva no mercado hoteleiro. Quem tem um bichinho de estimação se importa com o bem-estar de seu pet, sabe que eles sofrem ao ficar longe do dono. E se, antes, eles eram privados das viagens em família, agora, já é possível ver cães e gatos presentes no lobby de muitos hotéis.

O Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, segundo dados do IBGE: são 54,2 milhões de cachorros e 23,9 milhões de felinos. E, por esse motivo, cada vez mais surgem produtos e serviços específicos para esse público.

De acordo com a Forbes, somos o 2º país no mundo a investir e gastar no mercado de pets, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Esses indicadores mostram como o faturamento desse mercado é gigante no Brasil.

Ser um Hotel Pet Friendly significa que o seu meio de hospedagem aceita animais de estimação, que o seu estabelecimento possui estrutura especial para abrigá-los e que também oferece serviços focados nos pets.

Se você ainda não está na lista dos hotéis Pet Friendly da sua cidade, está perdendo negócio! No entanto, para abocanhar essa fatia do mercado, é preciso prezar pela qualidade. Os pets não são hóspedes comuns e seus donos são exigentes. Além disso, é preciso equilibrar as necessidades dos tutores de pets com as dos demais hóspedes.

Leia esse artigo até o final e descubra as vantagens de ser um Hotel Pet Friendly.

Como ser um Hotel Pet Friendly?

Pet Friendly, em tradução livre, significa “amigo dos animais” e trata-se de um selo que vem sendo bastante difundido para identificar estabelecimentos que se preocupam em receber bem os bichinhos de estimação. Não se trata apenas de ser tolerante ou permitir a entrada e saída deles, mas em proporcionar uma estrutura adequada, que favoreça a convivência entre homens e animais, de forma equilibrada e confortável para ambos.

Na hotelaria, não é diferente. Se você decidir por esse conceito, saiba que algumas adaptações são importantes para garantir o bem estar de todos. Primeiramente, você precisa criar uma política clara para a recepção destes hóspedes mais que especiais. Delimite quais os espaços que atenderão pets e aqueles que serão exclusivos para os demais hóspedes.

Isso é muito importante, pois há quem não goste dos bichinhos, há quem se incomode com o barulho, há quem tenha alergias, etc. Para que tanto os tutores e pets, quanto os demais hóspedes fiquem à vontade, sinalize adequadamente quais espaços são exclusivos ou mistos. 

Confira alguns pontos que também devem ser priorizados ao se tornar um estabelecimento Pet Friendly: 

  • Nos lugares comuns é preciso definir um espaço para que o pet possa fazer as necessidades, além de ser fundamental, ter pontos com saquinhos de lixo, panos de limpeza e produtos desinfetantes;
  • Também é importante disponibilizar alguns brinquedos para diversão dos bichinhos, além de prover tapetinhos e bebedouros para que eles possam descansar e repor as energias;
  • No quarto, é preciso que tenham recipientes para água e comida, além de um caminha para uma deliciosa soneca;
  • Outra recomendação é garantir que os quartos Pet Friendly tenham pisos fáceis de limpar;
  • Invista em comunicação visual, com placas de sinalização para informar as áreas em que o pet pode circular livremente;
  • Disponibilize uma piscina exclusiva para entrada dos pets. Os cachorros, por exemplo, gostam muito de água, mas nem todas as pessoas gostam de compartilhar da piscina com os bichinhos;
  • Crie uma política clara sobre a recepção dos animais, definido os pontos que são de responsabilidade dos donos e os que são do hotel;
  • Inclua, também, o porte do animal e a exigência quanto a apresentação da carteirinha de vacinação.

Lembre-se que nem todos os seus hóspedes estarão com bichinho de estimação, por isso, o mais importante é ter uma comunicação clara antes e durante toda a hospedagem.

4 vantagens em ser um Hotel Pet Friendly

1 – Aumento no número de diárias

Os animais ficam ansiosos quando seus donos não estão, mesmo quando ficam sob a responsabilidade de terceiros. Já os donos ficam preocupados sobre como seus bichinhos estão sendo  cuidados. Por isso, é comum que esse público opte por estadias mais curtas, quando não podem levar os pets para viajar com eles.

Com o serviço de pet friendly, o viajante poderá curtir com mais tranquilidade, desligando-se completamente de qualquer preocupação e, com isso, até aumentar o seu período de férias. 

2 – Atrair novos clientes

58,5% dos entrevistados na pesquisa da Opinion Box informaram que o fato de aceitar animais é importante para que eles decidam frequentar ou não um determinado local. Desses, 27,3% disseram já ter deixado de escolher por um determinado hotel ou pousada justamente por não hospedarem seu pet. Sendo assim, considerando o crescimento do setor, adotar o selo pet friendly é um grande diferencial na hora de atrair novos clientes.

3 – Melhorar a experiência do hóspede

Se viajar já é bom, quando acompanhado daquele amigo fiel fica ainda melhor. Poder compartilhar de bons momentos com seus bichinhos vai tornar a estadia do cliente ainda mais agradável, além de proporcionar uma excelente recordação.  

O seu negócio estará presente em memórias lindas do viajante o que pode, inclusive, ser um fator determinante para a fidelização.

4 – Gerar divulgação espontânea

Ninguém resiste ao charme dos pets e, por isso, geralmente, as fotos de animais de estimação são bem mais curtidas nas redes sociais do que as fotos de pessoas. Todo esse carinho e poder da internet representam mais alcance da publicação e consequentemente mais divulgação para o seu negócio.

Nesse momento, em que encontrar hospedagens com esse serviço não é tão comum, contar com as indicações é muito importante. Por isso, estimular o hóspede a compartilhar fotos na internet é um excelente meio para atrair mais clientes. Para isso, são usadas algumas estratégias, tais como, promoções do tipo “postou, ganhou” ou liberação do wi-fi mediante check-in na rede social.  

Este segmento tornou-se uma oportunidade de destaque no mercado, tendo em vista a crescente procura por turistas que querem levar consigo seus animais de estimação para as suas viagens. Mas, para que o mercado de hotelaria obtenha sucesso a partir deste segmento, se fazem necessários investimentos, especializações e adaptações para a oferta de serviços que possam atrair e atender à demanda desse público específico. 

O fato é que ao receber animais de estimação e atender adequadamente a esta necessidade do mercado consumidor, você com certeza pode lucrar mais!

Ainda tem dúvidas sobre hotéis Pet Friendly? Comente! Será um prazer para a nossa equipe, te ajudar!

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Curta nosso Facebook

Facebook Pagelike Widget
Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!