Trabalhar a produtividade dos colaboradores de um hotel ajuda a melhorar a experiência dos hóspedes

Gerência eficiente motiva seus funcionários a dar o melhor de si.

Não é à toa dizer que os consumidores de hoje estão mais exigentes no que tange à experiência do cliente no setor hoteleiro. Preocupados cada vez menos com o valor da diária, o alvo dos hóspedes atualmente é voltado para agilidade, atendimentos diferenciados e facilidade na hora de reservar um quarto, ou mesmo durante sua estadia no hotel.

A partir desse novo cenário, é seguro afirmar que uma boa relação entre os colaboradores de um hotel e seus clientes é fundamental para manter o nível de excelência exigido. Até porque a tarefa do gestor de hotelaria é de aprimorar a produtividade de seus colaboradores para gerar funcionários mais capacitados, mais dispostos e mais felizes, fato que afeta diretamente a qualidade do trabalho e, por consequência, influencia a experiência e relação do cliente com o hotel de forma positiva.

Em busca de uma experiência ainda mais integrada para o setor hoteleiro, escolhemos cinco dicas para trabalhar a produtividade dos colaboradores. Confira!

A comunicação é o começo e o fim de tudo

As falhas de comunicação entre as equipes estão entre os maiores motivos para a queda de produtividade dos funcionários em um hotel, assim como em qualquer outra empresa. Uma comunicação mal-direcionada pode gerar equívocos, retrabalho e conflitos internos – ações que podem ser evitadas com um diálogo claro sobre as atividades a serem executadas. Um briefing, uma reunião ou mesmo uma conversa objetiva tende a aumentar a eficiência dos colaboradores, além de deixar a relação entre funcionários e gestores mais próxima.

Nada funciona sem a devida capacitação

Investir em treinamento técnico é sempre um tiro certeiro. Disponibilizar cursos profissionalizantes com frequência é uma maneira de deixar os colaboradores sempre atualizados e motivados em relação à sua área de atuação, tornando-os mais eficientes e motivados em suas funções.

É preciso ter transparência

Ser claro e transparente com seus funcionários é uma prática que deve ser adotada, tanto em épocas de ascensão, quanto em tempos turbulentos, principalmente quando há uma evidente crise financeira. Garantir um bom estado das finanças do hotel é essencial para que tudo funcione adequadamente. Por isso, contratar um empréstimo pessoal ou empresarial pode ser uma boa saída. E, quando isso ocorre, é necessário que os colaboradores estejam a par da situação; afinal, se o ambiente é acolhedor e o funcionário se sente em casa, ele irá se esforçar para manter os colegas e o ambiente em pé e funcionando.

Saiba como distribuir responsabilidades

Confiar na experiência e no tato dos colaboradores para lidar com as mais diversas situações pode revelar o melhor que cada membro do time tem a oferecer. Uma equipe de funcionários com confiança em seus gestores realiza suas tarefas com mais eficiência e motivação em todos os casos, até mesmo fora do setor hoteleiro.

Contratar um PMS Hoteleiro

Os softwares hoteleiros são os responsáveis por facilitarem (e muito!) o trabalho de gestão dos donos ou gerentes de hotéis e pousadas. Coordenar equipes, saber a taxa de ocupação de quartos para oferecer as vagas corretamente aos seus hóspedes, manter os quartos limpos e ter uma gestão financeira controlada, são parte das atividades diárias do gerenciamento dos meios de hospedagem.  E realizá-las pode ser muito mais fácil com um PMS para hotéis.

A Foco Tecnologia e Marketing tem a solução customizada sob medida para atender a necessidade de cada cliente, independente do porte do meio de hospedagem. Tenha todos os sistemas hoteleiros integrados em um único software, trazendo mais praticidade, eficiência e economia para o seu negócio.

São tecnologias como: motor de reservas, gestor de canais, software de pagamento (Foco Pay), gestão hoteleira e muitos outros sistemas que, além de aumentarem a produtividade dos seus colaboradores, irão te ajudar a fidelizar seus preciosos hóspedes.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria gratuita. 

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Por Giovanna Scarparo

    Estagiária em Link Builder – Agência Conversion

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!