Rate Shopper para hotel: monitore a concorrência e se torne mais competitivo

Rate Shopper para hotel

Amigo hoteleiro, hoje vamos conversar sobre o Rate Shopper para hotel e pousada, uma ferramenta desenvolvida para que você tenha acesso a informações atualizadas dos preços e restrições praticados pela concorrência, o que irá facilitar toda manobra de precificação da sua propriedade para que você tenha sempre valores competitivos em seu motor de reservas e gestor de canais.

Ter uma estratégia de precificação alinhada à realidade do mercado e baseada em parâmetros bem definidos. Essa é uma tarefa nada simples quando donos de hotéis e pousadas não contam com o apoio de ferramentas de gestão, o que pode levar a uma precificação fora da realidade, distante do preço médio praticado pela concorrência. 

A falta de competitividade de preços praticados na hotelaria, sobretudo nos tempos de hoje, tem como consequência a queda de vendas e prejuízo acumulado. 

O que é e quais são as vantagens do Rate Shopper para hotel

O Rate Shopper funciona como uma espécie de “pescador de preços da concorrência”.  

Com a nova era tecnológica, os hóspedes têm fácil acesso aos preços praticados pelos meios de hospedagem.

A grande verdade é que as novas tecnologias empoderaram os consumidores tornando mais fácil a tarefa de pesquisar preços ou qualquer diferencial competitivo na internet. Por esse motivo, é necessário que o seu hotel figure como uma ótima opção de custo x benefício para hóspedes que pesquisam por preço de acomodação em seu destino. 

Já posso imaginar a pergunta que você se faz nesse exato momento em que lê esse texto: Como eu vou saber os preços praticados e fazer um comparativo com a minha concorrência de maneira rápida e prática? 

Com o Rate Shopper, o seu hotel  conta com uma poderosa ferramenta para maximizar o lucro e aumentar a sua taxa de ocupação. Tudo isso porque você poderá tomar decisões de flutuação de tarifas com base nos preços atualizados dos seus concorrentes, dessa forma você não irá ficar para trás e sempre poderá saber se a tarifa que cobra está na média do que é praticado por outras propriedades do seu segmento.

Bem, agora que você já sabe o que é a grande vantagem do Rate Shopper e quanto ele é importante para a estratégia de precificação do seu hotel, vamos elencar alguns pontos a serem considerados na contratação dessa tecnologia. 

Isca para captura de lead: Quer saber como contar com Rate Shopper gratuitamente? Preencha o formulário e solicite consultoria gratuita!

Analisar a concorrência é prática antiga e comum em todos os mercados

Pensando em se destacar em seus mercados, empresas dos mais diversos segmentos analisam e até mesmo incorporam boas práticas dos seus concorrentes. É o que chamamos de Benchmarking. 

É muito provável que, mesmo desconhecendo o termo, você já pratique, seja olhando as redes sociais do seu concorrente, o site ou até mesmo  avaliação dele na internet. 

De fato, estar atento aos empreendimentos que estão no seu destino é fundamental para aproximar e se manter competitivo no mercado hoteleiro. Por esse motivo, foram criadas soluções para otimizar e entregar, de uma maneira mais sistematizada, um  estudo sobre a concorrência. O rate shopper é uma ferramenta que pode levar o estudo do mercado em que você está inserido para outro nível. 

Vamos conferir alguns recursos incríveis disponíveis nessa ferramenta!

Recursos para você tirar o máximo proveito do Rate Shopper

  • Relatórios simples para rápida tomada de decisão: 

Para que uma  ferramenta de Rate Shopper possa realmente ser útil ela precisa ser de fácil interpretação permitindo  que donos e gestores de hotéis e pousadas possam agir rapidamente em alguma mudança de cenário.  

Ferramentas que exibam dashboards variados acompanhado a evolução dos preços dos seus principais concorrentes em gráfico de fácil interpretação é interessante para que você possa acompanhar tarifas praticadas por  outras propriedades ao longo do mês e flutuar as suas, caso seja necessário. 

Valem dois modelos de gráficos aqui.

  •  Escolha você mesmo os concorrentes a serem monitorados

Muitas ferramentas de monitoramento de concorrência de hotéis permitem que o hoteleiro escolha os concorrentes a serem monitorados, de acordo com o perfil de acomodação e diferenciais oferecidos.  

Escolhendo os seus principais concorrentes você pode fazer um acompanhamento mais sistematizado a fim de desenvolver estratégias competitivas para não perder vendas! 

  • Tenha acesso às tarifas mais baratas dos hotéis concorrentes

Não perca vendas! Descubra qual o valor das tarifas mais baratas do seus concorrentes e flutue seus preços com ofertas mais competitivas aumentando a sua taxa de ocupação.  

  • Descubra as tarifas cobradas por todas as categorias de apartamento

Além de entregar relatórios com o preço mais barato do seu concorrente, as ferramentas de análise de concorrência mais eficientes também trazem as tarifas de outros padrões de acomodação, o que ajuda o hoteleiro a classificar e precificar outras categorias de apartamento. 

  • Conte com informações atualizadas diariamente

A atualização diária das tarifas da concorrência é uma das grandes vantagens do Rate Shopper, dessa forma você pode acompanhar, de maneira atualizada e mais eficiente, toda a movimentação de flutuação de preços do seu concorrente dos próximos 30 dias.

  • Descubra regime de alimentação, taxas e restrições de seus concorrentes

Os Principais Rate Shopper para hotéis do mercado trazem, além das análises de preços, as informações de taxas adicionais cobradas pelos seus concorrentes, tarifas ,de acordo com o regime de hospedagem, e até mesmo as restrições de mínimo de noites exigida em reservas.

E então, viu só como o Rat Shopper para hotel pode te ajudar a aumentar as suas vendas? 

Agora vem a boa notícia: Essa ferramenta é oferecida gratuitamente para os clientes da  Foco Multimídia que utilizam o Gestor de Canais. Caso queira saber mais sobre análise de concorrência na hotelaria, converse com um dos nossos especialistas.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Jornalista e produtor de conteúdo especializado em tecnologia hoteleira

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!