Channel Manager: o que é e qual o melhor

Olá, hoteleiro! Tudo bem? Fique com a gente até o final deste artigo e descubra o que é o channel manager e qual o melhor para o seu hotel ou pousada.

Utilizar a tecnologia para otimizar a gestão de hotéis é um movimento estratégico que está sendo realizado amplamente no mercado. E o channel manager é uma ferramenta essencial para otimizar o seu negócio e torná-lo mais lucrativo, funcionando como um grande aliado dos gestores hoteleiros.

A gestão de canais através de um channel manager é necessária para que as suas acomodações estejam sempre disponíveis para os seus potenciais hóspedes, afinal de contas, ele não tem como reservar o que não pode ser encontrado. Por isso, é fundamental que o seu negócio tenha uma distribuição eficaz, com acomodações 100% disponíveis e no maior número de canais de vendas.

Quando as propriedades gerenciam manualmente sua distribuição em mais de um canal, elas precisam atualizar minuciosamente os calendários de disponibilidade e acompanhar as reservas e disponibilidade várias vezes ao dia. Quando essa distribuição não é feita em tempo real, aumenta o risco de erros. Os mais comuns incluem overbookings, erros de detalhes de reservas, perda de reservas/receitas (por exemplo, disponibilidade aberta foi fechada por engano) e até mesmo falha na migração de informações do canal de vendas para  PMS hoteleiro.

Embora você possa se conectar a vários sites e gerenciar seu inventário por conta própria, manter as tarifas e a disponibilidade de sua propriedade em todos os seus canais de divulgação on-line leva muito tempo e o torna propenso a overbookings e outros erros dispendiosos, como já mencionado anteriormente.

A tecnologia especializada para gerenciar a distribuição on-line das suas acomodações está disponível a um custo acessível até mesmo para os menores albergues, hotéis boutique, pequenas pousadas ou aluguéis de temporada. Continue essa leitura com a gente e descubra o que é e qual o melhor channel manager para o seu negócio!

O que é um Channel Manager?

Channel Manager: o que é e qual o melhor

Também conhecido como gestor de canais, o channel manager  é um software de gestão hoteleira desenvolvido para que você possa automatizar a distribuição da disponibilidade do seu hotel ou pousada nos diversos tipos de canais de vendas, a exemplo de OTA’s, operadoras, GDS, empresas e o motor de reservas do seu site. Ou seja, o channel manager permite que o hoteleiro gerencie as tarifas e disponibilidades das reservas, anunciadas em diferentes canais de venda, centralizando tudo em um só lugar.

O ideal é escolher um gestor de canais integrado ao seu software de gestão hoteleira, dessa maneira, o channel manager atualiza o sistema automaticamente sempre que uma reserva é efetuada em qualquer um dos canais de vendas, seja OTA’s (Booking.com, Decolar, Expedia, Airbnb e outras), operadoras e os metabuscadores, permitindo que você receba as informações em seu PMS em poucos segundos.

Channel Manager: O que é e qual o melhor

Quem precisa da tecnologia de um Channel Manager?

O uso do channel manager é imprescindível para hoteleiros, imobiliárias e outros empresários que querem aumentar as suas chances de conversão, anunciando suas acomodações em mais de um canal online de vendas. Quando você escolhe o melhor sistema para o seu negócio, o channel manager te ajuda a aumentar as suas reservas e a gerar mais receita para sua propriedade.

Quando o meio de hospedagem não trabalha com um gestor de canais, organizar as reservas e atualizar os canais de vendas do estabelecimento com a disponibilidade de quartos a cada nova reserva fechada, demanda um desperdício de tempo enorme, que poderia ser empregado em outras atividades para o melhor gerenciamento do seu negócio. E é nesse contexto que o channel manager se torna essencial para o seu meio de hospedagem.

Além da preocupação com o atendimento e a satisfação dos seus preciosos hóspedes, é preciso gerenciar reservas, organizar check-ins e check-outs, lidar com imprevistos e situações que surgem quando você menos espera. Com a tecnologia adequada e o gestor de canais apropriado, você garante um aumento significativo de produtividade do seu time.

Vantagens do Channel Manager

A tecnologia continua a mudar para melhor a maneira como as empresas de hospitalidade trabalham. E os sistemas de gerenciamento de canais, especificamente, ajudam os gerentes e a equipe a economizarem tempo e dores de cabeça em tarefas monótonas, ao tempo em que melhoram as métricas operacionais reduzindo erros e reservas em excesso. 

Com um channel manager evita-se erros. A atualização pode ser feita de uma única vez para todos os canais e de forma centralizada, eliminando os riscos de deixar algum canal sem informação.

Confira agora algumas vantagens do Channel Manager:

1 – Centralização

Com o channel manager você centraliza todas as suas reservas em um único software de gestão, gerindo o setor de reservas de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, facilitando muito a organização do seu dia a dia.

Com essas informações centralizadas, você pode manter em um único calendário para alimentar tarifas, disponibilidade e restrições em todos os canais on-line de vendas da sua propriedade, além de poder comparar, de forma simplificada, a produtividade de reservas de cada canal conectado.

2 – Gerenciamento Instantâneo

Com um channel manager, há um único portal para todas as atividades de gestão de canais de distribuição. Você consegue configurar as dependências de tarifas, por acomodação em percentual, facilitando o lançamento do seu tarifário, atualizando sua disponibilidade e enviando mudanças, para todos os lugares de uma vez.

Dessa forma, você reduz o tempo dispensado para gerenciar a disponibilidade de quartos em cada canal de venda, gerencia seu tarifário e restrições, distribuindo para todos os canais de venda de forma automática, garantindo opcionalmente a paridade tarifária, pois é possivel configurar um markup para cada canal cadastrado,ou seja, um unico lançamento de tarifas e preços diferentes nos diversos canais. Isso reduz o risco de overbooking enquanto dá aos clientes a confiança de reservar através de seu canal preferido. Quando os hóspedes veem tarifas consistentes, eles ficam mais confortáveis de realizar a reserva no canal escolhido.

Com essa sincronização automática você diminui drasticamente a possibilidade de ter overbooking.

3 – Venda em todos os canais conectados 24h por dia

O principal motivo para se usar um channel manager é a conversão de vendas. E com a possibilidade de conectar o seu hotel ou pousada a mais de 500 canais diferentes, você terá a possibilidade de vender 24 horas por dia, enquanto houver disponibilidade, trabalhando com um inventário centralizado.

Menos overbookings significam menos custos relacionados, tanto para a reputação do estabelecimento hoteleiro com avaliações negativas como para pagar por uma outra acomodação para o hóspede.

E os melhores channel managers da hotelaria colocam seu hotel ou pousada bem na cara dos hóspedes. Ao gerenciar canais de distribuição hoteleira manualmente, é impossível estar em todos os portais que deseja.

Um channel manager oferece novas oportunidades de exposição, o que aumentará sua ocupação e permitirá maior controle sobre suas tarifas.

Channel Manager e PMS Hoteleiro

O channel manager, como mencionado anteriormente, é uma ferramenta que integra as reservas e os calendários dos canais de vendas, como motor de reservas. Já o PMS é uma ferramenta de organização interna do hotel. É um sistema de gerenciamento e controle de hotéis e pousadas desenvolvido com o objetivo de auxiliar o gerente do hotel, o setor de reservas, a camareira, a recepção e outros setores na gestão de suas atividades, como check-in, check-out, limpeza de quartos, fechamento de contas e diversas outras atividades, trazendo mais produtividade para a equipe e uma melhor experiência para o hóspede.

Com um software de gestão hoteleira, você terá total controle de todas as reservas e dados importantes de seus hóspedes, sem preocupação, pois backups periódicos de todas as informações irão garantir a segurança do seu hotel. Em resumo: a gestão interna do hotel é o PMS e a gestão de venda é o channel manager. 

Com um sistema para hotel ou pousada, você terá todas as ferramentas necessárias para gerenciar o seu empreendimento, aumentando a produtividade da sua equipe e a sua lucratividade. O PMS hoteleiro é um sistema para hotel que desempenha um papel primordial na gestão, mas para que ele tenha total eficiência precisa funcionar conectado a um gestor de canais. 

Isso porque a integração entre as duas ferramentas vai permitir que o seu PMS, que contém todas as informações de disponibilidade e reservas, transmita e receba esses dados para o gestor de canais, que irá compartilhar essas informações com o maior número de canais de vendas online possível. 

Todo esse processo é feito de maneira automatizada, em segundos, diminuindo significativamente os riscos de overbooking, já que toda a sua disponibilidade será unificada e gerida pelo PMS, permitindo que novas reservas geradas em qualquer um dos canais de vendas cheguem diretamente ao seu sistema de gestão hoteleira.

Dessa forma, seu hotel, pousada ou apartamento aproveita todos os canais de reservas e não irá perder nenhum futuro hóspede, pois mesmo se houver apenas um apartamento disponível o mesmo estará na vitrine de todos os canais conectados. Outra grande vantagem é que os cancelamentos e reagendamentos também são atualizados automaticamente em seu sistema hoteleiro.

Com isso, nós estamos falando não só em ganho de eficiência e economia de tempo, mas também de lucratividade, já que o gestor de canais irá colocar as acomodações disponíveis do seu hotel em canais como Booking.com, Decolar, Expedia, Airbnb e centenas de outros!

Vantagens de integrar o PMS Hoteleiro com o Channel Manager

Quando não há integração do channel manager com o PMS do seu hotel você terá que inserir suas reservas vindas dos canais online manualmente, bem como controlar as disponibilidades, também, manualmente no seu gestor de canais. Ele não terá sincronização com seu mapa de reservas.

Após efetivar a integração do gestor de canais com seu sistema hoteleiro, e cadastrar corretamente as acomodações e tarifas nas OTA’s de sua preferência, o channel manager funcionará como um centralizador de informações. Ou seja, quando o cliente efetua uma reserva no canal de venda (Booking, Decolar, Airbnb, por exemplo), o gestor de canais irá captar esta informação e lançar a reserva diretamente no mapa de reservas do seu sistema pms.

É função do gestor, também, atualizar de forma automática essa disponibilidade nos demais canais que você anunciou, mandando uma informação de que esta acomodação não está mais disponível para venda.

Outra forma do channel manager centralizar as informações de reserva do seu hotel, quando integrado ao seu pms, é quando você efetua uma venda direta ou venda balcão, e você mesmo lança a reserva no mapa de reserva. O gestor irá captar a informação igualmente e ajustará a disponibilidade, tirando o quarto do ar nos canais que estavam sendo anunciados.

Parece complexo, mas na prática, tudo funciona de forma automática, e você não precisa se preocupar com nada. Depois de feita a integração com seu PMS, o sistema funciona quase que por conta própria. 

Como integrar o Channel Manager ao PMS do seu hotel ou pousada

Um bom software de gestão hoteleira possui uma API (Interface de programação de aplicações), que é um conjunto de rotinas e padrões pré determinados que possibilitam o envio e recebimento de dados entre sistemas. Portanto podemos falar que o seu PMS, gestor de canais e motor de reservas precisam de uma conexão via API para se comunicarem, possibilitando assim o envio e recebimento de reservas, alterações e cancelamentos. Podemos ainda falar que alguns PMS’s também transmitem, via API, informações de disponibilidade e tarifas.

Sendo assim, a ideia da integração não é só a otimização das atividades, mas, também,  tornar a experiência do hóspede perfeita. Por isso, mostra-se necessário que os responsáveis pelo estabelecimento busquem soluções em um sistema de gestão conectado para aprimorar os seus serviços.

Como escolher o melhor Channel Manager

Agora que você já sabe o que é, nós vamos te ajudar a saber qual o melhor channel manager para o seu negócio, mostrando o que deve ser levado em conta no momento da contratação desse importante software.

O melhor channel manager é aquele que irá se adequar às necessidades específicas da sua propriedade e, por isso, você deve levar em consideração os seguintes aspectos:

1 – Custo-benefício

Em primeiro lugar, avalie o orçamento disponível para que a tecnologia que você irá utilizar traga um retorno atrativo sobre o investimento que você fez. Nem sempre a solução mais barata será a melhor para o seu negócio. É preciso avaliar todos os benefícios oferecidos e considerar os custos envolvidos na implementação, operação e manutenção.

Um channel manager pode ser cobrado por um valor fixo, sem custo adicional por reserva ou pode ser cobrado um percentual sobre as reservas. No momento de decidir por uma solução específica, o mais indicado é verificar o que é oferecido, comparar com as demais e a partir daí tomar a decisão final.

2 – Integração com PMS

Como você acompanhou anteriormente, ficou clara a importância de um gestor de canais integrado diretamente com o PMS hoteleiro. E esse é, sem dúvidas, mais um ponto a ser levado em conta. Seu channel manager irá se conectar diretamente com seu Sistema de Gestão Hoteleira, agindo como um maestro em tempo real dos dados de tarifas e disponibilidade entre seu PMS e os portais de reservas hoteleiras com os quais você trabalha. Cada nova reserva chega diretamente ao PMS, sem nenhuma intervenção manual.

É importante, também, que o seu channel manager esteja conectado ao motor de reservas diretas do site do hotel. Dessa forma, todos os seus sistemas de gerenciamento de hospitalidade estarão sincronizados e você poderá fazer login em um único sistema para gerenciar todos eles, economizando horas de trabalho e evitando erros manuais.

3 – Garanta que o channel manager esteja conectado a um bom número de canais de distribuição online

O channel manager deve estar conectado aos seus canais existentes, assim como outros canais que ainda não tenha utilizado. O objetivo é tornar seu inventário disponível para todos os públicos, através das principais OTA’s, metabuscas e também OTA’s de nicho. Se você pode testar novos canais de distribuição com facilidade de ativação e baixo investimento de tempo, por que não fazê-lo? Leve esse aspecto em consideração quando for escolher o seu gestor de canais. 

Conheça as vantagens de contratar uma empresa especializada em tecnologia hoteleira

Investir em tecnologia é um momento chave para alavancar o seu negócio. E contratar um channel manager é a oportunidade de virar essa chave e abrir novas oportunidades de crescimento para o seu meio de hospedagem. Ao fazer isso com uma empresa especializada em soluções hoteleiras o risco de erro é praticamente nulo, porque ela irá identificar o sistema de gestão utilizado por você  e indicar um software que se integre a ele, ou até mesmo oferecer um combo de tecnologia com ambos.

A Foco Tecnologia e Marketing possui todos os sistemas hoteleiros integrados em um único software para hotéis e pousadas, trazendo mais praticidade, eficiência e economia para aumentar as suas reservas e otimizar sua gestão. E o Channel Manager da Foco é o mais premiado do Brasil!

Confira alguns dos nossos recursos:

  • Relatórios de canais: compare de forma simplificada a produtividade de reservas de cada canal conectado;
  • Único calendário: em um único calendário, é possível alimentar tarifas, disponibilidade e restrições em mais de 500 canais;
  • Integração com PMS: vários PMS’s conectados para que as reservas, cancelamentos, alterações e disponibilidade sejam gerenciados pelo seu sistema de gestão hoteleira;
  • Markup do tarifário por canal: um único lançamento de tarifário e preços diferentes nos diversos canais de vendas;
  • Aplicativo mobile: gerencie, a qualquer momento, as tarifas, restrições e disponibilidade do seu hotel pelo nosso aplicativo;
  • Dependências: configure as dependências de tarifas, por acomodação e pax, em percentual, facilitando o lançamento do seu tarifário.

E uma das grandes vantagens do hoteleiro que adquire o Channel Manager da Foco é que oferecemos a ferramenta Rate Shopper de forma gratuita pra eles!

Com o Rate Shopper, o seu meio de hospedagem conta com uma poderosa ferramenta para maximizar o lucro e aumentar a sua taxa de ocupação. Isso porque ele funciona como uma espécie de “pescador de preços e disponibilidade da concorrência”.

Dessa forma, você poderá tomar decisões de flutuação de tarifas com base nos preços e ocupação dos seus concorrentes, e sempre poderá saber se a tarifa que cobra está na média do que é praticado por outras propriedades do seu mercado.

Com o Rate Shopper da Foco você pode:

  • Cadastrar até 10 hotéis concorrentes e acompanhar a flutuação tarifária dos próximos 30 dias;
  • Acessar informações de avaliações, regime de alimentação e restrições dos seus concorrentes;
  • Ter acesso a dashboards que informam toda vez que o seu hotel está com uma tarifa mais cara do que os seus concorrentes monitorados;
  • Consultar dados para tomar decisões com facilidade e rapidez, do computador ou celular, através do nosso aplicativo mobile.

Então, hoteleiro, gostou do nosso conteúdo? Se você está procurando um software para centralizar todas as suas reservas, com o gerenciamento instantâneo de tarifas, disponibilidade e restrições, conectando o seu hotel ou pousada a mais de 500 canais, entre eles a Booking, Decolar, Expedia, Operadoras, etc, não perca tempo. Otimize agora mesmo o trabalho da sua equipe, evite o overbooking, conhecendo o melhor gestor de canais do Brasil. Agende uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Curta nosso Facebook

    Facebook Pagelike Widget
    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!