OTA’s: o que são e qual a sua importância para hotelaria?

Olá, amigo hoteleiro. Fique conosco até o final desse artigo e veja como as OTA’s podem aumentar as suas reservas!

Você sabe que competir com as Online Travel Agency (OTA’s) ou mesmo deixar de trabalhar com elas, é algo impraticável para o mercado de turismo e hotelaria, não é mesmo? E, por esse motivo, é preciso aprender a trabalhar com elas, a fim de gerar mais oportunidades de vendas e potencializar os lucros do seu meio de hospedagem.

É extremamente importante ampliar os canais de distribuição do seu hotel, hostel ou pousada, e nesse contexto, não podemos deixar de reforçar a importância das OTA’s. Esses canais, já há algum tempo, caíram no gosto dos viajantes que passaram cultivar o hábito de reservar nos sites dessas agências online. No Brasil podemos citar uma presença ativa de canais de vendas online como o Booking.com, Decolar.com, Expedia, Hotel.com, Airbnb, Agoda.com, HRS, Bestday e muitas outras.

O que são OTA’s?

OTA é a abreviação de Online Travel Agency, em português: agências de viagem online.

Este setor contempla canais de vendas online, que cuidam de todo o processo de pacotes de viagens, passagens, roteiros e hospedagens, possibilitando que o cliente monte sua própria compra, de acordos com suas vontades e necessidades.

Por serem eficientes e práticas, as OTA’s atendem muitos viajantes que buscam otimizar o tempo ao escolher os detalhes da sua viagem. Isso faz com que os meios de hospedagem que estejam por lá, ganhem mais visibilidade perante estes usuários, já que eles têm a facilidade de optar pelo hotel que mais se identificam em questão de serviços, localização e atendimento. O que já torna a experiência do futuro hóspede mais prática e simplificada.

Quer ampliar a distribição de tarifas do seu hotel?
Preencha o formulário abaixo e garanta uma consultoria gratuita!




    Vantagens

    Diversos fatores justificam a fama desses canais de reservas online. Maior oferta de propriedades cadastradas, praticidade de reserva pelo aplicativo,  fidelização de seus clientes com promoções e programas de fidelidade, reviews online, facilidade de pagamento e parcelamento, comparação de preços,  e muitos outros. 

    Esses são apenas alguns dos fatores que justificam a necessidade de o seu hotel marcar presença nesses canais para ser alcançado por hóspedes que buscam por acomodações no seu destino. 

    Outro fator a ser destacado é a grande visibilidade que esses canais têm no ambiente online. A Booking.com, por exemplo, maior OTA‘s do mercado brasileiro, investe alto em marketing de busca e é quase sempre a primeira a aparecer para um usuário que pesquisa por hospedagem em qualquer buscador. 

    Daí a necessidade imperiosa de o seu empreendimento estar nessa OTA‘s. Por ser um canal muito acessado, ele será decisivo para o aumento das vendas do seu hotel, seja em reservas com check-in imediato ou até mesmo realizadas com uma ano de antecedência. O que já estamos percebendo é que, nesse momento, muitos hóspedes estão preferindo programar viagens com antecedência.

    OTA's

    Como gerenciar as OTA’s?

    Bem, acredito que o que dissemos até aqui já deve ter alertado você para a importância da distribuição hoteleira e como ela será fundamental para que seu hotel esteja em diversos canais, aumento assim as suas reservas.

    Agora que você já sabe como as OTA’s podem aumentar as suas reservas, precisamos também falar sobre como você pode simplificar a gestão de múltiplos canais de vendas.

    Você, amigo hoteleiro, deve saber o quanto é difícil atualizar tarifas, disponibilidades e restrições em diversos canais, não é mesmo?

    Acessar cada um dos sistemas de OTA’s, operadoras de turismo e GDS é um trabalho em demasia que muitas vezes leva a erros e problemas difíceis de administrar, como é o caso do overbooking. 

    Por isso, você que já pensa em ampliar a distribuição do seu hotel, deve aproveitar a praticidade que o Gestor de Canais (Channel Maneger) irá te oferecer. Essa tecnologia irá permitir que você faça o gerenciamento dos canais de forma simultânea, a partir de uma única extranet, até mesmo do celular. Dessa forma, você poderá simplificar a gestão de tarifas, disponibilidade, reservas e restrições,  ganhando tempo e praticidade e ainda turbinando as suas reservas.

    Bem, agora que você já sabe da importância da distribuição hoteleira e como um bom gestor de canais irá te ajudar a simplificar a gestão de todos os canais é hora de garantir a presença do seu hotel nos diversos canais online e conhecer mais sobre o gestor de canais brasileiro com certificação de excelência PREMIER 2020 e 2021 do Booking.com

    Fale com o time da Foco e maximize a taxa de ocupação do seu meio de hospedagem!

    Garanta agora mesmo uma consultoria gratuita!
    Basta preencher o formulário abaixo. Não perca tempo!




      Jornalista e produtora de conteúdo há 14 anos.

      Deixe uma resposta:

      Seu endereço de e-mail não será publicado.

      Sliding Sidebar

      SIga-nos no Instagram

      Receba nossa Newsletter
      Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!