Como atrair hóspedes utilizando o destino da sua pousada 

Você tem dificuldade para utilizar a localização do seu meio de hospedagem nas estratégias de como atrair hóspedes?

Muitas vezes, isso acontece quando o hoteleiro não consegue compreender o perfil dos viajantes ou a sua região não atende preferências convencionais como os roteiros paradisíacos, festivos, entre outros atrativos. 

Pode parecer que não tem saída para aumentar sua receita, mas a gente pode te ajudar!

Com isso, queremos te dizer que existem formas de chamar atenção da clientela, adotando algumas práticas e isso inclui aproveitar as belas paisagens e a cultura que as cidades brasileiras têm, naturalmente, em todo o país. 

Tudo isso, aliado à inclusão de soluções digitais, facilmente encontradas no mercado hoteleiro, te auxiliam a aumentar o alcance e, consequentemente, o interesse de viajantes do mundo inteiro. 

Leia este texto até o final e confira algumas práticas sobre como atrair hóspedes para o seu hostel, hotel, pousada ou meio de hospedagem, utilizando a sua localização. 

Escolha a que faça mais sentido para o seu negócio e impulsione as suas reservas! 

Vem com a gente! 

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Seja encontrado online em poucos cliques

    Ser visto é fundamental e, mais recentemente, a presença online é parte obrigatória para qualquer negócio chegar onde seu público está. No entanto, saiba que não é qualquer presença que engaja seu cliente ideal.

    É extremamente necessário que a produção de conteúdo seja relevante para colocar em prática sua estratégia de como atrair hóspedes.

    Antes de mais nada, praticar a constância de publicações nas suas redes sociais, manter um site responsivo e fácil de manusear, são os primeiros passos.

    Outros pontos importantes que devem ser avaliados são: postar fotos de qualidade nas OTA’s, fazer possíveis investimentos em anúncios e parcerias com influenciadores, para converter reservas e aumentar sua receita.

    Parece muita coisa, não é mesmo? Mas trouxemos dicas interessantes que certamente vão ajudar você a atrair mais hóspedes.

    Continue a leitura e entenda a importância de se posicionar em cada um dos canais citados acima e atrair clientes utilizando o destino da sua pousada como chamariz.

    A importância do Google Meu Negócio

    Nesse cenário, o Google Meu Negócio figura como uma ferramenta indispensável para pousadas que buscam destacar seu destino único e atrair mais hóspedes. Ao criar e otimizar um perfil no Google Meu Negócio, os meios de hospedagem podem fornecer informações cruciais sobre sua localização, serviços e atrações ao redor.

    Isso não apenas melhora a visibilidade online do negócio, mas também permite que potenciais hóspedes obtenham uma visão abrangente do destino antes mesmo de fazerem a reserva.

    A possibilidade de incluir fotos atraentes da pousada e da região circundante no perfil contribui para despertar o interesse visual, enquanto avaliações e comentários de hóspedes anteriores fortalecem a reputação e confiança, elementos essenciais na decisão de escolha de acomodação.

    Além disso, o Google Meu Negócio oferece uma plataforma dinâmica para promover eventos especiais, promoções sazonais e atividades exclusivas oferecidas pela pousada em sintonia com o destino. Isso cria uma narrativa envolvente em torno da experiência única que os hóspedes podem esperar ao escolher a acomodação.

    Essa incrível ferramenta do Google permite atualizações regulares, mantendo os potenciais hóspedes informados sobre eventos locais, novas amenidades ou ofertas exclusivas.

    Ao capitalizar essa plataforma de forma estratégica, as pousadas podem transformar o Google Meu Negócio em uma ferramenta poderosa para construir uma identidade forte e atrativa, conectando-se de maneira significativa com seu público-alvo e influenciando positivamente a decisão de reserva.

    Use seu site como motor de reservas 

    Se no Brasil, 62% das pessoas que têm acesso à internet navegam pelo celular, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), é fundamental ter um site que responda tanto no computador quanto no mobile.

    Em outras palavras, a responsividade do site significa que todas as páginas vão se adaptar a qualquer dispositivo, como smartphones, tablets, notebooks e computadores.

    E as vantagens para sua pousada estão na capacidade de acompanhar o comportamento do seu consumidor e conseguir simplificar a experiência de compra do seu cliente. 

    Ainda mais quando entrega ao viajante a praticidade de conseguir reservar um hotel através de um dispositivo na palma da mão. 

    Associado a melhora na navegabilidade, o seu site pode ser uma ferramenta ainda mais valiosa para conversão de vendas, com a adoção de um motor de reservas, recurso que consiste em transformar visitas no site em hóspedes.

    Assim, você vai automatizar o processo de venda direta, livre de comissões, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana e tornar o seu site um dos canais de reservas mais rentáveis do seu meio de hospedagem.

    Muito legal, não é? Conheça mais vantagens do motor de reservas para hotéis e pousadas e descubra como aumentar as vendas diretas agora. 

    A integração nativa entre o site da pousada e o motor de reservas desempenha um papel fundamental na otimização da experiência do usuário e na maximização das oportunidades de reserva. Permitir a apresentação de pacotes diretamente na página inicial oferece aos potenciais hóspedes uma visão imediata das ofertas especiais disponíveis, incentivando uma exploração mais profunda do site.

    Ao proporcionar ambientes dedicados tanto para o consumidor final (B2C) quanto para parceiros comerciais (B2B), a pousada pode atingir diferentes públicos de maneira personalizada. Isso não apenas aumenta a versatilidade do site, mas também facilita a navegação e a busca por informações relevantes, resultando em uma experiência mais eficiente para atrair mais hóspedes.

    Aproveite as OTA’s como vitrine para seu negócio

    O que você coloca na vitrine? Seus melhores produtos, claro!

    Portanto, é isso que precisa pensar quando for criar ou atualizar o perfil da sua pousada nas OTA’s ou Online Travel Agency. Saiba aqui o que significa!  

    Além das melhores fotos das acomodações da sua pousada, inclua imagens de pontos mais visitados, opções do comércio, restaurantes e culinária, opções que considere um diferencial da região, como também uma boa descrição dos seus serviços. 

    Depois do primeiro passo para criar uma boa imagem nessa grande vitrine, que são as OTA’s, conte com as avaliações. Conte com as impressões que os seus hóspedes tiveram da temporada que ficou hospedado para estabelecer a imagem da empresa.

    Essa opção de ferramenta pode significar utilizar artilharia pesada para aumentar as reservas do seu hotel, ajudar o setor de vendas e, melhor ainda, garantir um fluxo constante de reservas.

    No entanto, saiba que adotar essa opção envolve taxas e a gestão constante das avaliações dos clientes para se manter em crescimento e se manter no ranking em posições competitivas.

    Agende uma Consultoria Gratuita
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      Como atrair hóspedes com as redes sociais? 

      Facebook, YouTube, Whatsapp, Instagram, TikTok e muitas outras, que só de enumerá-las a gente já pensa como conseguirá gerir tanta rede social.

      Não será a que mais gosta ou está presente em todas elas.

      Portanto, precisamos destacar que o mais importante para começar ou investir esforços nas redes sociais como canal de vendas e nas estratégias de como atrair clientes você deve descobrir a que seu público alvo se identifica.

      Por exemplo, você cria conteúdo para o Instagram, mas o grupo de pessoas que mais se hospedam no seu hotel está no Facebook e YouTube. 

      Além de pensar na periodicidade possível para dar conta de postar com constância e isso tem relação com a necessidade de cada rede social, mais instantânea ou estável. 

      E melhor do que saciar a sede de usuários, em todas as redes sociais é possível criar uma comunidade e, com isso, promotores comprometidos com a sua empresa. 

      Isso quer dizer que o seu meio de hospedagem será sempre a prioridade de suas escolhas e que indicarão para familiares e amigos. 

      Em suma, compartilhe fotos valorizando os pontos marcantes dos seus serviços, de destaques da região onde está localizado seu meio de hospedagem, reviews de hóspedes, crie um processo para garantir o atendimento e respostas dos comentários e mensagens dos usuários.

      E se você precisar de apoio para implementar esforços nesse canal, conte com o recurso de marketing para hotéis da Foco Tecnologia e Marketing para fortalecer a sua presença digital. 

      Se você quiser saber mais, confira abaixo um Webinar bem bacana que fizemos sobre o tema:

      Anúncios são mais assertivos no digital

      Quando falamos em anúncios, a primeira coisa que passa pela mente de um empreendedor é o investimento financeiro. Como investir se a verdadeira necessidade é gerar renda e aumentar as reservas.

      Embora seja preciso destinar recursos para anunciar online, essa estratégia pode ser uma excelente oportunidade para impulsionar sua receita. 

      A grande vantagem dos anúncios online é a capacidade de direcionar esforços para potenciais compradores, o que influencia diretamente na gestão eficaz do investimento.

      Por meio de configurações de objetivos e públicos, é possível criar comunicações mais pessoais e direcionadas. Essa é a magia do marketing digital, especialmente para pousadas e hospedagens de pequeno e médio porte.

      E se você precisar de ajuda, pode contar com a ferramenta de marketing para hotéis da Foco Tecnologia e Marketing. Ela automatiza todo o marketing digital, incluindo os anúncios, de forma prática e assertiva.

      Com essa ferramenta, você pode exibir as ofertas do seu hotel no exato momento em que os clientes estão procurando hospedagem no seu destino. Ela gerencia sua presença na rede de pesquisa mais consultada por hóspedes em todo o mundo. Olhe só o tamanho desse alcance!

      Imagine ser mais preciso na captura de viajantes no exato momento em que estão pesquisando seu destino. Tudo isso é possível com ferramentas focadas, como o Google Hotel Ads, que garantem que seu estabelecimento apareça no topo das buscas online.

      O marketing digital pode ser um aliado poderoso nas estratégias de como atrair clientes, especialmente quando adaptado ao destino da sua pousada. Nesse contexto, a nossa parceria com a Tribuzana, empresa especializada em Google Hotel ADs, certificada pelo Google, pode ser um diferencial poderoso para meios de hospedagem que buscam destacar-se online.

      Ao adaptar as estratégias de marketing digital ao destino único da pousada, a Tribuzana desempenha um papel crucial na potencialização da sua visibilidade online. Utilizando o poderoso mecanismo de publicidade do Google Hotel ADs, a empresa pode direcionar campanhas específicas para um público-alvo relevante, destacando os pontos exclusivos do destino da pousada. Isso não apenas aumenta a exposição nas pesquisas online, mas também assegura que o seu negócio seja descoberto por potenciais hóspedes interessados nas experiências exclusivas oferecidas pelo local.

      Essa parceria representa, assim, um investimento valioso para pousadas que buscam conquistar a atenção do público e converter cliques em reservas.

      Descubra como atrair hóspedes com diferenciais da região 

      Rio? Cachoeira? Feira de livros? O que torna o destino do seu meio de hospedagem único?

      Se você ainda não sabe, precisa descobrir e utilizar esses pontos como chamariz das ações, campanhas, comunicações de canais de vendas

      Além das atrações que já existem, dá para pensar em qual o potencial da cidade que está localizada sua pousada, e das possibilidade de explorar opções para turismo ecológico, praias, pontos turísticos convencionais, converse com o poder público, faça parcerias com empresários e comerciantes.

      Parcerias podem criar roteiros turísticos como feiras, passeios e propagar a programação para despertar o desejo turístico na região.    

      Ou seja, se o investimento em criar uma programação especial por conta própria fizer sentido para a organização financeira do seu hotel, contrate atrações musicais e culturais para entreter os hóspedes. 

      Crie um roteiros de pontos turísticos da região

      Se você conhece as preferências do seu hóspede, melhor ainda! 

      Seja o contato com a natureza e o ecoturismo ou a deliciosa culinária local, criar um guia sobre as atrações turísticas da região pode otimizar o tempo dos seus clientes que adoram fazer passeios.

      Essa prática consiste em aproveitar ao máximo o entorno, os costumes e a cultura local dos destinos visitados, algo que está em alta e se tornou uma tendência.

      Dessa forma, você pode proporcionar uma experiência ainda mais excelente para seus hóspedes. 

      Inclua informações como horários de funcionamento dos locais, opções de transporte, se há cobrança de entrada, os melhores lugares para saborear a gastronomia local e os horários de funcionamento.

      Vale a pena desenvolver guias locais, dar dicas sobre a região e fornecer informações úteis. Use fotos reais, pois a honestidade é fundamental em qualquer roteiro.

      E, melhor que isso, é ter esse guia no site da sua pousada! Imagine que interessante uma seção dedicada a proporcionar aos visitantes uma imersão completa nos encantos do destino do seu negócio.

      Com dicas detalhadas sobre diversos roteiros, atrações e atrativos da região, o visitante terá acesso não somente a informações ricas e bem construídas, mas contará com uma ajuda preciosa para planejar sua viagem.

      E é importante destacar que cada dica deve ser elaborada com cuidado para não apenas inspirar os viajantes, mas também para otimizar sua indexação nos motores de busca, especialmente no Google. 

      Gostou do nosso conteúdo? Se ainda ficou alguma dúvida e você precisa de ajuda para agilizar a gestão do seu hotel ou pousada, estamos aqui. Fale conosco!

      Agende uma Consultoria Gratuita
      Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




        Deixe uma resposta:

        Seu endereço de e-mail não será publicado.

        Sliding Sidebar

        SIga-nos no Instagram

        Receba nossa Newsletter
        Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!