Google na Hotelaria: descubra como usá-lo a seu favor

A transformação digital não é papo de filme de ficção científica e nem algo pro futuro, mas sim uma mudança real que vem acontecendo nos últimos 10 anos  e tem alterado, profundamente, tudo que conhecemos até aqui. Na hotelaria, a transformação digital é um caminho sem volta, e o Google é um importante aliado nesse processo.

Antes o cenário era de o hotel gerenciar poucos canais que traziam todos os clientes, sendo possível fazer um controle manual e sem segmentação de público/canais, o que hoje é algo inimaginável. São muitos canais, OTA’s, metasearchs, vendas diretas, operadoras e ainda tem paridade tarifária e programas de fidelização.

Quem ainda tenta, acaba perdendo vendas, hóspedes ou entrando em problema de overbooking, má entrega do serviço e por consequência, levando o hotel a um caminho perigoso.

Além disso, surgiram outros modelos de negócios para hospedagem compartilhada, o que “bagunçou” mais ainda todo cenário, fazendo com que hotéis tivessem de buscar novos diferenciais e experiências cada vez mais personalizadas. E em todo esse processo, diversos softwares hoteleiros foram desenvolvidos para otimizar a gestão dos hotéis e tornar a experiência do hóspede especial.

O hóspede, ao contrário de alguns anos atrás, não tem só a opção de ir até uma agência na sua cidade comprar sua viagem, ele pode fazer isso de casa, da rua, do trabalho, a qualquer momento, de várias formas e a qualquer tempo. Essa facilidade é algo sem volta. A forma de comprar e até de comparar experiências da estadia nunca mais será a mesma e é aí que o Google na hotelaria figura como um importante parceiro dos gestores de hotel.

O Google tem ferramentas incríveis aliadas, para potencializar, as suas reservas diretas, são elas: Google Meu Negócio para Hotéis, Google Maps, Google Hotel e Google Ads para Hotéis, Google Analytics Para Hotéis, dentre outras.

Fique com a gente até o final deste artigo e confira como essas ferramentas irão te ajudar a garantir novos clientes!

Google ADS para Hotéis e Pousadas

Mais da metade das viagens acontecem antes mesmo da reserva, isso porque os hóspedes sonham e decidem o próximo destino enquanto navegam na internet, verificam as atualizações das redes sociais ou nos chats com amigos. Por  isso a importância de estar na maior rede de pesquisa no mundo.  E hoje é possível que o seu negócio esteja presente no Google e apareça em destaque logo nas primeiras colocações do resultado de pesquisa, a apenas um clique do hóspede que está pesquisando por hotéis em seu destino.

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google que permite que empresas dos mais variados segmentos exibam anúncios para pessoas que pesquisam sobre produtos e serviços que elas oferecem. 

Aparecer em buscas no momento em que o consumidor está pesquisando pelo que você oferece é uma grande oportunidade de negócio, já que o cliente que chega a esse estágio geralmente está decidido sobre a compra ou contratação do serviço. 

Mas, dentro do Google Ads, tem uma novidade: o Google Hotel Ads, uma forma de anunciar através do Google Ads apenas para hotelaria, que só é permitido através da integração com um motor de reservas Google Partner, ou sistema próprio. Com a ativação, ele irá mostrar seu link de reserva direta junto a listagem de OTA’s e outras opções.

Então, o Google Ads para hotéis e pousadas passou a ser uma grande oportunidade que os hoteleiros têm para alcançar hóspedes sem precisar exclusivamente das OTA’s, já que com um investimento razoável é possível ter um local de destaque na maior rede de pesquisas do mundo!

Isso se deve ao fato, não muito recente, de mudança de comportamento do viajante que passou a usar o google para pesquisar destinos e hotéis para hospedagem. O que percebemos é que o avanço tecnológico garante mais autonomia para os hóspedes escolherem seu destino e onde se hospedar. 

Agora tudo está a um clique. Informações sobre acomodações, taxas, políticas de cancelamento e muito mais. A praticidade oferecida pelo google e o filtro, de acordo com o termo pesquisado, oferecem ao hóspede um grande leque de opções para decidir onde se hospedar.

E como o hoteleiro pode alcançar esses potenciais hóspedes exatamente no momento em que estão pesquisando por hotéis e pousadas no seu destino? Como aumentar as suas reservas diretas, livres de comissões, aproveitando todo o potencial da internet para lucrar mais? Fazendo anúncios nesta incrível plataforma.

O fato de só aparecer propagandas sobre hoteis com um layout mais limpo, faz com que o viajante não se distraia durante sua busca por estadia, diminuindo o risco de que essa busca não resulte em reserva, pelo simples fato de que outra coisa chamou atenção do cliente e ele foi olhar outra propaganda.

Google na Hotelaria

Os anúncios aumentam as chances de efetivar uma reserva a partir de uma visita, pois o viajante já está buscando por hospedagem, diferentemente de quando ele chega no site através de um conteúdo de turismo, por exemplo.

Os hotéis que aparecem nas primeiras colocações fizeram anúncios para garantirem  lugar de destaque no resultado de busca do hóspede. A tendência é que os sites dos anunciantes que aparecem nas primeiras colocações sejam mais acessados e, consequentemente, consigam mais reservas. 

Isso porque o usuário até está disposto a fazer pesquisas, mas ele não pretende percorrer páginas infindáveis para escolher onde se hospedar. 

Google Analytics

Atualmente, os dados sobre os acessos e conversões do site podem ser obtidos de forma prática e rápida, e uma das melhores estratégias do marketing hoteleiro é utilizar essas informações para tomar decisões.

Uma das ferramentas mais poderosas para isso é o Google Analytics, uma ferramenta gratuita, que ajuda donos de negócios a compreenderem como os usuários interagem com o seu site, os principais canais pelos quais os hóspedes estão realizando reservas e a entender melhor o seu público-alvo, entre outras coisas.

Mas, muitos hoteleiros não conhecem essa ferramenta e sua importância para tomada de decisões. O Google Anaytics é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para coleta e organização de dados de acesso de websites.

Ou seja, com essa ferramenta você consegue saber diversas informações sobre os visitantes do site do seu hotel, pousada ou hostel, como o número de vezes em que seu site foi acessado, o número de visitantes, as páginas mais visitadas, local de origem dos visitantes e uma infinidade de outros relatórios. 

Google na Hotelaria

O Google Analytics disponibiliza uma infinidade de relatórios e dados que irão te dar a munição necessária para mapear o seu público e converter mais reservas diretas através do seu site. E, embora exista uma versão paga da ferramenta, a versão gratuita com certeza vai suprir suas necessidades, ou seja, não há desculpas para não utilizá-la.

Nossa dica é que você comece analisando os relatórios mais básicos, como  visão geral, com informações sobre número de usuários, visualizações de páginas, número de acessos por usuários, tempo médio de acesso ao site, etc. Com esses dados, você já consegue identificar o comportamento do seu público.

Depois de ter se familiarizado com essas informações e dominado a ferramenta, você pode (e deve) se aprofundar em outros relatórios mais específicos, como os listados abaixo: 

  • Geográfico: relatório fundamental para o setor de hotelaria e turismo, já que é por meio dele que você consegue saber o país, estado e cidade dos visitantes do site do hotel;
  • Aquisição: com esse relatório você consegue saber o número de acessos do site de acordo com as principais fontes de tráfego (orgânico, pago, redes sociais, e-mail, tráfego direto, links externos, outros);
  • Conversões: Esse é, talvez, o relatório mais importante, já que a conversão é o objetivo maior de todos os sites de hotéis e pousadas. Não basta apenas visitas, é necessário que os visitantes convertam. E fazendo as configurações necessárias, o Google Analytics consegue informar o número de reservas realizadas no site, o valor médio de cada reserva, o valor total das reservas, entre outros dados importantes.

Google Meu Negócio para Hotéis

Antigamente chamado de Google Place, o Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo Google muito importante para negócios locais. E no meio hoteleiro, o Google Meu Negócio para hotéis, pousadas e hostels ajuda a presença online do seu meio de hospedagem e ainda auxilia no aumento das reservas diretas.

Através dessa ferramenta, você pode melhorar a presença digital do seu meio de hospedagem e a forma como ele aparecerá nas pesquisas do Google e do Google Maps. Ele é uma ótima ferramenta para o chamado “SEO local”.

Quando o cliente faz uma busca por “hospedagem em destino”, ou até mesmo por um hotel em especial, aparecerá a ficha do Google Meu Negócio junto a um mapa. Essa é a nova maneira de divulgar as hospedagens (uma forma, inclusive, do Google concorrer com o Booking também).

Google na Hotelaria

Como você pode verificar na imagem anterior, as páginas de respostas do buscador privilegiam negócios cadastrados no Google Meu Negócio, posicionando um destaque sobre tarifas, logo após o link para a página principal do hotel, na área de resultados orgânicos, os resultados não pagos de uma página de respostas.

Isso reforça a posição do hotel nas páginas de respostas do Google, e de quebra ainda afasta os portais de hospedagem das primeiras posições, o que favorece o fechamento de reservas diretamente com a central de atendimento do hotel, eliminando assim os custos de intermediação cobrados por estes portais.

Em tempos de orçamentos apertados e contenção de custos, essa ferramenta pode ajudar os estabelecimentos hoteleiros a economizarem uma boa grana em comissões pagas a agências de viagens online e portais de hospedagem.

Nada contra os portais de venda de reservas em hotéis, mas se você pode canalizar o tráfego de buscas no Google diretamente para o seu site, porque entregar este tráfego valioso para os portais de hospedagem, e ainda por cima, pagar por isso?

Por isso, ter uma conta e manter as informações sempre atualizadas do seu hotel no Google Meu Negócio é tão importante.

Google Hotel Search

O Google Hotel Search é uma nova ferramenta de busca do Google que, também, é uma ótima vitrine para sua propriedade, para trazer excelentes oportunidades e aumentar as suas reservas diretas.

Com o Hotel Search, na própria página do buscador o futuro hóspede encontra opções de hospedagem, compara preços e pode fazer a reserva. Por meio dessa nova ferramenta de busca por hotéis, o hóspede começa sua pesquisa pelo destino, data da viagem e número de pessoas. E, após ver alguns anúncios, tem acesso a uma tabela com as opções de hospedagem, indicadas em um mapa.

Google na Hotelaria

Dentre as vantagens do Google Hotel Search, estão:

  • Reunir em um só lugar o máximo de informações sobre a sua propriedade;
  • Ganhar visibilidade online;
  • Conquistar mais reservas diretas;
  • Diminuir gastos com comissões para terceiros;
  • E proporcionar aos usuários a facilidade de poder fazer reservas usando dispositivos móveis ou desktop.

Ficou com alguma dúvida sobre como o Google pode te ajudar a impulsionar o seu negócio? Comente aqui embaixo que o nosso time de especialistas irá te dar o feedback que você precisa. E não esqueça de compartilhar esse artigo com sua rede de amigos e profissionais da hotelaria.

Jornalista e produtora de conteúdo há 14 anos.

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!