5 Dicas para seu hotel se destacar nas redes sociais

Não é novidade que as redes sociais são ferramentas poderosas para negócios das mais diversas áreas e para hotelaria não é diferente. Fique com a gente até o final deste artigo e descubra 5 dicas para fazer o seu hotel se destacar no mundo digital.

Cada vez mais os viajantes estão procurando por referências online para conhecer as melhores opções de hospedagem e ver conselhos de outras pessoas. Nesse sentido, estar online deixou de ser uma opção e é obrigatório que o hoteleiro invista em estratégias de marketing digital para se tornar referência de mercado e desejo dos hóspedes.

Não há dúvidas sobre a importância e potencial que as  redes sociais têm na hotelaria, ainda mais em um cenário em que boa parte dos viajantes utilizam mídias digitais para compartilhar experiências de viagem.  

Segundo relatório de 2021 da Hootsuite, somos 150.4 milhões de usuários na internet ativos no Brasil, dos quais, 70,3% dedicam, em média, 3h42 por dia nas redes sociais. E seu hotel não pode perder essa oportunidade! Afinal, se é nas redes sociais que seus hóspedes estão engajados e procurando informações para suas próximas viagens, é lá que o seu estabelecimento precisa estar também para superar a concorrência e alavancar reservas diretas.

Com tantos usuários ativos interagindo diariamente, conectando pessoas do mundo inteiro com interesses em comum, ficou evidente que este é um meio oportuno de divulgar sua marca. Então preparamos 5 dicas para seu hotel ou pousada se destacar nas redes sociais e ter uma nova máquina de reservas!

1 – Descubra quem é a sua persona

As personas de hotéis ou pousadas são “personagens fictícios”, com nome, idade e até mesmo hobbies e descrição do trabalho. Com uma diferença: elas não são criações de sua mente! São completamente baseadas em clientes reais, que o seu hotel já tem ou quer ter a partir de agora. Essa definição te ajuda a se destacar nas redes sociais, porque vai direcionar à uma comunicação direta, com os interessados pelo seu negócio.

Um dos erros comuns dos hotéis é tentar atingir todos os estilos de público na internet. Mas, o ideal é segmentar e focar em um determinado público, para se comunicar corretamente com ele. Através das personas, criar ações de marketing e maneiras de atrair esse cliente para o seu hotel se torna muito mais fácil.

Pense só: o viajante mochileiro quer a mesma coisa de experiências que um casal com filhos? Ou que um executivo indo para um evento? Claro que os requisitos de hospitalidade e respeito são unânimes, porém as experiências esperadas por esses hóspedes são bem diferentes.

Mas segmentar seu público, identificar o perfil, os desejos e anseios, são fundamentais para você oferecer um serviço mais adequado, encantar esse hóspede, receber reviews incríveis e torná-lo fã e defensor do seu hotel, tornando a jornada do seu hóspede incrível.

É possível descobrir quem é a persona do seu meio de hospedagem seguindo os passos abaixo:

  • Defina um perfil geral: Nome, Profissão, Idade, Gênero, Família, Filhos – Paulo, comerciante, dois filhos, 40 anos;
  • Defina um perfil profissional: Educação, Faixa Salarial – Professor de Universidade, com média salarial de 10 mil;
  • Defina um perfil de interesses: Onde mora, quais os hobbies, interesses, o que gosta, quais seus valores – mora em uma cidade de médio porte, gosta de viajar para se divertir com a mulher e os filhos, ter conforto e opções de lazer;
  • Defina o perfil do viajante: Que estilo de viagem, onde consome conteúdo de turismo, usa redes sociais, quais? O que ele gostaria de ter/experimentar durante a sua estadia? – gosta de viagens mais tranquilas, a esposa que planeja os detalhes da hospedagem utilizando avaliações na internet e redes sociais.

Essas informações você pode conseguir através de análise dos hóspedes que já se hospedaram com você, nas fichas de check-in, por exemplo, ou por meio de softwares de avaliações. Você também pode olhar nas suas redes sociais e verificar quem segue você e mais interage com sua marca.

Outra fonte de informações é o Google Analytics que traz as origens dos visitantes do site, bem como várias informações demográficas e de comportamento na internet.

2 – Invista em relacionamento com seu cliente

Estar presente na vida dos seus clientes é um dos principais pilares para conseguir atraí-los para o seu hotel e as redes sociais permitem esse relacionamento mais próximo, de uma maneira prática e rápida. 

Por meio delas, e através de postagens com conteúdos estratégicos, você irá investir no relacionamento com seus clientes, aproveitando para estar sempre presente respondendo dúvidas, ouvindo reclamações e sugestões ou simplesmente buscando por feedbacks. 

E ao manter um bom relacionamento com seus clientes presentes nas redes sociais, automaticamente você está incentivando o engajamento deles com os perfis do seu hotel, aumentando a confiança do negócio, bem como sua autoridade perante ao mercado como um todo. 

Sendo assim, para conquistar mais clientes por meio das redes sociais é fundamental incentivar o engajamento, gerando mais visibilidade para sua empresa. Vale ressaltar que esse engajamento pode vir na forma de curtidas, compartilhamentos, comentários e outros tipos de interações que os usuários fazem com as publicações do hotel. 

Aproveite ao máximo essa possibilidade de aproximar o relacionamento com o público e se destacar nas redes sociais.

3 – Invista em anúncios

É difícil pensar em uma estratégia de divulgação online sem o investimento em redes sociais, que são ferramentas chave para o marketing digital de todo tipo de negócio, e é lógico que a hotelaria não fica de fora. 

Infelizmente, colocar em prática todas as dicas mencionadas acima não é o suficiente para arrasar nas redes sociais e conquistar mais clientes. Isso porque a cada dia que passa os alcances orgânicos do Facebook, do Instagram e de várias outras plataformas estão diminuindo significativamente.  

O segmento hoteleiro é altamente presente nas redes sociais e o utiliza cada vez mais como canal de comunicação e vendas. Num ambiente competitivo como este é importante que você, hoteleiro, saiba tirar proveito das ferramentas de anúncio para se destacar da concorrência, atingir efetivamente seu público alvo e gerar mais reservas com suas campanhas. 

Com base nisso, investir em anúncios, te ajuda a se destacar nas redes sociais além de já ter se tornado uma realidade para inúmeros negócios – e não pode ser diferente com o seu hotel. Então, separe uma pequena parte do orçamento para realizar esse investimento que é de fato importantíssimo. 

4 – Esteja no Google Meu Negócio

Antigamente chamado de Google Place, o Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada pelo Google muito importante para negócios locais. E no meio hoteleiro, o Google Meu Negócio para hotéis, pousadas e hostels ajuda a presença online do seu meio de hospedagem e ainda auxilia no aumento das reservas diretas.

O principal objetivo do Google Meu Negócio é auxiliar os empreendimentos a alcançarem seus potenciais clientes com informações detalhadas, como horário de funcionamento, localização, perfis em redes sociais, links para site, etc.

Como se tudo isso não bastasse, essa plataforma do Google também permite que os clientes avaliem uma determinada empresa, sendo uma maneira de receber feedbacks rápidos e eficientes sobre como o público vê e interage com o negócio – ou seja, é uma ótima ferramenta para conquistar mais clientes. 

Estando presente no Google Meu Negócio é possível:

  • Colocar a localização do hotel no Google Maps;
  • Inserir dados de contato;
  • Mostrar o horário de funcionamento; 
  • Compartilhar fotos internas;
  • Permitir a avaliação dos clientes;
  • Aproximar o público; 
  • Aumentar tanto o alcance quanto a presença online.

Através dele, você facilita para o hóspede o acesso a informações importantes, que podem guiá-lo para uma reserva direta. Afinal, a internet está no centro do processo de compra de produtos e serviços do turismo e da hotelaria. De modo que os usuários pesquisam na web por lugares mais adequados aos seus desejos e expectativas de viagens.

O Google Meu Negócio para hotéis é uma ferramenta essencial na indexação e no destaque do seu estabelecimento em resultados de busca local. Ou seja, nos resultados dentro da sua localidade. Assim, o Google tem algoritmos de busca local que visam identificar esses estabelecimentos e apresentar resultados relevantes para cada usuário.

5 – Analise os dados do seu trabalho nas redes sociais

E depois de todas as estratégias montadas acima, é fundamental que você defina métricas específicas para as redes sociais do seu hotel e analise cada uma delas a fim de não desperdiçar tempo e dinheiro e, consequentemente, conquistar mais clientes de fato. 

Algumas das métricas que você deve observar com frequência são:

  • Alcance: entender como o conteúdo é distribuído e quantas pessoas são atingidas pelas publicações;
  • Volume: descobrir se os usuários falam sobre o seu hotel, bem como a respeito das publicações e interações realizadas por ele nas redes;
  • Engajamento: verificar a quantidade de interações por parte dos usuários, como curtidas, compartilhamentos, comentários, etc. 

Com esses dados você poderá chegar a conclusões simples e utilizá-las a favor de seu hotel ou pousada. Ao incorporar a análise desses resultados em sua rotina, você terá dados importantes para direcionar o aumento de reservas on-line de seu hotel, se destacar nas redes sociais e estabelecer metas para os próximos anos de maneira mais consistente.

Estabelecer estratégias de marketing bem planejadas, eficazes e que realmente funcionam podem colocar o seu negócio no radar dos possíveis hóspedes.  É preciso ser influente e gerar relevância para os navegantes. E agora que você já sabe como gerenciar as redes sociais do seu hotel, é hora de aplicar todo esse conhecimento e maximizar as suas reservas. Bom trabalho!

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Curta nosso Facebook

Facebook Pagelike Widget
Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!