A pandemia e a experiência do hóspede: saiba como se adequar ao novo normal

Veja a importância de entender expectativas do consumidor para manter competitividade no setor hoteleiro

Imagine esta situação: você sonha em fazer uma viagem de férias para um lugar paradisíaco, mas aí vem uma pandemia e seus planos têm de ser deixados de lado.

Para quem curte conhecer novos lugares e experimentar culturas diferentes, pode ser um baque, e, para quem empreende e trabalha no setor de hotelaria, pode ser um tremendo desafio para continuar vivo e atuante.

Foi exatamente isso o que aconteceu com as recentes restrições ao turismo, causadas pela atual crise sanitária. São barreiras que afetaram fortemente o faturamento do setor – que caiu cerca de 90% –, mas, agora, com a retomada gradual acontecendo, o cenário é animador, visto que tem muita gente disposta a fazer viagens e retomar os planos de passeios mais longos.

Aos poucos, conforme a vacinação avança pelo país, o turismo nacional está se reerguendo, e, neste momento de “novo normal”, mais do que nunca, reinventar a experiência do hóspede tem se mostrado uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e se tornar competitivo.

Isso envolve repensar toda a percepção do cliente em relação a um hotel ou uma pousada, indo desde a qualidade do produto, dos serviços prestados, até a praticidade de fazer reservas online e o atendimento em toda a jornada do consumidor.

Pode ser um serviço personalizado, uma nova conveniência, a agilidade no processo de compra e a diferenciação em algum aspecto do negócio – tudo é válido quando a meta é surpreender bem os clientes e fidelizá-los.


É importante ressaltar que a crise econômica segue sendo uma barreira para crescimentos mais consistentes no turismo nacional, mas ainda assim há uma parcela da população – a que manteve empregos e trabalho – disposta a compensar o isolamento social vivido até o momento.

Nessa busca para chamar a atenção destes novos hóspedes, a implementação de medidas sanitárias, de higiene e o planejamento atento de ações são apenas o começo na adaptação de estruturas e métodos de serviços. As novas tecnologias vêm com tudo para ajudar nessa jornada, simplificando o gerenciamento de dados e todo o processo de hospedagem, para que os estabelecimentos fiquem mais eficientes e rentáveis.

O mercado hoje já disponibiliza ferramentas acessíveis que facilitam essa gestão integral do negócio. Check-in online, pagamento automatizado e uso de tablets são só alguns dos aliados dos gestores de hotéis, soluções simples de instalar e configurar que reduzem custos aumentam a receita e ajudam no atendimento dos viajantes conectados, que exigem experiências digitais e móveis de melhor qualidade, com respostas em tempo real.

Muitas dessas inovações tecnológicas armazenam, categorizam e processam dados, expondo os resultados em painéis e gráficos de fácil compreensão. Com essas informações estratégicas em mãos, é possível tomar decisões mais precisas e de custo-benefício mais interessante.

Do ponto de vista do cliente, os estabelecimentos que aderem às novas soluções tecnológicas oferecem facilidades, com apenas alguns cliques na tela do celular, permitindo aos hóspedes comparar preços, reservar, fazer check-in, solicitar serviços extras ou até mesmo dar sua opinião sobre a experiência de hospedagem.

Sempre que qualquer cliente estiver usando a internet, precisa se preocupar com sua segurança e verificar alguns detalhes dos sites, do seu celular ou computador e da sua conexão.

Se você quer ter essa resposta e saber como proteger meu celular de ser hackeado, a primeira recomendação é manter seu antivírus no celular sempre atualizado para evitar ataques e fraudes.

O site da Serasa Premium também traz dicas valiosas para se proteger contra golpes, principalmente no aplicativo WhatsApp, explicando como os criminosos agem e alertando sobre como manter seus dados em segurança.

Por Aline Reis

Link Builder – Agência Conversion

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!