05 vantagens de um software de gestão hoteleira em nuvem

Utilizar a tecnologia para otimizar a gestão de hotéis é um movimento estratégico que está sendo realizado amplamente no mercado. Os softwares de gestão hoteleira são excelentes ferramentas nesse quesito e funcionam como uma grande aliada dos gerentes de hotéis e pousadas.

A agilidade e eficiência trazida pela transformação digital dinamiza a administração do hotel e a torna mais produtiva e transparente. Os sistemas hoteleiros nada mais são do que ferramentas de auxílio, para um setor que demanda velocidade e assertividade em cenários que estão constantemente evoluindo.

Para garantir o sucesso do seu meio de hospedagem, automatizar os processos é considerado um passo básico, uma vez que garante maior eficiência de gerenciamento e mais lucratividade para o seu hotel. Com eles, você ganha tempo, aumenta o seu faturamento e profissionaliza a gestão do seu negócio.

É necessário conhecer com detalhes as diversas tecnologias disponíveis no mercado, entender em quais setores podem ser aplicadas e como a integração entre os diversos sistemas pode aumentar a produtividade do seu time e automatizar todos os processos manuais do seu hotel ou pousada. 

Um sistema hoteleiro na nuvem pode trazer mais segurança, mobilidade e redução de custos para seu hotel. 

Para te ajudar, listamos abaixo as principais vantagens em implantar um software de gestão 100% online e integrado com o motor de reservas e o gestor de canais, utilizado pelo seu meio de hospedagem. Confira!

1 – Segurança de dados do hóspede

A segurança da informação é um ponto crítico da maioria das empresas atualmente e, na hotelaria, não é diferente pois sabemos que os dados dos hóspedes devem ser armazenados com total segurança, evitando assim possíveis vazamentos de informações sensíveis, como o número dos catões de créditos ou cpf.

Por esse motivo, uma das principais vantagens do uso de um sistema de gestão hoteleira na nuvem é repassar a responsabilidade pela segurança da informação para os fornecedores desse serviço, que normalmente possuem todas as certificações e protocolos de segurança necessários para manter os seus dados livres de ataques hackers e vírus.

Uma das certificações mais importantes que você deve conhecer antes de adquirir um sistema para o seu hotel, é saber se o software possui a certificação CPI Complice. Ela é responsável por garantir todos os protocolos necessários para que os dados dos cartões de créditos dos seus hóspedes sejam armazenados com total segurança.

Outro ponto que deve ser observado referente a segurança de informações é se atentar onde esses dados são armazenados. Sabemos que as grandes empresas de tecnologia utilizam fornecedores (Amazon, Google, Limestone) que seguem todos os protocolos de segurança e manutenção para garantir um funcionamento pleno das suas tecnologias.

2 – Backup automático do sistema hoteleiro

Uma das maiores preocupações de quem trabalha com informações tão preciosas, como os dados confidenciais dos seus hóspedes e do seu meio de hospedagem, é, por algum motivo, perdê-las.

Os sistemas hoteleiros em nuvem possuem capacidade de backup automático e recorrente dos arquivos do seu hotel. Essas características fazem com que eles estejam sempre atualizados com os arquivos mais recentes, além de oferecer mais segurança para as informações, pois são armazenadas em servidores distintos, garantindo sempre o acesso aos seus preciosos dados.

Portanto, manter essas informações salvas na nuvem é um procedimento muito mais seguro do que confiar em um modesto servidor interno.

Outra vantagem relacionada ao backup em diversos servidores é a redundância dos dados armazenados pelo seu hotel, pois caso um desses mega computadores apresentem problema ou precise de uma manutenção preventiva, você poderá contar com um outro link provisório de acesso às informações salvas no outro servidor.

3 – Acesso pelo aplicativo hoteleiro

Os sistemas hoteleiros em nuvem podem ser acessados de qualquer local do mundo e de qualquer dispositivo, sendo necessário, apenas, um link ativo de internet. Ou seja, já que tudo é salvo num servidor remoto, o software de gestão hoteleira pode ser usado fora do ambiente do hotel. Fato impensável para gestores e funcionários que utilizam uma solução instalada em um servidor local.

Essa mobilidade torna possível realizar reservas, corrigir problemas, analisar dados, atividades dos funcionários e diversos outros recursos. Dessa forma, o uso de uma ferramenta que permite acompanhar o que acontece no seu hotel ou pousada por meio da internet, garante o melhor desempenho da sua gestão hoteleira.

Toda essa praticidade pode ainda melhorar se o sistema de gestão possuir um aplicativo para hotel, assim o seu acesso ficará a apenas um clique, pelo wifi, 3G ou 4G.

4 – Integração de sistemas para hotéis

Um sistema para hotéis e pousadas online centraliza todas as informações, otimiza os processos e diminui os custos do seu meio de hospedagem. Por esse motivo, a integração com outros softwares hoteleiros é um dos aspectos mais marcantes dessa transformação digital.

Realizar o compartilhamento de dados quando você usa um sistema sem integração é algo trabalhoso, que implica na exportação do banco de dados para outras plataformas ou até mesmo digitação manual dessas informações, o que pode comprometer a segurança, gerar falhas humanas e aumentar o seu custo operacional. 

Sabemos que a integração automática das informações de reservas, tarifas e disponibilidade entre o PMS, o motor de reservas e todos os demais canais de vendas do hotel irá otimizar todo o trabalho da sua equipe, evitar a perda de informações e principalmente aumentar a sua lucratividade, pois a partir dessa integração todos os seus apartamentos podem estar disponíveis para reservas nas OTA´s, operadoras, agências e outros canais.

5 – Melhor custo benefício para o seu hotel ou pousada

Investir em um software de gestão de hotéis na nuvem, torna-se a opção mais barata, porque dispensa uma infraestrutura com servidores locais, licenças de banco de dados, custo com energia elétrica, além dos profissionais especializados para configurar o sistema presencialmente, dar treinamento e realizar manutenções constantes.

Dessa forma, os gastos com implementação e manutenção locais de uma infraestrutura de TI serão eliminados, podendo ser reinvestidos em outras áreas estratégicas do seu negócio. Por estar na nuvem, não tem instalação, o acesso é muito mais simples e intuitivo, e o suporte quando necessário será sempre realizado à distância.

Outro fator que interfere consideravelmente no preço é que, dependendo do sistema, o cliente só paga pelo módulo que utilizar e não requer custos com deslocamento de equipes para implantação e treinamento. Sendo assim, os valores podem ser reduzidos de acordo com o perfil e funcionalidades necessárias para cada meio de hospedagem.

Quando falamos de sistemas desenvolvidos para atender às necessidades de um hotel ou pousada, o modelo em nuvem permite maior versatilidade, o que vai trazer mais economia para o seu hotel ou pousada.
Se você ainda não utiliza ou quer modernizar o seu software hoteleiro em nuvem, entre em contato conosco e agende uma consultoria rápida e gratuita.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    Curta nosso Facebook

    Facebook Pagelike Widget
    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!