Sete dicas de fotografia para hotelaria

Vivemos em um mundo regido pelo poder das imagens. No mercado hoteleiro essa realidade não é diferente. A fotografia para hotelaria está integrada à estratégia de marketing e vendas de hotéis, pousadas e hostels.

 

Isso porque, cada vez mais, os  hoteleiros investem nesse quesito com o intuito de  destacar o seu estabelecimento, buscando despertar o interesse e influenciar o processo de tomada de decisão de viajantes.

Mesmo sabendo da importância que as imagens têm para o seu negócio, já imagino que nem sempre é possível contratar um profissional de fotografia para registrar  seu hotel ou pousada, não é mesmo amigo hoteleiro?

Por isso, vamos despertar o lado fotógrafo que há em você!

Antes de mais nada, esse artigo não pretende ser um curso para torná-lo um profissional fotográfico.

Longe disso!

Conversamos com o  fotógrafo e professor do SENAC BA, Paulo Lima,  que nos deu algumas dicas super quentes de documentação fotográfica para hotelaria que irão turbinar as fotos do seu empreendimento.

Vem com a gente! 

1-  Iluminação

Antes de tudo, precisamos te explicar o seguinte…

Essa é uma dica muito importante quando o assunto é fotografia para hotelariaDe acordo com Paulo Lima, a iluminação é  a primeira preocupação que temos que ter ao fotografar empreendimentos hoteleiros. 

“ Se eu tenho uma iluminação uniforme, se existe variação de luz no ambiente, isso tudo estará na fotografia”, acrescenta.

Ele explica que é preciso avaliar se a luz refletida comunica a ideia que você realmente quer transmitir na fotografia. 

Tudo isso por um motivo: a presença de variação de luz na cena irá evidenciar  áreas claras e escuras, já a luz uniforme ilumina todo o ambiente.

Nessa hora quem está fazendo o registro deve se perguntar: o  que eu quero mostrar nesse ambiente?

A forma como a cena está sendo iluminada irá dificultar a transmissão da informação? 

Quando o assunto é luz artificial, o profissional alerta para o fato de que esse recurso ainda é um “ fator limitante” para muitos aparelhos celulares. Isso porque a luz emitida pelo flash ilumina apenas o objeto que está em foco, deixando o resto completamente às escuras.

Outro grande problema é que a foto pode sair estourada, com aspecto de lavada, sem detalhes. Essas fatores  complementem a qualidade das imagens.

Clique aqui e confira celulares com melhoras câmeras. 

2- Utilize o modo HDR

Em cenas em que há variação de luz indesejável, Lima recomenda a utilização do modo HDR, já disponível em smartphone. 

Em um quarto com vista para o mar ou uma serra, por exemplo, a luz interna do cômodo irá contrastar com luz externa. Nesse caso recomenda- se o modo HDR,  esse recurso irá tentar valorizar tanto o que está na parte clara como o que está na parte escura da cena.

3Use um mini tripé para enquadrar a cena

Ao registrar cômodos como quartos, restaurante e área de lazer, Paulo recomenda o uso de um tripé para marcar o enquadramento. 

Com um mini tripé fixado em cima de uma mesa, marque o enquadramento tomando como base uma janela ou porta, por exemplo.  Depois disso, arrume mesas, cadeiras e outros  objetos de decoração que irão compor a cena.  

Dessa forma você irá transmitir um  equilíbrio entre os elementos de decoração do ambiente, garantindo imagens mais harmoniosas. 

Outra dica: antes mesmo de fazer as fotos,  percorra o  ambiente como se fosse um hóspede.

“ Feito isso vá procurando os melhores ângulos. Faça uma foto na visão de quem está entrando no quarto ou outro cômodo do hotel”,  sugere Paulo. 

Ainda não tem um tripé para fazer fotos com o seu smartphone? Confira aqui a lista dos melhores tripés para celular. 

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




4 – Aplique a regra dos terços

Com essa técnica você irá tornar as fotos do seu hotel ou pousada ainda mais atraentes! 

No seu smartphone ative a função “linha de grade”. Feito isso, automaticamente a tela do seu celular irá exibir linhas que irão te ajudar na composição da foto. Ao enquadrar a cena, posicione o que mais quer destacar  nos pontos de convergência das grades que aparecem na tela do  seu celular.

Dessa forma você irá direcionar o olhar das pessoas para o que você mais quer destacar na foto do seu hotel ou pousada. 

 5-  Atente- se aos detalhes

 Esteja atento aos  detalhes da decoração, da exposição de objetos no quartos, dos corredores , das áreas de circulação e outros etc.

Mantenha o foco na organização do ambiente.É preciso estar atento na  forma como os objetos, móveis e toda a estrutura do seu hotel será registrada.

Não se esqueça de priorizar fotos que destacam os diferenciais do hotel ou pousada. Ainda assim é necessário registrar locais e serviços de interesse geral de hóspedes, a exemplo do café da manhã e áreas de lazer.  

 6 – Evidencie a expressão das pessoas

Ao fotografar hóspedes e funcionários, busque deixar evidente a expressão das pessoas. Mostre o quanto elas estão integradas ao ambiente do seu hotel, transmitindo uma ideia de bem estar e felicidade. 

Paulo destaca que, ao documentar pessoas, também é necessário estar atento a aspectos como iluminação e organização dos elementos da cena, tomando cuidados para que placas de identificação e sinalizadores não estejam no fundo da cena. 

Depois disso, Paulo adverte:  “ é preciso ter cuidado com a veiculação da imagem de hóspedes,  por conta da Lei de Direito de Autorais. Divulgação só com a devida autorização”, finaliza.

7 – Use aplicativos de edição de imagens  

A utilização de aplicativos para edição de imagens servem para realizar ajustes de alinhamento de horizonte, de luminosidade, contrastes, saturação das cores e aplicação de nitidez nas fotos. 

O aplicativo Snapseed e o próprio Instagam disponibilizam ótimos recursos para edição de imagens.

Amigo hoteleiro, por aqui viu dicas super preciosas e práticas que irão te ajudar a melhorar a sua fotografia. 

Agora resta mesmo é colocar a mão na massa, não é mesmo? 

Praticando e seguindo nossas dicas você verá o resultado!

Quer saber como a fotografia pode ser uma poderosa aliada à estratégia de marketing do seu hotel ou pousada?

Fale com um dos nossos especialistas!

Jornalista e produtor de conteúdo especializado em tecnologia hoteleira

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

Curta nosso Facebook

Facebook Pagelike Widget
Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!