Confira como aumentar as vendas com marketing digital para hotelaria

Amigo hoteleiro, você já parou para pensar como o marketing digital para hotelaria pode turbinar a distribuição direta do seu hotel, aumentando suas vendas diretas, livres de comissões?

 Está  cansado de ver boa parte do lucro das vendas irem direto para as mãos de intermediários? 

Fique com a gente até o final do artigo. 

 Vamos revelar segredos  do marketing digital para hotelaria que você  poderá começar a aplicar hoje mesmo em seu negócio.

Site otimizado para o marketing digital para hotelaria

A estratégia de marketing digital para hotelaria deve contemplar um site otimizado para conversão direta, por meio do  motor de reserva.  

Não se esqueça, o site é o cartão de visita do seu estabelecimento na internet. Em resumo, ele confere ao seu hotel ou pousada mais credibilidade.

É o local onde hóspedes irão obter as informações mais importantes sobre o  seu hotel. Lá você pode destacar os  diferenciais, programa de fidelidade e demais promoções e pacotes disponíveis em seu empreendimento.  

Um site bem otimizado para conversão deve contar com  um processo simplificado de pesquisa e reserva, com poucos cliques. Facilite ao máximo para os visitantes e aumente as chances de converter visitantes em hóspedes. 

Uso de gatilhos mentais aumenta conversão

Um recurso que deve ser utilizado para aumentar o número de reservas diretas no seu site é a utilização de gatilhos mentais. 

Gatilhos em marketing digital são comandos que  atuam para influenciar os visitantes a reservarem diretamente em seu site.  

Quando possível, utilize  contadores de tempo ou algo que alerte para o fim de uma promoção, despertando uma sensação de emergência para a compra. 

Isso aumenta bastante as chances de conversão! 

Outro  gatilho interessante é o da escassez. Ele é  ativado quando o visitante é informado que há  poucas unidades do quarto pesquisado disponíveis. 

Você também pode usar recursos que comparam o valor da hospedagem cobrado em seu site com os de canais de vendas externo, incentivando a venda direta no site do seu hotel.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




Invista em sites adaptados a dispositivos móveis

De acordo com pesquisa realizada  TIC Domicílios, 97% da população brasileira utiliza o  celular para se conectar à internet. Esse dado demonstra a necessidade de adaptar  sites de hotéis e pousadas à  leitura em dispositivos móveis. 

Também fique atento ao tempo de carregamento do seu site. Caso o visitante enfrente problemas com a exibição de páginas, certamente irá desistir da navegação e procurar um concorrente. 

 Atraia visitantes para o site do seu hotel

Hoteleiro precisa utilizar estratégias para atrair mais visitantes para o site do seu empreendimento

É necessário conjugar diversos esforços para atrair visitantes e gerar tráfego para o site do seu hotel ou pousada.

Mas saiba que muitos desses visitantes não serão convertidos no primeiro momento.  Um estudo realizado pela Netquest revelou que sites do setor de hotelaria tem uma taxa média de conversão de 2,2%.

Isso quer dizer que duas em cada 100 pessoas que acessam um site de hotel ou pousada efetuam as reservas. Ou seja,  quanto mais acessos tiver o seu site, maior será a taxa de conversão. 

Você tem noção de quantos acessos mensais o seu site recebe, amigo hoteleiro? Se sua resposta for não, você está perdendo a oportunidade de descobrir insights valiosos sobre o perfil do público que acessa seu site. 

Mas não  se desespere!

A ferramenta google analytics mede não só o número de acesso do seu site como mostra outras informações importantes. 

A faixa etária dos visitantes, as ofertas mais acessadas e o tempo médio de permanência no site são algumas das informações disponíveis. 

Utilize as redes sociais 

As redes sociais  podem ser utilizadas de forma estratégica para gerar oportunidades de negócio para empreendimentos hoteleiros.  Utilize essas ferramentas para compartilhar conteúdos de relevância produzidos em seu site. 

Pode ser um guia com as principais atrações do local ou dicas preciosas  de gastronomia. Vale até mesmo sugerir  o tipo de  roupa mais adequada para aproveitar cada passeio.

 Disponibilize links e chamadas para ação  que incentivem os seguidores a acessarem  o seu site conferirem o conteúdo na íntegra. 

Super dica! 

Caso seu hotel ou pousada possua um perfil comercial no Instagram com, pelo menos, 10 mil seguidores, é possível ativar o recurso ” Arraste para cima” , dos stories,  com link direto para o site do seu hotel. 

Dessa forma você  irá aproveitar o potencial dessa ferramenta  para aumentar as chances de conversão direta e gerar mais tráfego para o  seu site. 

 Invista em links patrocinados 

O investimento anúncios em redes sociais e no no Google são estratégias eficientes de geração de  tráfego para o site de hotéis e pousadas.

Anúncios permitem segmentar o público, direcionando as campanhas para as pessoas com potencial para reservar diretamente no seu estabelecimento.  Por isso, é fundamental que você conheça seu público alvo.

É necessário um estudo de persona  no qual você irá descobrir detalhes sobre o perfil dos seus hóspedes. Saber quais são os interesses, hábitos e desejos do seu público alvo será fundamental para ter sucesso nas campanhas. 

Outra grande vantagem é que todo o investimento em anúncio é perfeitamente mensurável. Ou seja, ele  permite a análise de ROI (Retorno sobre o Investimento), bem como o monitoramento de todas as ações tomadas pelas pessoas que acessaram o conteúdo. 

Dessa forma é possível  identificar eventuais problemas no processo de conversão do hóspede. 

Percebeu a importância de investir em anúncios como estratégia de marketing digital para hotelaria?

Agora é hora de falarmos sobre a produção de conteúdo orgânico e gratuito.  

Produza de conteúdo de valor 

O perfil de consumo mudou com o passar dos anos. O consumidor saiu da condição passiva para assumir  protagonismo na relação de consumo.

Ele escolhe  qual conteúdo quer ver e quanto tempo irá dedicar ao conteúdo. Já que não há grade de programação que imponha qual conteúdo ele deve assistir.

Mais do que nunca é preciso fisgar a  atenção da sua audiência, que é bombardeada por dezenas de informações diariamente.

 A entrega de conteúdo relevante para o usuário levará a estratégia de marketing digital do seu hotel para outro nível.

Não estamos falando só em conteúdo voltado para a venda de serviços. É preciso entregar conteúdo que auxilie o usuário no processo da tomada de decisão.

O uso de um blog para produção de conteúdo  irá aumentar, de forma substancial, o número de visitas à sua página de vendas.

Viajantes passarão a enxergar o seu hotel ou pousada como referência em hospedagem para o destino do seu estabelecimento. 

Para ranquear seus conteúdos nas primeiras páginas do google, é necessário um planejamento de SEO. A escrita otimizada para buscadores irá posicionar seus textos nas primeiras posições, aumentando a taxa de cliques para o seu site.

Resumo

Viu como estratégias de marketing digital para hotelaria podem contribuir para rentabilizar o seu negócio?

Vimos por aqui como você pode atrair mais visitantes em potencial para o seu site. Demos dicas de como fisgar a atenção de sua audiência e tornar seu hotel ou pousada referência em hospedagem para o seu destino.

Agora é hora de arregaçar as mangas e iniciar o trabalho!

Está precisando de uma ajuda para dar os primeiros passos em estratégias de marketing digital para o seu hotel?

Podemos ajudar você!

Agende uma consultoria gratuita!

Jornalista e produtor de conteúdo especializado em tecnologia hoteleira

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

Curta nosso Facebook

Facebook Pagelike Widget
Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!