Governança Hoteleira: conheça a importância desse setor para o crescimento do seu hotel

Governança Hoteleira

A governança hoteleira é extremamente estratégica para o seu hotel ou pousada. É ela que cuida do principal produto que a indústria hoteleira comercializa, a hospedagem. Zelando de todos os aspectos que se relacionam à organização e limpeza, além da gestão do estoque, manutenção de equipamentos e o controle de enxovais.

Longe de ser meramente operacional, a equipe e, especialmente a governanta do hotel, deve contar com uma atuação pontual e motivada a fazer o melhor serviço.

E tendo em vista a posição estratégica desse setor, nós trouxemos algumas informações para você, amigo hoteleiro, que podem te ajudar a otimizar o trabalho de governança no seu meio de hospedagem. Confira agora.

Papel da governanta de hotel

O setor de governança ganhou muito destaque nos últimos anos e tornou-se uma área com muito mais gestão operacional e liderança. Por esse motivo, a governanta de hotel precisa se adequar à realidade do negócio, sempre pronta para desempenhar as suas funções da melhor maneira possível.

Segundo  Maria José Dantas, presidente nacional da Associação Brasileira de Governantas, consultora hoteleira e diretora da Governança.com, as principais funções das governantas de hotéis e pousadas são: 

  • Coordenar as atividades de arrumação diária, assim como os responsáveis por cada função como camareiras, zeladores e atendentes;
  • Planejar as atividades de faxina, a fim de manter as áreas de circulação e sociais sempre em bom estado de higiene, conservação e limpeza;
  • Fornecer uniformes para todos os funcionários do hotel;
  • Ser responsável pela rouparia, enxoval, lavanderia e das atividades do setor de costura;
  • Providenciar serviços de manutenção, reparos e consertos em equipamentos, móveis e utensílios.

A governanta hoteleira também é responsável por tarefas que fazem parte da rotina administrativa do estabelecimento, como:

  • Organizar compras de insumos, desde equipamentos de limpeza até os materiais para os apartamentos;
  • Cuidar da escala de folga dos funcionários;
  • Realizar a inspeção do trabalho realizado;
  • Cuidar do treinamento da equipe;
  • Fazer o controle de chaves ou cartões magnéticos;
  • Controlar a seção de achados e perdidos;
  • Controlar o estoque, orçamentos e os custos.

Motivos para investir no setor de governança hoteleira

Geralmente, o departamento de governança hoteleira fica escondido nos hotéis e os profissionais que fazem parte dele quase não são notados, a não ser que haja algum problema. Mas não é por isso que ele é menos relevante, sendo de extrema importância para o sucesso do seu meio de hospedagem.

Por esse motivo, é preciso capacitar os profissionais dessa área de forma contínua. O seu hotel deve se preocupar em desenvolver essa cultura de valorização do profissional da área de governança. Dessa forma, isso irá se refletir na excelência do atendimento e na satisfação dos hóspedes.

O mercado de governança busca e valoriza muito os profissionais que estão se qualificando com essa visão operacional, mas também tecnológica. É esse nível de profissionalização que a governança hoteleira precisa alcançar. O profissional deve ser completo tecnicamente e um excelente líder.

Na hora de contratar os colaboradores para a sua equipe de governança, não basta apenas olhar a experiência, é importante analisar o comportamento e a postura dos candidatos. 

Algumas das competências humanas mais importantes nesse sentido são:

  • Atitude;
  • Proatividade;
  • Gostar de lidar com pessoas;
  • Gostar de servir.

Se os colaboradores tiverem essas competências desenvolvidas, as habilidades técnicas e operacionais serão assimiladas rapidamente. E cabe a você, amigo hoteleiro, entendendo a importância desse setor, investir em capacitações para que o seu funcionário proativo e servidor, se torne, também, um excelente profissional técnico.

Como escolher o perfil ideal de governanta de hotéis

Cordialidade, liderança, proatividade, senso crítico, alto nível de organização e comprometimento são características muito requisitadas para quem deseja exercer o papel de governanta de hotéis ou pousadas. Esse profissional será um grande gestor de processos, pessoas e de custos.

Estão sob o comando da governanta de hotel a equipe de camareiros, atendentes e zeladores e cabe a ela mais uma importante missão: mantê-los motivados e dedicados a proporcionarem o mais limpo, bonito e aconchegante lugar para os hóspedes. 

Para isso, a governanta deve oferecer reconhecimentos e feedbacks frequentemente  para os seus colaboradores, deixando-os mais confiantes e conscientes de que o trabalho de cada um é o carinho que o hóspede sente quando abre a porta do quarto.

Segundo Dantas, para que haja uma gestão profissional eficiente na governança é imprescindível definir com clareza e objetividade qual será a produtividade que a sua equipe deve executar.  

O time de profissionais dessa área deve ter  total ciência de que eles são capazes de realizar todas as tarefas com eficiência dentro da jornada de trabalho. Sabendo disso, é possível desenvolver processos claros e precisos, evitando assim o retrabalho da equipe. 

Uma boa gestão profissional de governança hoteleira é fundamental para que a empresa consiga realizar um excelente atendimento, conquiste alto nível de satisfação dos hóspedes, o que influenciará novos clientes através de reviews deixados em canais de reservas como Tripadvisor, Booking.com, Trivago, Google e muitos outros.

A transformação digital no setor de governança hoteleira

A transformação digital na governança hoteleira otimiza e facilita a vida dos gestores e colaboradores do meio de hospedagem. Através de um sistema para hotéis e pousadas (PMS) é possível integrar a governanta a todas as outras esferas do hotel, desde a recepção até o setor de reservas.

Dentre as várias funções de um sistema PMS podemos destacar a otimização do controle de custos e estoque de um hotel ou pousada. Como já abordamos aqui, o setor de governança consome uma grande quantidade de suprimentos e é o responsável pela reposição dos itens utilizados pelos hóspedes, a exemplo de amenities (sabonetes, shampoos e outros) e produtos disponíveis no frigobar.

Um sistema de gestão hoteleira, portanto, é perfeito  para controlar o estoque e o consumo de forma precisa e automatizada, permitindo ao gerente do hotel ou o responsável pela governança, observar o que vem sendo consumido, e assim realizar de maneira antecipada a reposição dos itens.

Outro ponto que pode ser controlado através do software de gestão hoteleira é o gerenciamento de limpeza dos apartamentos. Como a governança exige muitos colaboradores, fazer a gestão de tantas pessoas é um desafio e qualquer erro pode gerar uma grande insatisfação na experiência de hospedagem do seu cliente.

Um PMS para hotel ou pousada, distribui automaticamente e de forma igualitária, a escala de limpeza dos apartamentos para as camareiras, por meio de um aplicativo para governança, combinando dados de check-in e check-out. Seguindo esse ritmo, a governanta e a recepção recebem confirmações dos quartos que já estão limpos, relatórios de produtividade e observações sobre possíveis manutenções de apartamentos e equipamentos.

Dessa forma, o seu meio de hospedagem assegura o controle do tempo de serviço dos colaboradores, mantendo a rotina do hotel funcionando perfeitamente e garantindo a satisfação plena dos seus hóspedes.


Agora que você já viu como a governança em um hotel vai muito além da operação, sendo capaz de ganhar destaque nos resultados, se bem estruturada e conduzida, invista em pessoas qualificadas e em um bom sistema de gestão hoteleira (PMS), o que irá otimizar recursos e aumentar a produtividade de toda a sua equipe.

Quer automatizar seus processos e ter uma gestão mais eficiente do seu hotel ou pousada?
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Originalmente publicado em 25 de junho de 2021.

    Jornalista e produtora de conteúdo há 12 anos.

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!