Como a automatização hoteleira pode aumentar a produtividade da sua equipe

Hotéis e pousadas que investem em automatização hoteleira já colhem os frutos de benefícios relacionados a um salto de produtividade e ao  aumento no nível de satisfação dos seus hóspedes. 

Não importa se o empreendimento é de pequeno ou grande porte, é crescente no segmento hoteleiro a necessidade de implementação de  sistemas capazes de otimizar processos e aprimorar o  fluxo de informações entre os departamentos. 

O que são  softwares de gestão hoteleira?

Os softwares de gestão hoteleira, também chamados de PMS, são sistemas desenvolvidos com o intuito de automatizar tarefas que até então eram realizadas manualmente por funcionários de hotéis e pousadas.  

Conversamos com Cláudio Azevedo, CEO da App Sistemas, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software para hotelaria do país.  Ele destacou os benefícios que o hoteleiro tem ao automatizar as tarefas do seu empreendimento. 

A padronização de procedimentos  e redução do Índice de erros são algumas das vantagens de automatizar hotéis.  

Automatização hoteleira favorece controle de processos

Ao implementar um sistema de automatização hoteleira, é possível equipar departamentos com soluções que irão facilitar o desenvolvimento de tarefas diárias da equipe. 

Ou seja, o resultado é o aumento da produtividade dos funcionários, que deixam de realizar tarefas corriqueiras manualmente. Dessa forma, a equipe passa a concentrar forças na melhoria da qualidade do atendimento aos hóspedes. 

Departamentos  beneficiados

Veja algumas áreas  do seu hotel que podem ser impactadas positivamente com a automatização dos processos hoteleiros:  

  • Governança     

Cláudio Azevedo explica que o setor de Governança é um dos que mais podem ser beneficiados quando o hotel investe em recursos tecnológicos.  De acordo com ele, o uso da tecnologia permite ao  gestor ter o controle do trabalho e da produtividade de sua equipe. 

“De forma automática, em tempo real, é possível, saber, por exemplo, quais apartamentos estão sujos, limpos ou aguardando inspeção”, explica. 

Com a camareira eletrônica, é possível acessar informações sobre a situação de cada apartamento. Dessa forma, os funcionários  têm acesso a  um check-list de atividades, podendo lançar o consumo do frigobar remotamente.

Ao iniciar e finalizar os trabalhos, a recepção tem a visualização direta do status do apartamento, agilizando novos check-ins.  

  •   Bar e Restaurante

Os softwares de gestão hoteleira também podem trazer benefícios para o setor de restaurante dos hotéis, um dos mais demandados por hóspedes. 

A comanda eletrônica transforma os garçons em vendedores, que só fazem os pedidos em um smartphone ou tablet. Os cumins só entregam pedidos e limpam as mesas.

Desta forma, o hoteleiro aumenta muito o ticket médio do restaurante e  agiliza o atendimento.

Outra vantagem da automatização é que o hotel  passa a adotar um controle eficiente de gastos dos hóspedes.

A  digitação manual, mais sujeita a erros, dá lugar a um registro de pedidos eletrônico. Assim  evita-se contratempos como perda de comanda e erros de cadastros manuais de produtos.

Com a ordem de preparo imediata, o  setor ganha mais agilidade na cozinha e também no fechamento das contas. O resultado desse esforço é refletido na redução de eventuais insatisfações dos hóspedes. 

  • Departamento de vendas 

O momento da reserva é, por muitas vezes, o primeiro contato do hóspede com o hotel.  A automatização hoteleira pode tornar essa etapa mais simplificada, livre de burocracias que podem comprometer a conversão. 

Softwares de gestão hoteleira otimizam a jornada de compra do seu hóspede facilitando a coleta de dados. Todas as informações são repassadas automaticamente para o departamento de vendas. 

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Integração com motor de reservas

    Outra  vantagem de automatização de processos é quando o software de gestão funciona integrado ao motor de reservas e gestor de canais. 

    A integração facilita a vida do departamento de vendas, que passa a contar com a sincronização de disponibilidade de apartamentos e a importação de reservas para o PMS.

    “ Essa integração é importante, pois o motor de reservas é o meio mais rentável de vendas, já que  diminui muito o trabalho manual e não está sujeito às altas taxas de outros canais, como as OTA´s”, explica Azevedo.   

    Melhoria da experiência do hóspede

    O  investimento em automatização hoteleira melhora significativamente a experiência do hóspede em todas as etapas da estadia. 

    Com automatização dos processos, o hóspede reserva,  confirma e faz o pagamento de sua estadia de maneira prática pelo motor de reservas Esse processo agiliza  o check-in no hotel, já que todas as informações ficam registradas. 

    A automatização também  facilita o check-out, reduzindo tempo de espera e acabando com as indesejáveis filas que tanto geram reclamações. 

    Em resumo, a implementação de sistemas que automatizam as tarefas de hotéis e pousadas garantem mais agilidade no atendimento e simplificam processos burocráticos.  Esses aspectos influenciam diretamente no nível de satisfação dos hóspedes!

    Automatização de tarefas impulsiona boas práticas de hospitalidade

    Ao investir em  automatização, o gestor de hotéis desafoga sua equipe, deixando os colaboradores livres para focar na melhoria da qualidade do atendimento e na conversão de novos hóspedes. 

    “ É preciso impulsionar a hospitalidade, fazer a vida do hoteleiro cada vez mais fácil para que ele se dedique a atender cada vez melhor os seus hóspedes”, defende Cláudio Azevedo. 

    Por muito tempo, trabalhadores do ramo hoteleiro temiam pelo processo de automatização do setor.  Isso porque pensava-se que, com o advento da tecnologia, haveria aumento do índice de desemprego. 

    Ledo engano! 

    Sabemos que o uso da  tecnologia é  importante para aumentar o nível de satisfação do hóspede. Mas os  funcionários ainda  são os grandes responsáveis por oferecer experiências únicas aos seus clientes. 

    Por isso, nunca esqueça: a cordialidade, simpatia e a boa vontade para receber ainda são um dos principais aspectos notados por quem se hospeda em seu hotel ou pousada.

    Esses diferenciais ainda são um dos pontos mais avaliados em reviews onlines.

    Conclusão

    Amigo hoteleiro, por aqui você viu o quanto a automatização das tarefas do seu hotel pode ajudar na gestão do seu empreendimento.

    Também mostramos exemplos de setores que podem ser impactados positivamente com a simplificação de tarefas, que deixam de ser realizadas manualmente. Tudo isso aumenta a disponibilidade de sua equipe para atender melhor seus hóspedes. 

    E aí, tá convencido dos benefícios e quer automatizar as rotinas do seu hotel? 

    Diversas empresas de tecnologia oferecem apresentações gratuitas de soluções de automatização hoteleira.

    As opções são diversas, a exemplo de PMS, motor de reservas, gestor de canais, sistema de fidelidade e outros. 

    Converse com um consultor e saiba mais

    Jornalista e produtor de conteúdo especializado em tecnologia hoteleira

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    Curta nosso Facebook

    Facebook Pagelike Widget
    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!