Black Friday na hotelaria: descubra o que fazer para vender mais

Black Friday na hotelaria

A black friday na hotelaria se configura como oportunidade para aplicar as melhores estratégias de vendas e não é de agora.

O mês de novembro se aproxima e, com ele, uma das temporadas mais esperadas para o comércio: a Black Friday. A data, que sempre representou o dia de promoções inaugurais para os festejos do Natal, nos Estados Unidos, foi incorporada ao calendário comercial no Brasil e representa um dos momentos mais aguardados para concluir as metas de vendas do ano. 

Já aguardamos o comércio eletrônico atualizar suas promoções para comprar produtos com preços mais em conta. 

No entanto, não são apenas as lojas online que podem se beneficiar desse evento, pousadeiros e hoteleiros também podem aproveitar essa oportunidade para atrair novos hóspedes e aumentar suas reservas. 

Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias eficazes para que pousadas e hotéis tenham sucesso nesta temporada e impulsione as vendas em um dos momentos mais esperados no finalzinho intenso de datas comerciais do ano. 

Continue a leitura e confira!

1. Planeje com Antecedência

Como já trouxemos diversas vezes no nosso blog, as tarifas aplicadas em promoções, descontos e pacotes especiais, devem fazer parte do seu planejamento desde o início do ano para evitar riscos financeiros e garantir uma boa receita.

Depois de tudo organizado, é hora de planejar quando os preços e pacotes especiais serão aplicados e uma ótima oportunidade para alcançar as metas do ano tem sido a Black Friday na hotelaria.

Comece a se preparar com pelo menos um mês de antecedência para divulgar, alterar o visual do seu site, motor de reservas e destaques nas OTA’s.  

Para controle da gestão e alinhamento de expectativas, defina metas claras, como o número de quartos que deseja ocupar e a receita que deseja gerar durante o evento.

2. Ofereça Descontos Atraentes

A Black Friday é sinônimo de descontos, por isso os hóspedes já esperam tarifas especiais para reservarem durante esse período. 

Certifique-se de que seus descontos são atraentes o suficiente para chamar a atenção, mas ainda assim permitem que você tenha lucro.

Sabe como? Investigando em todos os setores do seu meio de hospedagem os gastos e possibilidades de redução de custos para precificar uma promoção da melhor forma possível.

Essa estratégia é conhecida como Revenue Management (RM), que nada mais é do que a gestão de receitas do seu negócio. É uma prática muito indicada para ajuste de preços com base na demanda, no histórico de vendas, em eventos sazonais, em condições de mercado e em outros fatores.

Se você faz com frequência e isso te demanda muito trabalho, saiba que já existem ferramentas de inteligência artificial na hotelaria para automatizar todo esse processo. 

Um processo que os robôs dos nossos parceiros da Beebook e Voa Hotéis fazem com agilidade e assertividade para simplificar sua gestão cada vez mais e como também te ajuda a aumentar o faturamento do seu meio de hospedagem.   

Se quiser saber mais sobre esse tema, acompanhe abaixo um bate-papo exclusivo que fizemos Eduardo Mendes, CEO da Voa Hotéis, e Christiano Penna, CEO da Bebook, para discutir tópicos cruciais, como Revenue Management System (RMS), Custo de Diária, Rate Shopper e muito mais. Acompanhe abaixo: 👇

3. Promova Antecipadamente a Black Friday na Hotelaria

Já falamos sobre estratégias e antecipação e como é crucial dar tempo de consideração para o viajante planejar, organizar e decidir sobre destino e opções de estadia.

Especialmente por que, de acordo com pesquisa realizada pela Neotrust, 22% dos consumidores brasileiros iniciam suas buscas por interesses um mês antes da data.

Por isso, não espere a Black Friday chegar para começar a promover suas ofertas. Utilize todos os seus canais de vendas como redes sociais, sites e até mesmo envie e-mails para comunicar clientes novos e o mais fiéis deles. 

Ainda mais que, segundo levantamento do Google, as marcas que garantem sua presença desde o início da exploração do cliente têm 30% de chance de serem lembradas no ato da compra. 

Quanto mais cedo você começar a divulgar suas promoções, maior será o interesse gerado.

Dessa maneira, utilize cupons com preços especiais, desconto progressivo, promoções para clientes que já fazem parte da comunidade para iniciar como chamariz para o início das promoções. 

Muitas vezes, esse é o momento ideal para vender pacotes para a baixa temporada, com desconto. Ao oferecer pacotes de acomodação com preços promocionais, os meios de hospedagem têm a oportunidade de atrair visitantes durante períodos tradicionalmente menos movimentados.

4. Otimize seu Site para Dispositivos Móveis

Black Friday na hotelaria

A partir de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, muitos consumidores tiveram que trazer suas atividades diárias para o ambiente doméstico.

Nesse contexto, as compras online ganharam cada vez mais destaque, mesmo entre aqueles que anteriormente tinham hesitação em fazê-las.

Com a pandemia, ficou evidente que a digitalização acelerou tanto para os consumidores quanto para os vendedores.

Muitos viajantes usam seus dispositivos móveis para pesquisar e reservar acomodações. 

Com isso, se certifique de que seu site seja responsivo, com um motor de reservas eficaz e integrado, que auxilia no aumento das vendas e oferece uma experiência de reserva fácil e rápida em dispositivos móveis. 

Essa estratégia pode aumentar significativamente suas chances de conversão.

5. Invista em Marketing Digital

Considere a possibilidade de investir em campanhas de marketing digital direcionadas para a Black Friday. 

Isso pode incluir publicidade paga, como anúncios no Google e nas redes sociais, para alcançar um público mais amplo.

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para atrair hóspedes durante a Black Friday na hotelaria

Por isso, crie conteúdo interessante e envolvente relacionado às suas ofertas e compartilhe-o em suas contas nas redes sociais. Lembre-se de utilizar hashtags relevantes, como #BlackFridayHotel, para aumentar a visibilidade, entre outros detalhes.

E, em caso de encontrar dificuldade para construir sua estratégia de marketing para hotéis, conheça aqui práticas eficientes de atrair mais hóspedes para seu hotel com marketing digital hoteleiro.  

Seja para conquistar o viajante no momento em que ele pesquisa seu destino, aumentar o alcance das publicações do seu hotel ou pousada nas redes sociais mais relevantes e, ao mesmo tempo, gerar um maior engajamento por meio da criação de conteúdo personalizado. 

A Foco Tecnologia e Marketing conta com uma equipe especializada pronta para te auxiliar.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    6. Ofereça Benefícios Exclusivos para Clientes Fiéis na Black Friday para Hotelaria

    Black Friday na Hotelaria

    Recompensar clientes fiéis é uma estratégia inteligente e deve fazer parte das práticas de todo e qualquer empreendimento comercial. 

    E recentemente, muitas empresas têm feito ações de criação de comunidade, que começam a partir da fidelização de clientes com clubes de benefícios, de fidelidade para engajar clientes em torno dos serviços que você oferece. 

    A utilização de e-mail marketing é uma importante aliada nas estratégias de Black Friday na hotelaria. Com ela, é possível personalizar as ofertas de acordo com as preferências individuais dos clientes. Ao analisar o histórico de reservas e preferências de cada cliente, os hoteleiros podem enviar cupons exclusivos que atendam às suas necessidades específicas.

    Essa abordagem personalizada não apenas aumenta a relevância das ofertas, mas também demonstra um compromisso genuíno em proporcionar experiências sob medida para cada hóspede.

    Assim, apresente benefícios exclusivos para aqueles que já se hospedaram em sua pousada ou hotel anteriormente. Isso pode incentivar a fidelidade e atraí-los de volta durante a Black Friday.

    Além de descontos, pense em incluir benefícios extras, como café da manhã gratuito, estacionamento ou late check-out. Esses benefícios podem tornar sua oferta ainda mais atraente.

    Nesses casos, ferramentas com o aplicativo do hóspede, o Foco Pass, auxiliam o hoteleiro na construção da melhor experiência para o hóspede durante a estadia dele no seu hotel ou pousada. 

    Com ele, você centraliza serviços como pré-check-in e check-in online para seus hóspedes, acesso à localização dos principais pontos turísticos, senha do Wi-Fi e até cardápio digital. 

    Além de descontos nos principais restaurantes do seu destino e promoções exclusivas para que seus hóspedes vivenciem experiências incríveis no seu destino.

    7. Esteja Preparado para o Volume de Reservas

    Lembre-se de que a Black Friday pode gerar um grande volume de reservas em um curto período de tempo. 

    Certifique-se de que sua equipe esteja preparada para lidar com a demanda extra e que você tenha disponibilidade suficiente.

    Claro, que sem um sistema de reservas que possibilite ter acesso a todas as informações necessárias para o controle e gestão de tarifas vai simplificar e muito atender o volume de reservas da Black Friday na hotelaria de forma assertiva. Não é mesmo?

    O melhor software para hotéis vai garantir que consegue ter clareza para analisar o status de disponibilidade das reservas, editar preços e realizar ações integradas com seu gestor de canais de vendas e PMSs. 

    E independentemente de onde estão chegando as reservas, você tem controle, vai ganha mais produtividade na sua rotina e ainda evitar o risco de overbooking e erros manuais em um momento que requer bastante atenção e praticidade da gestão, 

    Garanta que todos os sistemas hoteleiros integrados em um único software e execute uma Black Friday tranquila e lucrativa. 

    8. Acompanhe a Concorrência

    Não se esqueça de monitorar o que seus concorrentes estão fazendo durante a Black Friday na hotelaria

    Analisar a concorrência deve ser um comportamento constante, ainda mais em datas especiais propícias para vendas. Um exercício que pode ajudar a ajustar suas ofertas e garantir que você esteja competitivo no mercado.

    Nesse sentido, observar o seu concorrente te ajuda a entender e adaptar suas ofertas para atender às demandas atuais e tendências de viagens podem mudar rapidamente. 

    Esteja sempre atento às últimas tendências e às preferências dos viajantes para você sair na frente também durante a Black Friday.

    9. Ofereça Flexibilidade nas Reservas

    Alguns viajantes podem não ter datas específicas em mente ao procurar por ofertas na Black Friday e entregar flexibilidade para fazer reservas permite que os clientes escolham datas de check-in e check-out que se ajustem às suas agendas e necessidades, neste caso, o foco é o aumento das vendas na data especial.

    Quando os hóspedes têm a opção de alterar ou cancelar reservas sem penalidades, eles são mais propensos a fazer reservas antecipadas, o que é benéfico para a receita do hotel.

    Além de ganhar uma boa reputação e resultar em avaliações positivas, como também a flexibilidade pode ser um diferencial e marcar seu meio de hospedagem como o estabelecimentos que oferecem políticas de cancelamento amigáveis, nesses momentos.

    Por fim, ofereça flexibilidade nas datas de reserva, se possível, com o intuito de atrair um público mais amplo.

    Pertinente, não é mesmo?!

    10. Monitore e Meça os Resultados da Black Friday na hotelaria

    Black Friday na Hotelaria

    Após a Black Friday, é crucial analisar e medir os resultados de suas campanhas. Isso ajudará você a entender o que funcionou e o que precisa ser ajustado para futuras promoções.

    Lembre-se de que a Black Friday na hotelaria é uma oportunidade única para impulsionar suas reservas e atrair novos hóspedes. 

    Com o planejamento adequado e estratégias de marketing eficazes, você pode aproveitar ao máximo esse evento e garantir o sucesso do seu negócio hoteleiro. Comece a se preparar agora e esteja pronto para receber um grande número de hóspedes durante a Black Friday.

    E para garantir o crescimento das suas reservas durante todo o ano conte com o melhor software hoteleiro do mercado. Fala com a gente!

    Agende uma Consultoria Gratuita
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      Deixe uma resposta:

      Seu endereço de e-mail não será publicado.

      Sliding Sidebar

      SIga-nos no Instagram

      Receba nossa Newsletter
      Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!