Gestão hoteleira: veja a importância da área para manter o bom funcionamento de um hotel

Dicas valiosas podem otimizar totalmente seu negócio.

Como em qualquer outro tipo de negócio, uma ótima gestão é essencial para que a produtividade e a sintonização de profissionais em cada etapa de trabalho sejam efetivas na empresa. No setor hoteleiro, não é diferente: faz-se necessária uma gestão que leve em consideração todos os processos do negócio – desde a reserva de quartos, os tipos de serviços que o cliente escolhe e/ou tem direito a receber até o check-out. Um dos grandes desafios para a gestão hoteleira, no entanto, é um foco mais atento à experiência do cliente, para que o hóspede esteja plenamente satisfeito com o serviço. 

O principal fato que envolve uma ótima experiência do hóspede é, sem dúvidas, a questão orçamentária quanto ao controle de custos, além de se certificar de que o atendimento esteja de acordo com os padrões de qualidade que o hotel pretende, com funcionários qualificados, o que, no fim do dia, também demanda um bom balanço financeiro das contas, para oferecer um bom salário para os funcionários. Algumas dicas, no entanto, são valiosas para você conseguir otimizar os processos do seu negócio e ainda conseguir equilibrar as contas. Confira!

Invista em uma equipe amplamente qualificada

Um dos pilares de uma ótima gestão hoteleira é a qualificação de seus funcionários, com uma equipe comprometida a ser a melhor possível dentro dos valores que a empresa prioriza. É interessante também a empresa oferecer qualificação técnica aos funcionários quando possível. Isso auxilia, tanto na gestão de pessoas do hotel, quanto no próprio desenvolvimento sustentável.

Ferramentas de otimização       

Uma boa gestão hoteleira utiliza ferramentas de otimização que sejam ágeis e eficientes. Existem softwares muito bem recomendados para esse tipo de serviço, com foco em hotéis, inclusive economizando tempo no atendimento do cliente, como ferramentas que oferecem atendimento em outras línguas, para auxiliar o hóspede com algumas informações.

Aqui na Foco Tecnologia e Marketing o hoteleiro encontra todos os sistemas integrados em um único software para pousadas e hotéis. São tecnologias como: motor de reservas, gestor de canais, software de pagamento (Foco Pay), gestão hoteleira e muitos outros sistemas sob medida para o seu negócio, que além de aumentarem a produtividade dos seus colaboradores, irão te ajudar a fidelizar seus preciosos hóspedes.

Uma boa equipe de gestão hoteleira deve estar atenta a tudo – desde coisas mais simples, como situação dos móveis das áreas compartilhadas e dos quartos, metais sanitários, elevadores, portas, etc., até questões mais complexas, como toda a logística administrativa. Com uma ferramenta de otimização, você modernizará a empresa e tornará todo o atendimento mais efetivo.

Foque na recepção dos hóspedes

Não dizem que a primeira impressão é a que fica? Isso tem um fundo de verdade, sobretudo quando se trata de hotéis. Por isso, invista no primeiro contato com o cliente para que seja uma ótima experiência. Os funcionários e a empresa devem, em primeiro lugar, mostrar respeito ao hóspede, principalmente no momento de reclamações ou críticas – estar com absolutamente tudo pronto para o check-in também é essencial. Oferecer “mimos” aos clientes e decorar o hotel de maneira cuidadosa também impactam na experiência do cliente.

Faça uma boa gestão financeira

Jamais se esqueça de que as contas precisam estar em dia e equilibradas. Por isso, na sua gestão hoteleira, estude detalhadamente os momentos de altos e baixos do negócio, coordenando o quanto de clientes vem nas temporadas do ano para equilibrar exatamente os custos. Também prefira estabelecer todo o controle de gastos em planilhas ou softwares próprios para controle de contas.

Por Aline Reis

Link Builder – Agência Conversion

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!