Novas experiências: O Airbnb para hoteleiros no Brasil

O Airbnb é uma empresa que se originou em 2008, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco, na Califórnia, onde ofereciam colchões e café da manhã.

Logo após o sucesso da primeira hospedagem, a empresa mudou o nome para Airbnb, que é a sigla para Air Bed & Breakfast. Desde então, tornou-se uma plataforma de aluguel de hospedagens que abrange mais de 500 mil anúncios em mais de 35.000 cidades e 192 países. Hoje o Airbnb é a maior plataforma de anúncios de imóveis residenciais, busca e reserva de hospedagens.

Em fevereiro de 2018, o Airbnb passou a incluir hotéis boutique e pousadas em sua plataforma, estabelecendo uma boa comunicação com o setor de hotéis. Esse foi um passo fundamental para fazer com que hoteleiros investissem em tecnologia e marketing, pois a partir de então um novo e grande canal de reservas permitia a distribuição de tarifas e disponibilidade para estabelecimentos que tem como objetivo oferecer experiências únicas para os futuros hóspedes da plataforma.

A tecnologia que a plataforma Airbnb provém veio para facilitar o trabalho manual e evitar erros humanos, além de simplificar o processo de gerenciamento das reservas, que em outros serviços do segmento acaba sendo demorado e complexo.

A ideia surgiu com o intuito de criar uma maior facilidade para hóspedes que não possuem tanta afinidade com o meio digital e necessitam de um atendimento mais próximo do ‘anfitrião”, visto que o ambiente de busca simplificado permite realizar reservas com poucos cliques, de forma intuitiva e ainda trocar mensagens com os responsáveis pelos estabelecimentos.

É nítido também a preocupação em contemplar tipos de públicos diversos, agradando tanto aqueles que não renunciam a um quarto sempre arrumado, café da manhã pronto, cama posta e o conforto exclusivo de um hotel personalizado, até aqueles que buscam maior contato com a natureza, simplicidade no dia a dia e experiências únicas em sua hospedagem.

No entanto, o Airbnb tem vários critérios a serem seguidos para incluir os hotéis e pousadas na sua plataforma, entre elas estão: design dos quartos, boa localização, atendimento personalizado, fotos com boa qualidade, meios de interação com o hóspede, conexão entre o anfitrião e o convidado, entre outros.

Ficou interessado para saber se a sua hospedagem, pousada ou hotel atende aos critérios? Para ficar por dentro, acesse o link e saiba mais sobre os padrões do Airbnb.

Experiências Únicas com o Airbnb

O principal ponto positivo do Airbnb não é só oferecer casas, villages, apartamentos, chalés, cabanas, casa na água, hotéis ou pousadas, mas sim experiências únicas para seus hóspedes vivenciarem o seu mundo da melhor maneira.

O modelo preza tanto por experiências positivas que lançaram o programa de viagens “Viva em Qualquer Lugar no Airbnb”, onde propõem à 12 participantes de diferentes países tornarem o mundo, a sua casa, vivendo aventuras ao estilo nômade, e a melhor parte, tudo por conta do Airbnb.

Durante o programa, os participantes vão documentar a experiência em cada hospedagem, com o objetivo de ajudar a mapear as melhores categorias de acomodações para cada perfil de hóspede através da segmentação dos principais benefícios de cada estilo de vida.

Já as experiências online que podem ser acessadas na plataforma do Airbnb e permitem uma conexão entre hóspedes e anfitriões, seja cozinhando, fazendo aula de música, meditando, em cursos de fotografias e muito mais. E para que a comunidade se motive a interagir, é possível ganhar dinheiro compartilhando as suas melhores experiências, tudo isso de forma rápida, prazerosa e simples. É válido ressaltar que todas as Experiências do Airbnb têm qualidade verificada por moderadores.

Agora que já entendemos como essa empresa pode proporcionar tanto aos seus hóspedes, abaixo ficam algumas dicas  para você vender  no Airbnb.

4 dicas para você vender no Airbnb

1- Escolha uma foto de capa incrível

Nada melhor do que atrair seu hóspede com uma boa foto, né? Use fotos bonitas, com uma boa qualidade, busque um enquadramento que favoreça todo o seu ambiente, dê preferência as fotos com a luz do dia, por fim, não esqueçam de mostrar todos os espaços dentro e fora do ambiente. Lembre-se, suas fotos estão expostas para atrair os hóspedes antes de finalizar uma reserva.

2- Use título estratégico

O título é importante! Por isso, crie um que chame atenção de forma positiva, não muito longo, mas que consiga mostrar os pontos fortes da sua acomodação. Lembre-se, é através do título que seu hóspede tem interesse no produto. 

3 – Faça uma boa descrição

Escreva um pequeno resumo sobre a sua acomodação, fale sobre os cômodos, a localização, mostre o que há de melhor por perto, destaque facilidades e pontos turísticos. Portanto, conte a história do seu ambiente de forma atrativa e dinâmica.

4 – Busque conexão com seu hóspede

O hóspede do Airbnb preza por uma boa conexão. Por isso, facilite o processo de reserva, busque responder rapidamente às dúvidas e pedidos de reserva, mostre que você é um anfitrião atencioso e acolhedor, que se preocupa com o hóspede, seja do momento inicial até a pós reserva.

Agora que você já sabe as vantagens de anunciar no Airbnb, vamos entender um pouco de como acontece a integração com a Foco Tecnologia e Marketing, e os benefícios de ter o Channel Manager.

O Channel Manager é uma ferramenta de controle e gerenciamento de dados para venda de reservas em múltiplos canais. Através do gestor de canais para hotéis e pousadas, você torna-se capaz de controlar a quantidade de unidades disponíveis, valores de tarifas, pacotes, bloqueio de quartos e outras diversas funções em um único lugar, em tempo real, de qualquer dispositivo, sem precisar alimentar vários calendários manualmente com os mesmos dados.

Com bastante facilidade você consegue preencher as suas tarifas, disponibilidades, restrições e vê-las espelhadas nas OTA’s e operadoras conectadas. É um ambiente de fácil acesso, que permite que você faça todas as operações diretamente na Extranet da Foco, que agora se tornou parceira oficial do Airbnb no Brasil.

Agora vamos listar 6 benefícios do nosso Channel Manager.

  • Diminuir a taxa de overbookings
  • Agilidade para alterar informações em múltiplos canais de venda
  • Conter a quantidade de erros humanos
  • Integração rápida das reservas entre motor, gestor de canais e pms
  • Aumento de rentabilidade para os hoteleiros
  • Ambiente fácil e intuitivo

Você já é nosso cliente e ficou interessado na conexão com o Airbnb? Realize o seu cadastro através do link e depois agende a sua conexão gratuita com o nosso time de especialistas. O cadastro é rápido, online e bem intuitivo.

Ainda não é cliente da Foco? Aproveite agora e garanta uma consultoria gratuita com o nosso time de especialistas.

Estamos esperando por você.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!