Camareira: qual o papel desses profissionais  na hotelaria?

Camareira: conheça as funções do cargo

Imagine a sensação de bem-estar quando você entra em um quarto todo limpinho e cheiroso, em qualquer lugar por onde vá ou passe. Em hotéis e pousadas, entre outros meios de hospedagem, a camareira é o profissional responsável por deixar tudo organizado e aconchegante para que os hóspedes curtam a estadia no maior conforto.

Mas você sabe mesmo como funciona o dia a dia de uma camareira de hotel? O que precisa para atuar na área, os cursos, salários e as boas práticas, cobradas para o manter a excelência nos serviços deste colaborador?

Talvez o que vamos falar aqui não seja uma informação nova para você, hoteleiro. 

No entanto, se manter consciente das atividades desses profissionais é fundamental para capacitá-los e contratar pessoas dispostas a entregar o melhor de si e se desenvolver na carreira de hotelaria. 

Sabia? 

Por isso, trouxemos uma notícia muito boa para você.   

No artigo de hoje, nós contemplamos todas as funções e necessidades deste profissional.

E você vai conferir um manual da camareira, ou seja, tudo o que precisa saber sobre os serviços, suas atribuições, plano de carreira e até o que não deve ser feito no dia a dia da profissão.

Continue a leitura para avaliar as dicas incríveis que separamos neste texto.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    O que faz uma camareira?

    Acreditamos que este é um profissional que mais se conhece como atua.

    Porém, vamos explicar aqui onde e como esses colaboradores trabalham e você poderá entender o alto grau de contribuição das atividades dessa que é uma parte importante dentro do funcionamento do seu hotel.

    Dito isso, vale ressaltar que a camareira é integrante da operação do setor de governança de um meio de hospedagem, que, por sua vez, é um dos departamentos da engrenagem de um hotel.  

    Assim, como dito anteriormente, as atividades das camareiras são: arrumação, limpeza e organização dos quartos e área externas.

    Mas em hotéis ou pousadas de menor porte, esses profissionais podem acumular tarefas de lavanderia, higienização dos enxovais e uniformes ou auxílio na limpeza da cozinha.

    Mais especificamente, listamos as principais atividades, veja:

    Limpeza e arrumação dos quartos e áreas comuns 

    Essa função é o processo de higienização dos quartos de hotel durante a estadia do hóspede, o que pode ser considerado uma manutenção da limpeza do ambiente.

    Dessa maneira, seu cliente retorna ao quarto com tudo novo e limpinho para o conforto e descanso de férias ou de um dia de trabalho. 

    Esta etapa inclui a retirada de lixo, reposição de itens, troca de rouparia e enxovais, como toalhas, lençóis e cobertores. 

    Limpeza dos quartos entre reservas 

    Neste momento, a camareira faz a limpeza do quarto ou confere se o espaço está preparado, limpo e arrumado para receber o próximo hóspede.

    Se houve troca de enxoval, limpeza dos banheiros e até a manutenção ou inclusão de amenities nos banheiros. 

    Recolher objeto que, por ventura, os hóspedes esqueceram

    Vale ressaltar que diante da possibilidade do hóspede esquecer algum pertence no quarto durante a estadia.

    O que acontece com frequência, e também vale criar um protocolo para devolução, uma tarefa da gestão do meio de hospedagem.

    Mas a função de coletar o objeto é da camareira do hotel. Até pela relação direta e de rotina com os ambientes do hotel, fica muito mais fácil delegar esta função ao profissional.  

    O que uma camareira não pode fazer?

    Neste artigo, achamos importante trazer também quais os comportamentos não são permitidos para uma camareira.

    A conduta deste profissional precisa ser de respeito entre toda a equipe e clientes, que devem ser tratados por senhor ou senhora, com a intenção de mostrar respeito e interesse, sem usar gírias ou posturas que denotam intimidade.

    Perfis de gentileza e educação devem ser destacados e jamais poderá se dirigir ao hóspede com rispidez ou indiferença, e não demonstrar predileção por clientes específicos.

    Todos devem ser tratados da mesma maneira, atenciosa, respeitosa e cordial..

    Ao mesmo tempo, o profissional tem acesso a todas as áreas do hotel, inclusive seu local de trabalho no estabelecimento, o quarto.

    Espaço onde há limites também para movimentações, uso e manuseio de produtos.

    Ou seja, a camareira não deve fazer uso pessoal da TV, do telefone do quarto, nem do telefone pessoal, nem do banheiro da suíte dos hóspedes.

    Para utilizar algo da lista citada acima, basta entender o combinado com a governança, que cuida da organização das funções dos profissionais de limpeza e manutenção dos hotéis. 

    Em tese, os limites dos funcionários fazem parte das regras dos hotéis, coordenados pela governanta, que precisa controlar as atividades de forma que todas as áreas sejam cobertas pela limpeza.

    Função que necessita de bastante suporte para realizar uma gestão adequada.   

    Caso a governança prefira gerenciar com melhor assertividade e conceder mais autonomia, como também facilitar a comunicação entre os membros da sua equipe.

    Além de garantir uma análise geral, em tempo real sobre o status das acomodações, para conseguir alocar de forma assertiva os funcionários responsáveis pela organização da cada quarto. 

    Em especial, para seu time de governança gerir todo o operacional do seu hotel ou pousada, vale investir em um sistema de gestão para trazer praticidade na rotina do seu negócio.  

    Quais as principais habilidades para se tornar camareira?

    Geralmente não é esperado um curso técnico para se candidatar à função de camareira. 

    Todavia, são cobrados cursos de camareiras, com cerca de 200 horas de duração, e experiência na área de turismo e hotelaria.

    Com isso, sabemos que para entregar a melhor experiência para seus hóspedes, cabe a você também, hoteleiro, poder proporcionar capacitação profissional para seu pessoal.

    Um processo que favorece a profissionalização no segmento em ângulos não palpáveis como o relacionamento interpessoal, por exemplo.

    Contemplado na sua empresa, o funcionário poderá construir uma melhor e rápida adaptação com toda a equipe do seu hotel ou pousada.

    Além disso, pode valer a pena criar um processo de onboarding, ou seja, uma etapa com o passo a passo, explicando as rotinas do hotel para o funcionário.

    Isso significa promover um tempo para adaptação do funcionamento na empresa, que pode começar logo após a admissão do colaborador.

    Tudo isso, para que o profissional possa embarcar na cultura, maneiras e práticas da sua empresa.

    Essa etapa te auxilia a padronizar a sua operação, governança, comunicação e alinhamento de atividades entre os times.

    Por fim, capacitar a equipe em técnicas de higienização, manipulação de itens, produtos e materiais de limpeza com o foco em segurança e medidas preventivas.  

    Dentro das suas possibilidades, claro, você torna possível o desenvolvimento de pessoas, especialmente da camareira que poderá alçar maiores voos no setor de governança.

    Essas são algumas dicas para camareira de hotel e hoteleiros que desejam crescer ainda mais no ramo. 

    Dessa maneira, investir na qualidade e qualificação do seu negócio como um todo. A parte mais interessante não é mesmo?

    Qual o salário de uma camareira?

    Esses valores dependem do nível de experiência e do porte do hotel.

    Por exemplo, um hotel de luxo ou resort pode ter condições de pagar salários mais altos do que um pequeno meio de hospedagem ou pousada.

    Ainda sim, podemos trazer aqui a informação de que o valor médio do salário de uma camareira varia entre R$1200 a R$2500, em grandes hotéis.

    Contudo, a progressão de carreira e melhores salários vão depender da capacitação pessoal e programas de desenvolvimento interno da empresa.  

    Sobretudo, os passos seguintes, possivelmente serão alçados dentro do setor que já atua, entre cargos e etapas, a ocupação com maior pretensão seria a de governanta de hotel até a gerência. 

    Lembrando que isso vai depender, novamente, do porte e formas de organização de cada hotel ou pousada.  

    Gostou do conteúdo sobre a profissão de camareira?

    Esperamos que você tenha entendido tudo sobre as atividades, importância e responsabilidades de uma camareira de hotel.

    Além de compreender comportamentos, como organização, boa apresentação pessoal, usar sempre o uniforme e manter sempre limpo e em bom estado, esperados para uma profissional da área. 

    Que, também precisam entender a necessidade de participar de treinamentos e capacitações frequentes para se desenvolver na profissão e garantir a realização de um serviço de alta qualidade na empresa que atua.  

    O colaborador deve zelar por seu material de trabalho, que na maioria das vezes, é o carrinho com produtos – de limpeza, amenities, itens de frigobar, roupas de cama e objetos que serão repostos-, e materiais para realizar seu trabalho.  

    Sobre o relacionamento com os hóspedes, devem manter um tratamento formal com hóspedes e ainda manter uma conduta discreta com os funcionários do hotel e prestadores de serviço.

    Soma-se a isso a compreensão de que a camareira desempenha um papel fundamental no setor hoteleiro e a valorização profissional precisa ser parte da construção da cultura da empresa.  

    Citamos no texto a possibilidade de contar com a tecnologia para auxiliar na gestão das atividades de limpeza da sua empresa, hoteleiro.

    Caso tenha dúvidas de como funciona e como esse aporte pode ajudar no seu desenvolvimento, entre em contato e saiba mais.  

    Agende uma Consultoria Gratuita
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      Deixe uma resposta:

      Seu endereço de e-mail não será publicado.

      Sliding Sidebar

      SIga-nos no Instagram

      Receba nossa Newsletter
      Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!