Wifi Marketing: conheça essa poderosa ferramenta e fidelize seus hóspedes

Não é novidade que o wifi é um recurso esperado em qualquer ambiente. Por isso, oferecê-lo de forma gratuita é uma forma de preencher essa expectativa dos seus hóspedes. 

Mas queremos te apresentar mais uma vantagem na oferta deste serviço: o wifi marketing.

Neste texto a gente vai explicar melhor essa ferramenta e como você pode adotá-la e obter resultados que nem imaginava.

Antes, queremos saber se você já ouviu ou pensou em usar o wifi para além de conectar seus clientes com a internet, conectá-los cada vez mais com o seu hotel ou pousada?

Usando essa tecnologia de forma estratégica, é possível entender os interesses da sua clientela para criar ações de acordo com seus desejos, fidelizá-los e aumentar suas vendas.

Conversamos com Natália Secioso, Gerente Comercial da Webspot, que nos explicou como o hoteleiro pode utilizar o Wifi alinhado a estratégias de marketing, a fim de superar expectativas e estreitar relações com seus hóspedes.

E mais do que isso, transformar esse serviço em uma poderosa ferramenta de vendas.

Vamos lá!

Mas, afinal, o que é wifi marketing?

Antes de mais nada, precisamos explicar que compartilhar a rede local do seu hotel ou pousada para todos os hóspedes não é wifi marketing.

Até porque disponibilizar a conexão por meio de dados compartilhados não está em conformidade com o Marco Civil da Internet.

De acordo com Natália, a estratégia é criar um ambiente personalizado e seguro para o usuário fazer o seu login de forma individual.

pessoas segurando celular com o símbolo de wifi marketing

E isso deve ser precedido de um cadastro com as informações básicas, como idade, gênero, profissão, cidade onde vive, contato das redes sociais, entre outras perguntas que achar pertinente.

Com os dados acima, você já consegue dar o ponto de partida na tática, tendo ciência de quem é o seu cliente, suas preferências e criar ações mais assertivas.

É genial, não é? Você constrói um ambiente de personalização e proximidade para fidelizar quem está sempre na casa e ainda ganha insumos para conquistar mais e mais clientes.

Qual a importância do wifi para o marketing de hotéis e pousadas?

É simples. Quando você conhece o perfil do seu cliente com profundidade, consegue identificar formas de aproximá-los e pode utilizar uma famosa tática do marketing: a segmentação.

Esse processo consiste em conhecer quais clientes têm preferências semelhantes por determinado produto ou compartilham características pessoais específicas. E, assim, dividir toda sua clientela por segmentos de interesses. 

Nesse sentido, essas classificações vão determinar as ações ideais para cada tipo de público.

Por exemplo: Você já pensou como pode ser valioso saber que a maioria dos clientes possui filhos pequenos e elaborar promoções atrativas para crianças? Ou descobrir que muitos hóspedes gostam de pets e criar um ambiente pet friendly?

Atualmente, é possível ir mais além e criar o acesso à internet por meio de um ambiente totalmente personalizado.

Onde é possível, por exemplo, direcionar hóspedes a páginas específicas de ações de marketing, para motores de reservas, ou até mesmo para o site do seu hotel ou pousada.

Dessa maneira, você tem mais possibilidades de conceder descontos e incentivos, de acordo com cada público alvo, para que o hóspede retorne ao seu estabelecimento mais e mais vezes.

Como o  Wifi marketing pode melhorar a experiência do hóspede

O uso do wifi marketing também pode  gerar impactos positivos quando o assunto é  experiência do  hóspede durante a hospedagem.

Natália explica que, já na primeira conexão, é possível reverter eventuais insatisfações, ainda dentro do estabelecimento.

A aplicação de uma  simples pesquisa de satisfação já revela insatisfações e pontos a serem corrigidos. “ O hóspede cria o ambiente dele com o hotel”, explica.

Quando integrado a um PMS Hoteleiro, o Wifi marketing permite que o seu estabelecimento se comunique diretamente com os hóspedes  e os mantenham informados sobre eventos, tarifas e promoções do hotel. Tudo isso de forma rápida e prática!  

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    mesa com cafezinho e notebook com um placa com símbolo de wifi marketing

    Melhorar a comunicação com os clientes e ter mais visibilidade

    As possibilidades não param por aí, o wifi marketing é uma forma de criar canais para comunicar aos seus hóspedes, por exemplo, que o seu estabelecimento possui um vantajoso programa de fidelidade.

    Em muitos casos, hóspedes fazem reservas por outros canais de vendas e acabam não conhecendo o site do hotel ou pousada.

    Que tal direcioná-los para os canais oficiais por meio de wifi marketing? Uma ótima estratégia para apresentar seus produtos e serviços!

    Lá os visitantes terão acesso a promoções, pacotes especiais e a todos os outros benefícios exclusivos para quem reserva diretamente com o estabelecimento.

    Esses canais podem ser integrados a um PMS Hoteleiro para que o seu estabelecimento se comunique diretamente com os hóspedes e os mantenha informados sobre eventos, tarifas e promoções do hotel.

    Tudo isso de forma rápida e prática!

    Descobrir como fazer wifi marketing melhorar a experiência dos hóspedes

    O uso do wifi marketing também pode gerar impactos positivos quando o assunto é experiência do hóspede durante a hospedagem.

    Natália explica que a partir da primeira conexão, o estabelecimento consegue reverter eventuais insatisfações dentro do período de hospedagem.

    O que torna mais fácil resolver e aplicar táticas de reversão para satisfazer um possível desconforto.

    A aplicação de pesquisas de satisfação é simples e vai revelar insatisfações e pontos a serem corrigidos. “O hóspede cria o ambiente dele com o hotel”, explica a gerente comercial.

    Essas pesquisas são formas diretas de entender como os clientes se sentem em relação ao seu hostel ou pousada.

    Bem como, são oportunidades para mapear as dores, elogios e buscar formas de garantir aos hóspedes uma experiência satisfatória.

    Estimular reviews online para destacar seu hotel ou pousada

    Não é novidade para nenhum hoteleiro o fato de que os reviews e avaliações têm grande influência na tomada de decisão dos viajantes.

    Com o wifi marketing, o hoteleiro pode encaminhar o hóspede diretamente para o Trip Advisior, um espaço relevante de opiniões e conteúdo sobre turismo.

    Vale a pena lembrar que as avaliações online devem ser incentivadas, pois, melhoram a reputação, dão mais visibilidade e influenciam viajantes a escolherem seu hotel, hostel ou pousada.

    Mas de nada adianta incentivar hóspedes a avaliarem seu empreendimento hoteleiro se esses feedbacks não receberem a devida atenção, não é mesmo?

    Por esse motivo, uma boa gestão de avaliações deve estar focada na constante melhoria da qualidade dos serviços.

    E mais ainda: gerar conexão com o seu público alvo, já que um benefício a mais, não faz mal a ninguém.

    Conseguiu entender tudo sobre wifi marketing?

    A gente imagina o quanto você deve ter se surpreendido que a simples oferta de wifi seria uma ótima estratégia de conversão de clientes, não é?

    Muitas vezes é comum pensar que para chamar atenção dos hóspedes é preciso imaginar estratégias mirabolantes, quase sempre ineficazes.

    Mas, como a gente apresentou no decorrer desse texto, o wifi marketing está aí para provar que simples ajustes podem te ajudar a conhecer o seu cliente e agir para oferecer os serviços de acordo com suas preferências.

     Assim, basta uma gestão atenta, integrada, organizada, de olho nos avanços da tecnologia para conquistar resultados exponenciais.  

    Agende uma apresentação gratuita!

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!