Descubra qual o melhor motor de reservas para seu hotel em 2024

Muitos proprietários de hotéis, pousadas, hostels e resorts, interessados em incentivar hóspedes a reservarem diretamente em seus estabelecimentos, visando diminuir os custos com pagamento de comissões, se perguntam: qual o melhor motor de reservas para o meu hotel? 

Com a vasta oferta de empresas que oferecem essa solução, essa dúvida é muito natural. Estar atento a detalhes, que nem sempre são mencionados por vendedores, mas que  farão toda a diferença na conversão de hóspedes, é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Ao ler esse artigo até o fim, você saberá qual o melhor e mais adequado motor de reservas para o seu estabelecimento, o que você pode esperar dessa poderosa ferramenta de vendas, bem como quais os recursos que fazem toda a diferença para aumentar a taxa de conversão de hóspedes que acessam o site do seu hotel, hostel ou pousada.

Conheça o melhor motor de reservas do Brasil! Agende uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    O que é um motor de reservas

    Antes mesmo de detalhar a compra do melhor motor de reservas para seu hotel, é importante explicar qual a função que ele exerce dentro do seu site. 

    O motor é uma verdadeira máquina de vendas, funcionando decisivamente para concretizar a reservas online de hospedagens para pessoas que acessam o site. Ao integrar o motor de reservas ao seu website você permite que hóspedes acessem a disponibilidade, tarifas, políticas, restrições, pacotes, promoções e muitos outros gatilhos com o objetivo de gerar mais reservas a qualquer hora do dia, de qualquer dispositivo, 100% online e livre de comissão.

    O motor de reservas simplifica todo o processo de jornada de compra do hóspede, por meio dele é possível queos clientes verifiquem a disponibilidade, preços e opções de serviço em tempo real, além de reservarem diretamente no site da sua hospedagem.

    Essa tecnologia também oferecem uma série de recursos adicionais, como a possibilidade de adicionar extras, como café da manhã ou estacionamento, e a opção de cancelar ou alterar as reservas. Além disso, eles permitem que os hotéis e pousadas monitorem suas vendas e reservas em tempo real, o que ajuda na tomada de decisões estratégicas.

    O motor de reservas é projetados para ser intuitivo e fácil de usar, geralmente apresentando uma interface de usuário simples e amigável. Além disso, muitos são responsivos, o que significa que eles se adaptam a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, como smartphones e tablets.

    Em resumo, o motor de reservas é uma ferramenta essencial para qualquer meio de hospedagem que deseje oferecer uma experiência de reserva eficiente e conveniente para seus clientes, integrando, inclusive com diversas formas de pagamento, permitindo que todo o processo seja simples, intuitivo e online.  Com um motor de reservas, as empresas podem aumentar as vendas, otimizar a utilização de recursos e melhorar a satisfação do cliente.

    Isso mesmo, com um bom motor de reserva você e sua equipe ficarão livres para fazer o que mais sabem: receber bem o hóspede e proporcionar experiências incríveis! 

    O que esperar de um motor de reservas?

    Bem, agora que você já sabe o que é um bom motor de reservas, vamos alinhar expectativas e falar sobre o que você pode esperar dessa tecnologia. Confira alguns pontos: 

    Aumento das reservas diretas

    Ao contratar o melhor motor de reservas para o seu hotel ou pousada, você passará a ter uma relação direta com o seu hóspede, seja através da venda online do seu site, pelo sistema de fidelidade ou até mesmo por módulos de gerenciamento e conversão de orçamentos, o que irá aumentar suas vendas diretas e reduzir o pagamento de comissões a OTAs, operadoras, agências e demais canais.

    Como pode perceber, a venda direta é a melhor fonte de receita para o segmento hoteleiro, atente-se também para o fato de que, com o avanço tecnológico, o motor de reservas passa a ser mais eficiente do que formas tradicionais de reserva direta, a exemplo de e-mail e telefone. 

    Outro aspecto a se esperar do melhor motor de reservas é uma maior fidelização do hóspede. Quando um cliente reserva direto com o seu estabelecimento, você pode adotar estratégias para garantir o retorno dele ou até mesmo que ele indique a estadia para amigos e familiares. 

    Integrar o motor de reservas a um bom programa de fidelidade, oferecer vantagens e cashback é uma estratégia fundamental para cativar hóspedes. Outra alternativa simples e eficaz é inserir cupons de desconto. Olha só os benefícios dessa prática:

    – Amplificar o reconhecimento de seu estabelecimento;
    – Destacar a sua hospedagem nas redes sociais;
    – Rastreabilidade de eficácia, para aperfeiçoar futuras promoções;
    – Incentivar uma compra específica, por exemplo, de uma categoria que normalmente não é comprada facilmente;
    – Controle de validade. Cupons com um período de validade maior não estimulam compradores recorrentes. 

    Integração do seu site com o motor de reservas

    O motor de reservas é uma verdadeira máquina de vendas, funcionando decisivamente para concretizar as reservas online de hospedagens para pessoas que acessam o site.

    Ao integrar o motor de reservas ao website você permite que hóspedes acessem a disponibilidade, tarifas, políticas, restrições, pacotes, promoções e muitos outros gatilhos com o obje tivo de gerar mais reservas a qualquer hora do dia, de qualquer dispositivo, 100% online e livre de comissão.

    O motor de reservas simplifica todo o processo de jornada de compra do hóspede, integrando inclusive com diversas formas de pagamento, permitindo assim que todo o processo seja simples, intuitivo e online.

     Quando um cliente reserva direto com o seu estabelecimento, você pode adotar estratégias para garantir o retorno dele ou até mesmo que ele indique a estadia para amigos e familiares. Integrar o motor de reservas a um bom programa de fidelidade, oferecendo vantagens e cashback é uma estratégia fundamental para cativar e fidelizar seus hóspedes.

    O que analisar para contratar o melhor motor de reservas

    Quer contratar o melhor motor de reservas?
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      No processo de escolha para a contratação do melhor motor de reservas para o seu hotel, hostel ou pousada você deve estar atento a uma série de aspectos para fazer uma boa aquisição. Confira alguns aspectos a serem observados: 

      • O primeiro ponto é encontrar um motor de reservas que permita, com facilidade, a venda de sua disponibilidade até o final, em processo 100% online.
        Para isso você deve levar em consideração quantos cliques o seu hóspede fez e quanto tempo demorou para finalizar a compra da hospedagem; 
      • Integrações com múltiplos meios de pagamento online, como Cielo, Redecard, Stone, Getnet, Pagseguro, e outros são de extrema importância, tendo duas opções de integrações ativas.
        Esteja atento ao fato de que,  momento de finalizar a compra com o cartão de crédito, a primeira integração pode demorar para processar e nesse caso o sistema deve redirecionar para um segundo adquirente;
      • É importante que o motor de reservas tenha gatilhos que motivem conversão de reservas diretas.
        Podemos destacar alguns alguns:
        • comparativo de preços com outros canais de vendas
        • alerta de poucas unidades disponíveis
        • desconto por forma de pagamento
        • informativo de parcelamento
        • gratuidade para crianças
        • outros incentivos
      • Promoções e pacotes são itens obrigatórios para um bom motor de reservas, por isso você deve disponibilizar uma página de pacotes contendo todas as promoções e até mesmos descontos e incentivos, a exemplo de lastminute, free night, ou descontos de acordo com a sua disponibilidade, cupons e muitos outros.
      • É  também de extrema importância que a empresa que você vá contratar não cobre nenhuma taxa fixa ou percentual a cada reserva realizada em seu motor de reservas, pois desse modo, ao invés de contratar um software de vendas para hotéis, você irá ganhar um sócio em seu negócio com quem terá que dividir boa parte do seu lucro. 

      Tenha um motor de reservas mobile

      Outra dica  importante é a de licenciar uma plataforma que tenha versões para celulares e tablet e que seja de fácil implementação em seu site ou que disponibilize soluções de sites gratuitos para hotéis e pousadas. 

      Isso é importante, pois caso o seu site não seja rápido, indexado com os buscadores e com versão mobile, você não vai mais precisar ter um investimento adicional. 

      É preciso ficar muito atento a isso, já que o seu site é a porta de entrada do hóspede para chegar ao motor de reservas, portanto se ele enfrentar alguma dificuldade para realizar uma pesquisa de preços ou até mesmo localizar seu pacotes e promoções, as chances de conversão tendem a diminuir. 

      Compare as tarifas do seu motor com os outros canais de vendas

      Rate Shopper para hotel

      Uma das maiores dificuldades dos hoteleiros é a falta de atualização e competitividade dos valores das tarifas, se comparados às OTA’s. E ter uma estratégia de precificação alinhada à realidade do mercado, baseada em parâmetros bem definidos é uma tarefa nada simples quando donos de hotéis e pousadas não contam com o apoio de ferramentas de gestão. O que pode levar a uma precificação fora da realidade, distante do preço médio praticado pela concorrência.

      Para resolver esse problema, uma ferramenta que deve ser utilizada em conjunto com o Motor de Reservas é o Rate Shopper. Com ela, o seu hotel conta com uma poderosa ferramenta para maximizar o lucro e aumentar a sua taxa de ocupação, isso porque ela funciona como uma espécie de “pescador de preços da concorrência”.

      Dessa forma, você poderá tomar decisões de flutuação de tarifas com base nos preços atualizados dos seus concorrentes e nos preços praticados pela Booking.com. Trivago, Decolar, etc, garantindo as chances de potencializar o aumento de reservas no seu motor.

      Segurança da informação

      Outro aspecto tão importante quantos os demais que deve ser considerado para você contratar o melhor motor de reservas se refere à segurança que a ferramenta disponibiliza.

      Uma boa empresa de tecnologia para hotelaria com oferta de produtos como motor de reservas ou um gestor de canais deve ter uma certificação de segurança chamada PCI Companice. 

      Essa tecnologia é a mesma que garante a segurança em servidores criptografados e exclusivos para lidar com dados de cartões de créditos de hóspedes. É claro que  você não  vai querer ter uma preocupação a mais com empresas que podem ter os dados dos cartões de créditos do seu hóspede vazados na internet, não é mesmo? 

      Portanto, esse é um ponto  importantíssimo a ser considerado quando falamos em transações na internet. Além disso, outros cuidados são  de extrema importância, como por exemplo, instalação de um certificado de segurança no motor de reserva e no domínio do site do hotel. 

      São esses cuidados que irão  permitir que o hóspede realize uma pesquisa em um site hoteleiro 100% seguro. Nesse aspecto vale a pena salientar que os acessos ao sistema e visualizações dos cartões de créditos devem ter dupla segurança de autenticação, similar a tecnologias utilizadas pelos bancos.

      Por último, sabemos que para contratar o melhor motor de reserva é necessário um suporte e qualidade de atendimento, logo o ideal será investir em uma solução de empresas que funcione 365 dias no ano. 

      A empresa contratada deve disponibilizar diversos pontos de contato, como e-mails, telefone, whatsapp, vídeos de treinamento, e tudo mais que possa te ajudar no processo de implantação e treinamento personalizado.

      Viu só? Falamos de segurança, compra em poucos cliques, versões mobiles e outros pontos importantes para você contratar o melhor motor de reserva para o seu hotel, hostel ou pousada. 

      Agora que você já sabe o que não pode faltar em um bom motor de reserva, nós da Foco Tecnologia estamos prontos para te ajudar a converter os visitantes do seu site em hóspedes com praticidade e segurança. Vem ser Foco!

      Quero contratar o melhor motor de reservas agora!
      Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




        (Artigo publicado originalmente em 15 de outubro de 2020.)

        Jornalista e produtora de conteúdo há 14 anos.

        Deixe uma resposta:

        Seu endereço de e-mail não será publicado.

        Sliding Sidebar

        SIga-nos no Instagram

        Receba nossa Newsletter
        Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!