Utilize as amenities de hotéis como estratégia de fidelização

amenities de hotel

Existe um provérbio popular que diz: o agrado é que demora a viagem. Em outras palavras, podemos traduzir que o simples fato de oferecer uma cortesia faz a visita ou viajante aumentar o período da estadia.

Assim, abrimos o texto com essa citação para falar de alguns confortos a mais que hoteleiros podem oferecer para os hóspedes, como as amenities de hotéis

São amenidades disponíveis para o uso dos clientes, que passaram de tendência e ganharam ares nos desejos e necessidades de quem se hospeda na sua empresa.

Essas artigos, preenchem a função de ter produtos de higiene pessoal sempre à mão e mais próximo.

Produtos no lavabo, de higiene pessoal, papelaria e até serviços oferecidos por 24 horas estão na lista de amenities, uma oferta com potencial para conquistar mais clientes. 

Especialmente quando não há permissão para viajar com líquidos nos aeroportos ao redor do mundo.

Como também a não necessidade de carregar mais bagagens e poder contar com produtos à disposição onde for se hospedar. 

Com isso, os hoteleiros precisaram pensar em formas de corresponder a essas expectativas.

E por quê não utilizá-las como atrativo ou forma de se diferenciar da concorrência e fidelizar ainda mais os clientes?

Se você ainda não sabe o quanto pode valorizar a sua empresa, oferecendo amenities, leia no texto, mais detalhes sobre o assunto.

Continue!

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    O que significa amenities de hotéis?

    Já vimos acima alguns sinais que podem representar oferecer amenities de hotéis.

    Mas, afinal, o que é amenities para a hotelaria? 

    Quando seu hóspede entra finalmente no quarto de hotel para descansar, ele vai ser recepcionado pela fragrância do kit de amenities que seu hotel preparou para ele.

    Sabonete para o corpo, para o rosto, xampu, entre outros produtos para o banho e até um ramo de lavanda, colocado propositalmente entre os travesseiros.

    Pensar neste cenário não traz a sensação de descanso e conforto? Imagina para a experiência do seu hóspede?

    No entanto, não só isso pode ser considerado amenidades hoteleiras ou amenities de hotéis.

    Benefícios que os clientes percebem desde o momento da reserva, que parecem comuns para o segmento, também podem ser consideradas amenities de hotel, sabia?

    Quando descobrem que a recepção tem atendimento 24h, que o estacionamento está incluso na estadia, a gratuidade do wifi, a possibilidade de utilizar os serviços da lavanderia sem taxas acrescidas, entre outros agrados. 

    Enfim, vamos conferir quais são os efeitos de algumas delas que tornam uma experiência incrível para seus clientes. 

    Leia mais a seguir!

    Produtos de Higiene Pessoal, as principais amenities de hoteís

    Sabia que alguns hotéis possuem uma conduta de economia e cobram taxas para uso de itens pessoais?

    Xampus, sabonetes, creme dental, pentes, escovas, toucas e afins são produtos de primeira necessidade e indispensáveis para o cotidiano das pessoas.

    Embora, não exista mal em cobrar por eles, mas habitualmente o mínimo para higiene pessoal dos hóspedes, são parte da cortesia do hotel ou pousada.

    E é preciso lembrar que a oferta de itens gratuitos faz parte de uma estratégia de aproximação e fidelização dos seus clientes. 

    Por isso, o retorno no investimento é uma garantia, com base na satisfação dos clientes. 

    Assim, mantenha os olhos abertos para aplicar esse tipo de tática no seu hotel ou pousada. 

    Neste ponto, já que esses artigos são cruciais oferecidos como amenities muitos hotéis e pousadas enxergam como verdadeiros diferenciais e passaram a investir pesado nesses produtos.

    Sabe como?

    Criando embalagens personalizadas, fragrâncias especiais, além de sabonetes e xampus, óleos essenciais, sais de banhos, loções de limpeza, tudo para atrair mais e mas pessoas.   

    Soma-se a isso, o segmento de produtos sustentáveis: embalagens biodegradáveis, fragrâncias com composições naturais e óleos também naturais. 

    Mais do que isso algumas meio de hospedagem estão investindo em marca própria, produzidos por terceiros mas carregam a marca do hotel ou pousada.

    Super ousado não é?

    Em resumo, esses exemplos estão no texto para você perceber o quanto de potência as empresas estão percebendo nas pequenas amenities de hotel. 

    Falamos mais sobre isso no decorrer deste texto. Continue a leitura!

    Estacionamento podem ser considerados amenities em hotéis

    Utilizar o carro para viajar é opção para diversas pessoas. Ainda mais por dentro de um país como o Brasil.

    Com isso, a demanda para encontrar local para deixar o carro em segurança tende a aumentar e para o seu hotel atrairia mais clientes e você se tornaria o destino de viagem desse tipo de público.

    Para ressaltar a oferta de estacionamento como amenities, uma pesquisa do Experia Group revelou que esse tipo de hospedagem é uma das mais procuradas.

    Além do mais,  a mais alta autarquia do país também apresentou dados como esse. O Ministério do Turismo constatou que mais de 28% dos brasileiros utilizam seu carro para viajar. 

    Mais oportunidade do que isso, você precisa de estrutura: espaço e recursos para investir, vale observar com melhor expectativa essa possibilidade. 

    Recepção 24h

    Oferecer recepção 24h não é obrigatório, segundo a  Lei Geral do Turismo. A obrigação do hotel ou pousada se o estabelecimento oferecer esse serviço.

    Portanto, quem define horário de chegada e saída é a hospedagem, e quando o hóspede paga por isso sabe qual a regra do estabelecimento.

    Que como dito anteriormente, pode ser um recurso de amenities para personalizar a estadia dos seus hóspedes.  

    Sobretudo em hotéis de grande porte, os hóspedes têm ciência que poderão chegar em qualquer horário, pois o funcionamento da recepção é 24 horas.

    Para estabelecimentos menores, um colaborador pode ser encarregado de plantão e geralmente pedem o horário de chegada.

    Café da Manhã Variado

    Apresentar a gastronomia local pode ser o prato principal do seu hotel, porém oferecer alimentação saudável e inclusiva vai configurar como amenities de hotel, por exemplo.

    Isso, especialmente para pessoas com restrições alimentares precisam contar com iguarias que respeitem as necessidades de celíacos, intolerantes à lactose, veganos, vegetarianos, entre outras especificidades.

    Com isso, pode parecer muitos diferenciais ou complexos, mas adequar sua oferta a esses gostos não precisa ser tão difícil, basta variar o cardápio de maneira atenta.

    Muitas vezes, abusar de frutas e vegetais já é suficiente para criar um cardápio mais inclusivo. 

    Criativo não é mesmo? 

    Muitas vezes, a criatividade pode acrescentar um diferencial atrativo para os clientes no hotel ou pousada.  

    WiFi Gratuito

    Se as pessoas passam tanto tempo na internet o WiFi deve ser considerado um recurso de comunicação obrigatório.

    E mesmo aparentemente comum, o serviço gratuito de WiFi ainda tem o poder de transformar a maneira de uma empresa se comunicar com seus clientes.

    Isso é poderoso!

    Para os clientes a comodidade de conversar com o mundo, para o hotel ou pousada a possibilidade de atrair mais clientes.

    Como também a de aumentar o consumo, captar mais informações do hóspede e melhorar a experiência do cliente. 

    Descubra mais possibilidades para utilizar a gratuidade do wifi do seu hotel para conhecer melhor seus clientes neste artigo.  

    Serviços de lavanderia 

    É bem verdade que em muitos hotéis e pousadas o serviço de lavanderia é terceirizado.   

    Mas caso seja viável para você, hoteleiro, considere utilizar a lavanderia como amenities para os seus clientes. 

    Tido como ponto estratégico porque realiza a higienização de toda a rouparia do hotel. 

    Apontamos esse comentário óbvio para te perguntar se você não gostaria que as suas roupas fossem macias como os lençóis aconchegantes do seu hotel?

    Assim, podemos acreditar que qualquer pessoa gostaria de se beneficiar de uma experiência dessas e para quem consegue oferecer, colher resultados de satisfação e elogios por tal feito.  

    Mais um diferencial e grande amenitie para ofertar aos clientes. Não acha?

    Considere oferecer amenities de hotéis personalizadas

    Antes, você precisa ter atenção sobre o que sempre falamos nos artigos deste blog: conheça bem o seu hóspede, o seu cliente, criando oportunidades para entender os que eles desejam.

    Dessa maneira, fica ainda mais fácil escolher amenidades que oferecem uma experiência mais personalizada, já que a personalização tem relação direta com fidelização desses clientes.

    Recurso que tanto te ajuda a decidir sobre a fragrância de um sabonete para os banheiros, quanto identificar o quanto será necessário investir nesses produtos.

    Por exemplo, em uma pousada praiana talvez uma fragrância com notas de lavanda mais apuradas, causará um efeito mais agradável misturado ao cheiro de mar.

    Por outro lado, entender se um cliente prefere o cheiro natural do local ou possui algum tipo de alergia, te alerta sobre a necessidade de evitar aromatizantes e fragrâncias mais agressivas ou artificiais.

    A compreensão do perfil de clientes que sempre te visita ajuda também a fazer um investimento mais assertivo na hora da compra do kit de amenities para hotel.

    São percepções sutis que fazem toda a diferença para experiência, para a logística e para o seu bolso.

    Interessante, não é mesmo?!  

    Gostou do nosso conteúdo sobre amenidades para hotel?

    Contudo, entender que a exclusividade e personalização dos serviços e produtos são atrativos para o seu negócio foi o motivo de existir deste artigo.

    Até aquelas pequenas coisas que parecem óbvias e obrigatórias podem servir de destaque como chamariz no seu hotel ou pousada.

    Em resumo, agir dessa maneira vai beneficiar tanto a imagem do seu hotel ou pousada, quanto para o hóspede e para seu bolso.

    Agende uma Consultoria Gratuita
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      Deixe uma resposta:

      Seu endereço de e-mail não será publicado.

      Sliding Sidebar

      SIga-nos no Instagram

      Receba nossa Newsletter
      Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!