Influenciadores nas redes sociais do seu hotel: Cuidados e Benefícios

Influenciadores nas redes sociais do seu hotel

Amigo hoteleiro, os digital influencers, cada vez mais populares nas redes sociais, vêm ganhando muito mais espaço na internet, produzindo conteúdo para diversos tipos de públicos, inclusive o seu. Hoje nós vamos falar sobre como utilizar a presença dos influenciadores digitais nas redes sociais do seu hotel.

A parceria com influenciadores é uma estratégia bem conhecida e cada vez mais utilizada para aumentar a visibilidade de diversos negócios nas redes sociais e, se bem pensada, pode trazer bons resultados para seu hotel ou pousada.

Então, se você já faz esse tipo de parceria ou tem interesse em fazer, vamos explorar aqui alguns benefícios que você pode conseguir para o seu hotel  como também cuidados necessários para escolher com quem fazer essas ações e para negociar esse tipo de acordo.

Afinal, quais os benefícios de investir em parceria com um influenciador digital nas redes sociais do seu hotel?

  1. Mais visibilidade para o seu hotel: Se tem algo que quem trabalha no ramo da hospitalidade sabe é que a boa experiência do seu hóspede vale ouro.

    Se ela está sendo compartilhada para milhões de pessoas, aquele desejo de estar lá e viver o que o influenciador está vivendo pode ser a chave para conquistar um público maior, ter mais seguidores e mais hóspedes.

  2. Oportunidade de vendas: A visibilidade alcançada por seu estabelecimento em uma ação como essa, por si só já é boa, mas imagine se você oferece, por exemplo, um cupom de desconto para as primeiras pessoas que fizerem a reserva vindo do perfil daquele influenciador, por exemplo.

    Você pode aproveitar esse momento de visibilidade para conseguir mais reservas!

  3. Fotos e vídeos de qualidade: Uma parceria com um influenciador, sobretudo se for um fotógrafo, pode ser também uma oportunidade para você conseguir boas fotos e vídeos do seu hotel para trabalhar em suas redes sociais e outras campanhas futuras. Para isso, no entanto, é fundamental que seja acordada a autorização do uso das imagens, sobretudo se for para fins comerciais.
Quer turbinar as reservas do seu hotel, pousada, hostel ou resort?
Preencha o formulário abaixo e garanta uma consultoria gratuita!




    E quais os critérios para escolher o influenciador ideal?

    1. Observar o engajamento: É comum que pequenos influenciadores, ao ofertarem parceria com o seu hotel, exibam os números de seguidores que possuem em seus perfis, mas fique atento porque isso não quer dizer muita coisa!

      É sempre bom ficar atento ao engajamento do perfil de instagram, quantas pessoas curtem e comentam nos posts deles. Afinal de contas, redes sociais são, antes de tudo, redes de relacionamento.

      Considera-se hoje em dia uma taxa de engajamento razoável no instagram, algo em torno de 1% a 3% do número de seguidores, se o número for muito menor que isso é provável que os seguidores sejam comprados ou conseguidos através de outras automações de mass followers (seguidores em massa), o que significa que seu conteúdo não vai ser entregue para um público relevante para o seu hotel.

      Muitas vezes os posts também conseguem curtidas com inscrição em automações como essas, então é bom dar uma olhadinha em quem são as pessoas que curtiram os últimos posts desse influenciador, se tem nomes em português, se parecem pessoas reais, etc…

      Mas algo que é sempre um bom indicador é o número de comentários e respostas, que mostra que o público se engaja de verdade com aquela pessoa.

    2. Entender o público do influencer: Além de conferir se  o influenciador realmente tem relevância e alcance para o público dele, é importante entender quem é o público que essa pessoa atinge.

      É preciso estar atento aos assuntos que o influenciador trata em seu perfil e se o conteúdo está em conexão com o público do seu hotel, como também se as pessoas que ele atinge são clientes em potencial  Enfim, é preciso saber se os seguidores do influencer tem o perfil de hóspede do seu hotel.

      Esse tipo de análise pode ser um pouco mais difícil de fazer, mas se o influencer faz esse trabalho há algum tempo ele mesmo pode te passar esses dados.

      Esses dados podem ser conseguidos também por ferramentas de monitoramento, geralmente usadas por grandes agências, o que pode não compensar a contratação, a menos que o seu hotel faça ações como essa frequentemente.

    3. Preparar um Contrato: Importante, em qualquer negociação, é estabelecer os termos do que está sendo oferecido e qual a expectativa de retorno do negócio. Muitas parcerias com influenciadores funcionam no esquema de permuta. Deixe tudo bem claro no contrato.

      Se você oferece uma diária para casal com café da manhã em troca de um post no feed e 3 stories, por exemplo, é bom que fique registrado para que ambas as partes saibam com clareza do acordo.

      Fique atento! Como já citamos anteriormente, se o acordo prevê que o influenciador vai ceder fotos e vídeos dele ou produzidos por ele no seu estabelecimento para suas campanhas, é importante que ele autorize por escrito a utilização desse material para fins comerciais e, se possível, ainda detalhe por quanto tempo e sob quais termos ele autoriza esse uso, para evitar processos futuros.

    4. Experiência: Numa situação como essas é, mais do que nunca, importante que a experiência de um influenciador no seu hotel seja impecável. Que ele realmente só tenha coisas boas para falar do seu estabelecimento ou seu tiro pode sair pela culatra.

      Então faça o que você faz de melhor, oriente sua equipe e garanta que sua parceria seja um sucesso!

    5. Análise a relação Custo x Benefício: Numa parceria de permuta, é importante que você leve em consideração os custos que você está arcando com hospedagem e alimentação oferecidos e pesar bem com os ganhos que você terá. Bote no papel todos os custos e veja por quanto vai sair cada post, story, foto e vídeo acordado e pese se para o alcance que ele vai ter o investimento vale a pena.

    Então, amigo hoteleiro? Que tal incorporar esse uma parceria com influenciadores nas redes sociais do seu hotel? Essas ações de marketing digital podem melhorar ainda mais a sua visibilidade. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, é hora de analisar a possibilidade de investir nessa estratégia de marketing para o seu hotel. 

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!