Saiba como uma central de reservas impulsiona vendas na hotelaria

Os clientes estão chegando das vendas diretas, das redes sociais, das diversas agências parceiras e você não consegue gerenciar essas chegadas. Que tal integrar todas essas entradas em uma central de reservas?

Um espaço físico para tirar dúvidas presenciais, por e-mail, telefone ou mensagem, ou, ainda, adotar a tecnologia de um software para tal? 

Essa decisão vai te possibilitar ter mais controle, agilidade nas respostas, simplificar todo o processo de vendas do seu hotel e consequentemente clientes sempre satisfeitos. 

E isso é tudo que um hoteleiro sempre sonhou, não é mesmo? 

Pois saiba, que dá para ter toda essa praticidade e segurança adotando uma central de reservas para chamar de sua.

Aqui, neste artigo, você vai entender como é fácil ter isso em suas mãos para gerenciar todos os seus canais de vendas em poucos passos.

E, mais uma vez, aprender como essa ferramenta pode trazer bons frutos como, por exemplo, ocupação máxima para seu hotel ou pousada.  

Leia tudo para entender melhor!

Descubra como funciona uma central de reservas

Uma central de reservas consiste em um espaço que concentra alguns dos primeiros contatos com os clientes. 

E, atualmente, com a inclusão da tecnologia no dia a dia das empresas, pode estar configurado apenas em um software. 

Este, que gerencia as reservas e disponibilidade de unidades em vários tipos de alojamentos, como hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem.  

O sistema geralmente inclui recursos que permitem aos usuários gerenciar reservas, estoque, preços, pagamentos e relatórios.

Entre as principais funcionalidades está o sistema de gerenciamento de reservas, que permite aos usuários ver as reservas existentes, fazer novas e gerenciar os cancelamentos e alterações.

A equipe responsável também pode adicionar notas ou instruções especiais para cada reserva.

Além das reservas, o software também possui o recurso que ajuda o hotel ou pousada a gerir a disponibilidade de seus alojamentos em tempo real. 

Com essa solução, o hotel pode atualizar a disponibilidade para um determinado período, bloquear quartos ou unidades, e definir restrições, como estadias mínimas ou máximas.

Fica tudo organizado para que a equipe possa ter mais praticidade em processos mais enxutos e seguros, ganhando tempo livre para cuidar da melhor parte do negócio, a experiência de quem se hospeda no local. 

Quais as vantagens de ter uma software de central de reservas?

Em tradução livre, podemos adicionar os valores que retornam para o hotel ou pousada, frutos da criação de uma central de reservas.

No final das contas, ao utilizar o software para gerenciar suas reservas e todas as funções que virão em decorrência disso, o meio de hospedagem tem retorno em eficiência operacional por centralizar informações fundamentais em um só lugar. 

Isso significa que os funcionários podem gastar menos tempo gerenciando as reservas manualmente e mais tempo em outras tarefas importantes, como atender os clientes, por exemplo.

Um software de reservas super ajuda a reduzir o risco de overbooking e, portanto, vai melhorar a satisfação do cliente em consequência.

Em mais um ponto de vista, ter um software de central de reservas permite que seus clientes façam suas reservas com facilidade e rapidez, bem como visualizem informações importantes, como detalhes do processo e políticas de cancelamento.

Aplicando, assim, mais transparência e confiança na relação entre o hotel e hóspedes. Quesitos como esses ajudam na fidelização do relacionamento com clientes. Sabia? 

O que pode levar a satisfação dos clientes e mais reservas futuras. Especialmente com uma integração ao motor de reservas que incentiva a conversão de clientes. 

Não só facilitam a gestão, como aumentam a produtividade dos funcionários e  oferecem uma experiência de reserva aprimorada aos seus clientes.

Por fim, uma central de reservas oferece uma série de vantagens, desde melhor eficiência operacional até melhor satisfação do cliente. 

Ele pode ajudar as empresas a gerenciar suas reservas de forma mais eficiente, reduzir riscos de overbooking e aumentar a receita geral da empresa.

Bônus: O que mais pode acontecer com a criação de uma central de reservas?

É senso comum que ninguém gosta de esperar quando solicita algum atendimento. 

Como também vivemos sob a sombra das longas esperas nos diversos serviços de atendimento ao cliente, SACs e Call Centers.

Se é possível adotar a tecnologia para não perder vendas com o alto tempo de espera e agilizar as reservas de seu hotel, por que não fazê-lo?

Observe o resultado de um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que revelou a influência do retorno instantâneo, no primeiro minuto, após a primeira interação do cliente com seu produto. 

Quando as empresas conseguem agir nesse período, com respostas imediatas, a taxa de conversão de clientes é quase de 400%. 

Ainda de acordo com a análise no Instituto, este valor cai para cerca de 160% se o retorno for realizado no segundo minuto. Consequentemente, para 17% se feito após às 24 horas.  

Este intervalo pode parecer curto, no entanto, a inserção da tecnologia e plataformas ágeis está aí para auxiliar nas práticas de rotina.

Nesses termos, quem mais ganha é o hoteleiro, assim vale ressaltar alguns benefícios como: 

Satisfação do cliente 

Com uma central de reservas é possível oferecer aos clientes uma experiência de reserva mais rápida e fácil, com a opção de fazer reservas online ou pelo telefone.

Quando os hóspedes são atendidos rapidamente, eles se sentem valorizados e bem recebidos. 

Como resultado, uma melhor avaliação do hotel e, consequentemente, uma maior probabilidade de retorno e de recomendação do hotel para outras pessoas.

Redução do tempo de espera 

Esperar muito tempo para ser atendido pode causar irritação e insatisfação dos hóspedes. 

Quando o atendimento é ágil, o tempo de espera é reduzido e o cliente pode desfrutar melhor da sua estadia no hotel.

Além disso, o tempo é um elemento que a equipe mais precisa para melhorar a produtividade. 

Com isso,  adotar mais uma plataforma que agilize os processos reduzem o tempo gasto em tarefas administrativas e aumenta a eficiência da empresa.

Aumento da eficiência 

Agilizar o atendimento significa também aumentar a eficiência do hotel. 

Com processos mais rápidos e eficientes, há menos desperdício de tempo e recursos, o que pode levar a uma redução de custos e a um aumento da lucratividade do negócio.

Melhoria da reputação

Sabia que a reputação do hotel afeta a decisão dos hóspedes na hora de escolher sua hospedagem?

E nada melhor do que clientes satisfeitos que compartilham suas experiências para amigos e familiares.

Por isso, vale cuidar e manter uma boa reputação para atrair mais clientes e aumentar a taxa de ocupação, a competitividade, construindo um diferencial importante para se destacar e conquistar novos clientes. 

Enfim, uma boa reputação pode levar a preços mais altos e maiores margens de lucro. Por outro lado, uma má reputação pode levar a preços mais baixos e redução de margens de lucro.

Um hotel que oferece um atendimento rápido e eficiente tende a ser melhor avaliado pelos seus hóspedes e pode ganhar uma boa reputação no mercado. 

Como resultado, atrair novos clientes e aumentar a competitividade do hotel em relação aos concorrentes.

Aumento da fidelização

Quando os hóspedes têm uma experiência positiva em um hotel, eles tendem a se tornar clientes fiéis, retornar em outras ocasiões e se tornar embaixador orgânico da sua marca para outras pessoas.  

Um atendimento ágil e eficiente pode ser um fator determinante para a fidelização dos clientes.

Conheça um motor de reservas para incluir no sistema de gestão do seu hotel. 

Conseguiu entender tudo sobre uma central de reservas?

Para lembrar as características e vantagens, a conectividade de uma central de reservas pode ser com qualquer sistema de gestão e pode representar de forma grandiosa o desempenho dos lucros e crescimento do seu negócio. 

Entre muitas funcionalidades, as ferramentas oferecem serviço de gestão de preços para cada unidade de alojamento e para cada período de tempo.

Assim, é possível definir preços diferentes para diferentes épocas do ano, fins de semana ou feriados, e aplicar inteligência de dados para suas decisões. Uma funcionalidade muito valiosa na hotelaria. 

soma-se aos pontos citados no texto, a Redução de erros. Com uma central de reservas digital há redução da probabilidade de erros devido à automação de processos e ao uso de sistemas integrados.

Portanto, ajuda a evitar problemas como overbooking, reservas duplicadas ou informações incorretas.

No geral, o uso de um software de central de reservas pode melhorar a eficiência, aumentar a satisfação do cliente e otimizar os processos de negócio, o que pode levar a um aumento na receita e rentabilidade da empresa.

Por isso, os softwares oferecem a emissão de relatórios detalhados sobre as reservas, disponibilidade e faturamento. Que você pode acessar em tempo real, bem como prever a demanda futura com base em dados históricos.

Em síntese, uma central de reservas ajuda a simplificar o que era complexo na gestão das reservas e estoques para várias propriedades. 

Melhorando assim, a eficiência, a precisão e a satisfação do cliente.

E se quiser mais dicas sobre gestão na hotelaria entre em contato ou acompanhe mais conteúdos no nosso blog. 

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!