Arrendamento de pousada possibilita sonho do negócio próprio

Você já pensou em entrar no negócio de arrendamento de pousada

Para essa pergunta tão direta assim no início deste artigo, traremos explicação do que se trata e como funciona um negócio que pode ser muito lucrativo.

E mais do que lucro, a realização do sonho de viver e ainda gerir um empreendimento em um lugar paradisíaco, de paz e, muitas vezes, perto da natureza. 

Independentemente da estação do ano, sempre há interesse das pessoas investirem em um negócio para ter uma renda extra. Não é mesmo?

E o segmento hoteleiro tem muitos atributos para tal, como, por exemplo, mudar da vida corrida na cidade grande e viver no campo ou na praia com a família.

Por isso, muitas pessoas têm interesse em arrendar uma pousada de outros que não querem ou não conseguiram administrar um estabelecimento do tipo e possui a propriedade.

Simultaneamente, podem fazer uma troca justa e ganhar com isso. Interessante, não?

Existem muitos benefícios, mas também cuidados que devem ser levados em consideração para fechar um negócio sério e não cair em roubadas.

Por isso, criamos este texto com várias dicas para quem tem interesse em conhecer o universo de empreendedores do segmento de arrendamento de pousada.

Continue lendo e saiba mais!

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Mas o que é arrendamento de pousada?

    O arrendamento de pousada é um contrato em que o proprietário de uma pousada aluga o estabelecimento para um terceiro.

    Assim, esse terceiro se responsabiliza por administrá-lo e operá-lo por um determinado período de tempo, pagando um valor fixo ou uma porcentagem das receitas ao proprietário. 

    Esse tipo de contrato é comum no ramo hoteleiro e pode ser vantajoso tanto para o proprietário quanto para o terceiro, dependendo das condições negociadas.

    Parece aluguel, mas em um arrendamento a finalidade está posta desde a assinatura do contrato.

    No arrendamento, a motivação está clara quando o terceiro administra a pousada e, no fim do contrato, consta a possibilidade de compra do estabelecimento, assim se configurando também como uma espécie de “teste drive” antes de fechar um negócio duradouro.

    Em resumo, esse terceiro pode verificar a viabilidade do negócio, na prática, e se a sua administração funciona como esperado, gerando lucro para os envolvidos e afinidade com administração de empresas. 

    Por fim, o ideal é que seja um negócio justo para ambos e isso precisa estar claro desde o início. 

    Entenda o que é e as vantagens do arrendador da pousada 

    O arrendamento de pousada é uma parceria entre dois integrantes, o arrendador e o arrendatário. 

    E nesta seção, vamos explicar um pouco sobre a função do arrendador nessa relação.

    Em uma simples definição, o arrendador é o proprietário. O dono do local que deseja passar adiante a pousada para outrem administrar.  

    Saiba mais durante a leitura. 

    Uma das principais vantagens de ser arrendador de uma pousada é a possibilidade de gerar uma renda passiva. 

    Ao alugar a propriedade para um arrendatário, o arrendador pode obter uma fonte de renda regular e estável.

    Tal qual outros tipos de investimentos imobiliários, o risco financeiro de ser arrendador de uma pousada é relativamente baixo. 

    Isso ocorre porque o setor de turismo geralmente tem uma demanda constante e as reservas podem ser feitas com antecedência, o que ajuda a prever a receita.

    Analogamente, ao arrendar uma pousada, o proprietário tem a flexibilidade de definir o preço, estabelecer as regras e a política de cancelamento. 

    Permitindo assim, uma maior adaptação às necessidades do mercado e aos desafios específicos que a pousada possa enfrentar.

    Outro benefício são as oportunidades de crescimento com a demanda crescente por acomodações de viagem, o arrendador de uma pousada pode ter a oportunidade de expandir o negócio e adicionar mais quartos à propriedade.

    Um aporte para aumentar a demanda e ainda mais o potencial de lucro e fortalecimento da posição de mercado da pousada.

    Por fim, a satisfação pessoal para alguns proprietários, ser arrendador de uma pousada pode ser uma atividade gratificante e recompensadora ao ter participação na promoção de experiências para outras pessoas.

    Conheça a função do arrendatário e seus benefícios

    Também conhecido como locatário, a outra parte presente no contrato de arrendamento é o arrendatário. A pessoa que deseja administrar a pousada em nome de quem tem a propriedade. 

    Com isso, o locatário fica responsável por zelar, operar o negócio, mediante pagamento ou porcentagem do lucro para a outra parte do contrato. 

    E entre os ganhos, ao contrário de um hotel, uma pousada pode oferecer maior flexibilidade, permitindo que os hóspedes se sintam mais em casa. 

    Os arrendatários geralmente têm acesso a áreas comuns, como cozinha e sala de estar, além do quarto privado, o que lhes dá mais liberdade para escolher seu próprio horário e rotina.

    Se você é novo nesse processo, conheça os departamentos e funções de um hotel aqui para entender melhor todos os espaços de um meio de hospedagem.

    Como também pode usufruir de um ambiente acolhedor, que geralmente tem uma atmosfera mais aconchegante e familiar, proporcionando aos hóspedes uma sensação de conforto e acolhimento. 

    Ainda mais, em comparação com hotéis, as pousadas costumam oferecer preços mais acessíveis. 

    Característica que pode ser particularmente atraente para viajantes com orçamento limitado ou para aqueles que planejam ficar em um determinado local por um período mais longo.

    São muitas vantagens, mas você pode se perguntar como seria administrar um negócio como esse. Além do texto, você pode contar com o auxílio da tecnologia sempre que possível. 

    E quem precisa de uma mãozinha para gerir uma pousada pode contar com um bom sistema de gestão hoteleira para controlar e organizar o funcionamento da hospedagem.   

    Integre todas as reservas em um único software, onde possa acessar todos os dados de qualquer cliente – as informações de reservas e hóspedes são armazenados em nuvem -, canais de vendas e diversas atividades com mais rapidez e segurança.

    Mas afinal, qual o motivo para arrendar uma pousada?

    Pode não ser fundamental, mas vale perguntar ou identificar o motivo pelo qual o arrendatário está negociando a pousada, hotel ou meio de hospedagem. 

    Sobretudo, descobrir essa informação pode ajudar a perceber se o arrendamento é ou não um bom negócio.

    Para um proprietário colocar uma pousada à disposição para arrendar existem muitas razões e deixamos alguns possíveis motivos. Continue lendo!

    No primeiro ponto podemos citar a oportunidade de investir em uma propriedade que pode gerar renda por meio do aluguel dos quartos.

    Listamos aqui também, em segundo lugar, o estilo de vida, que para muitas pessoas, o arrendamento pode ser a solução para mudar o estilo de vida. 

    Por querer viver em uma área turística ou rústica e ter a oportunidade de administrar e cuidar de uma pousada como parte de seu dia-a-dia.

    Soma-se a isso um outro motivo: o espírito empreendedor. Arrendar uma pousada pode ser uma oportunidade de administrar seu próprio negócio. 

    Se você tem habilidades com hospitalidade e quer aplicá-las em um ambiente que possa proporcionar um estilo de vida flexível para outras pessoas.

    Como também vale pensar na possibilidade de quem trabalha ou tem experiência na indústria hoteleira, o arrendamento de pousada funciona como uma oportunidade de aprimorar suas habilidades e adquirir mais experiência.

    No entanto, vale ressaltar que entrar para o segmento de também pode ser uma tarefa desafiadora que requer muito trabalho duro e dedicação.

    Conheça agora um sistema de gestão que pode te ajudar com isso

    O que uma pessoa precisa saber antes de arrendar uma pousada?

    Antes de arrendar uma pousada, é importante que a pessoa considere principalmente as condições do contrato de arrendamento, incluindo prazos, valores e cláusulas.

    Assim, pensar que importa a localização da pousada e perfil dos hóspedes e verificar se há demanda suficiente para manter a pousada em funcionamento.

    Claro, que partindo do princípio que se o arrendador não vive na localidade e não conhece, nem tem referências, de pessoal para o apoio técnico em serviços e consertos.

    Vale solicitar ao arrendatário contato e referências dos profissionais que, em tese, já fazem ou fizeram serviços de manutenção no estabelecimento. 

    Bastante importante para averiguar as condições do imóvel, o estado de conservação, se há necessidade de reformas e manutenção geral.

    Como entender o custo de operação da pousada, incluindo salários, fornecedores, impostos e outras despesas. 

    Além da experiência prévia na administração de pousadas ou outros negócios do ramo hoteleiro do arrendador e equipe precisam ser consideradas. 

    Entre outros pormenores, estão a disponibilidade para trabalhar em horários flexíveis e lidar com clientes e funcionários.

    Já no quesito financeiro, vale contabilizar a possibilidade de investir em melhorias ou reformas para aumentar a rentabilidade da pousada.

    Necessidade de obter financiamento para arrendar a pousada, considerando a capacidade de pagar as parcelas mensais.

    Considerar todos esses fatores com cuidado e buscar assessoria de profissionais especializados pode ajudar a tomar uma decisão informada e minimizar os riscos ao arrendar uma pousada.

    E curtir seu novo negócio, organizar atividades e excursões, que permitem que os hóspedes interajam e conheçam outras pessoas.

    Esperamos que você tenha entendido tudo sobre arrendamento de pousada e acompanhe em nosso blog muitas dicas sobre o ramo hoteleiro. 

    Agende uma Consultoria Gratuita
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      Deixe uma resposta:

      Seu endereço de e-mail não será publicado.

      Sliding Sidebar

      SIga-nos no Instagram

      Receba nossa Newsletter
      Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!