Quarto de hotel: saiba porque classificar as acomodações no seu hotel

quarto de hotel: saiba classificar

Standard, master, executivo ou deluxe, as nomenclaturas dos quartos de hotel  podem variar muito, tanto conforme o porte do negócio, quanto de acordo com as características das acomodações.

Dar nomes e divulgar o tipo de estrutura que você oferece para os hóspedes, pode funcionar como a construção de uma relação transparente e de atração de clientes. Sabia?

Minimamente, a limpeza e o conforto representam o básico como também são os maiores atrativos para fidelizá-los.

Assim, dentro dos negócios hoteleiros, a limpeza sempre esteve no topo da lista de prioridades. 

Ainda mais com o pós-pandemia de covid-19. 

A higienização se tornou muito mais importante para além da boa experiência. 

Isso porque surgiu uma maior preocupação com a saúde dos hóspedes e dos empregados, desde o início das iniciativas de combate à transmissão da doença. 

Novos protocolos de limpeza foram necessários e ainda são mantidos na hotelaria na pós-retomada dos negócios.   

Em outras palavras, fornecer ambientes confortáveis e seguros para os clientes é um dever de quem procura se aventurar nesse setor.

Além da higiene, você pode utilizar critérios para classificar as acomodações e ajudar seus hóspedes a fazer escolhas planejadas, categorizando os espaços por tamanho, quantidade de mobília, tipos de serviços prestados. 

Diferenciação que pode valorizar a oferta de serviços e aproximar a relação entre seu hotel e o hóspede.

Por isso, hoteleiro, nesse artigo você vai entender melhor como cuidar e classificar os quartos do seu hotel. 

Continue no texto. E boa leitura!

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Quartos de hotel: higiene e conforto em primeiro lugar

    Um quarto muito bem arrumado fica em segundo plano na memória, caso o cliente se depare com cheiro de mofo ou outros odores ruins durante a sua estadia.

    É um cenário complicado de se imaginar, mas a  impressão de que o local não foi bem higienizado é a que fica.

    Não importa o quão boa seja a cama, ou quanto foi gasto em decoração, se falta cuidado no momento de higienização de um quarto de hotel. 

    Portanto, trouxemos algumas dicas de limpeza e arrumação para que você saiba como avaliar e como deixar o quarto de hotel com cheiro de hotel.

    Dicas para se sentir seguro com a limpeza dos quartos de hotel 

    Sabemos que é necessário rapidez e agilidade para dar conta de variados quartos de hotel.

    Mas nem por isso, todos os cantos devem ser negligenciados, assim criamos uma lista com algumas dicas e estratégias para aplicar na rotina de higienização dos ambientes.

    Antes de tudo, faça uma checklist das etapas do processo em ordem de execução, como descrito abaixo:

    • recolhimento de objetos: a retirada dos descartes e conferência de itens deixados para trás, deve ser o primeiro passo para começar a limpeza dos quartos de hotel.
    • retirada de lençóis: retirada e troca de toda a roupa de cama.
    • aspiração: em seguida, retirar a poeira obedecendo ao sentido de cima para baixo. 

    Em outras palavras, limpar os móveis e objetos que estão mais ao alto e só depois disso, aspirar gradativamente a limpeza.  

    • limpeza do piso: Se for tapeçaria então, esse espaço jamais deve ser negligenciado, aspiração dos tapetes, atenção para manchas e observação para necessidade de trocas e reparos.

    Se for piso comum é importante remover as sujeiras mais impregnadas e utilizar soluções detergentes dissolvidas em água.

    Uma alternativa para evitar o uso de produtos muito agressivos, que pode causar algum desconforto, alergias ou danos para a saúde de colaboradores e hóspedes. 

    • higienização dos banheiros: região minuciosa que requer limpeza completa. 

    Mesmo sem hóspedes instalados, a profilaxia deve ser feita semanalmente. 

    Nada superficial, produtos especiais para desinfetar, espelhos e vidraçaria brilhando e um toque especial nos rejuntes dos azulejos. 

    • manutenção de móveis, ar-condicionado e umidificadores, medidas que podem prevenir questões de saúde e tornar o ambiente agradável, seguro.

    Essa etapa tem maior relação com a equipe de manutenção do que com o setor de limpeza, no entanto, faz parte da governança do hotel.

    Além do mais, a constante checagem dos equipamentos no ambiente atua como prevenção, que faz parte da segurança e saúde de quem circula nos espaços, por isso a importância.  

    Para reduzir o tempo dos afazeres, o uso de equipamentos, utensílios e produtos de qualidade podem substituir o trabalho manual, os resultados são mais rápidos.

    São diversas etapas, funcionários e setores para organizar e fazer com que o setor de limpeza execute suas funções da melhor maneira.

    Complexo para uma pessoa só.

    Neste sentido, já que estamos falando sobre facilitar a vida das pessoas com o uso da tecnologia.

    E você, que é hoteleiro, pode contar com um serviço de gestão que vai agilizar seu tempo e trazer resultados reais para a organização do seu negócio. 

    Quais as diferenças entre quartos de hotel?

    A gente sempre fala que a variabilidade de porte dos estabelecimentos da rede hoteleira influencia na disposição de ambientes. 

    Mas quartos de hotel existem tantos tipos de classificação, que você pode adotar para identificar as acomodações e apresentar para seus clientes. 

    E ainda podem surgir mais, já que o mercado de hotéis se movimenta com muita facilidade para adotar a necessidade de público-alvo e isso pode ser mais oportunidade ainda para o seu sucesso, hoteleiro. 

    Analise os principais tipos e suas características, logo abaixo:

    Tipos de quartos de hotel por designações

    Para explicar um pouco sobre algumas designações que iremos citar no texto, vale ressaltar que a divisão dos quartos não está relacionada ao número de pessoas.

    O essencial é que os quartos caibam pelos menos dois adultos, com uma cama de casal, ou duas de solteiro. Confira as classificações em seguida: 

    • Standard: é o nome dado ao modelo de quarto que oferece os serviços básicos do hotel. 

    Minimamente os quartos desta categoria possuem cama, mesa lateral, armário e banheiro, também pode ser inserido uma escrivaninha e uma pequena mesa de jantar.  

    A vista e equipamentos inclusos também fazem parte da classificação e no quarto Standard.

    Pode ser oferecido ao hóspede, uma kit de banho mais robusto com secador de cabelos, xampu, condicionador, entre outras inclusões que sirvam como diferencial. 

    • Master ou Executivos: mais caro que o Standard, preço intermediário, o quarto estilo Master já se destaca pelo tamanho, a acomodação pode ser maior e até incluir a possibilidade de cama adicional.

    Geralmente, ocupa uma melhor localização dentro do hotel, nos andares mais altos, contando até com vista, frigobar, sofá, mais cadeiras.

    Critérios que são relacionados a oferecer mais conforto.  

    • Deluxe ou Master Superior: Muitas vezes considerado um apartamento, pelo tamanho, esse modelo de quarto de hotel são os mais completos, com portas dividindo os ambientes.

    Ele possui mais mobília, até varanda e banheira, como também a melhor vista da região onde o hotel ou pousada está localizado. 

    Esses são os nomes mais comuns que você pode classificar os quartos do seu hotel ou pousada, o que não significa que é preciso mantê-los. 

    Você pode escolher denominações conforme achar melhor. 

    O importante é utilizar essas dicas para gerenciar melhor suas acomodações e satisfazer as necessidades dos seus clientes. 

    Leia também um artigo sobre a importância de entender a divisão em departamentos e funções de um hotel ou pousada.

    Tipos de quartos de hotel baseados na ocupação

    Um dos critérios para categorizar quartos de hotel é o número esperado de ocupantes. Entenda!

    • Quarto de Solteiro: quarto individual, que pode variar de acordo com a designação. Mais simples ou luxuosa, esse tipo de quarto de hotel é preparado para um ocupante. 
    • Quarto Twin: parecido com o quarto de solteiro, mas com duas camas. Esse tipo de quarto é mais em conta em relação ao quarto duplo. 

    São recomendados para hóspedes, que estão viajando acompanhado, solteiros, e preferem pagar um preço mais acessível. 

    • Quarto Duplo: com frequência essa é a denominação para um quarto de casal ou pessoas que não se importam em dividir a cama, com cama king ou queen size. 
    • Quarto Triplo: Neste quarto acoplam-se duas ou três camas tranquilamente. São indicados para solteiros, viajando com amigos, ou família, já que a orientação dele pode ser uma cama de casal e outra de solteiro. 
    • Quarto Quádruplo: Já neste exemplo, os arranjos podem variar, o que diferencia mesmo é que comportam quatro pessoas, confortavelmente. Para uma família maior ou um grupo de amigos. 

    Conseguiu entender as necessidades dos quartos de hotel?

    Saiba que para atender às demandas de seus clientes e futuros hóspedes é importante ter conhecimento do público que você atende.

    Entendendo, que as necessidades de viajantes de negócios são diferentes das necessidades de um mochileiro, de um jovem ou de uma família em férias. 

    E fazer a categorização dos quartos de hotel também ajuda a determinar o número apropriado de quartos a oferecer, definir as tarifas, otimizar a equipe. 

    Como também faz parte do consenso, que não pode faltar na experiência dos clientes uma boa limpeza do quarto, e um bom serviço de quarto é sempre prioridade de qualquer cliente quando faz check-in em um hotel.

    Mantendo um ambiente agradável e seguro para receber as melhores avaliações e recebê-los de volta sempre. 

    A gente pode te ajudar a criar diversas estratégias de fidelidade. Quer saber mais?

    Agende uma Consultoria Gratuita
    Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




      Deixe uma resposta:

      Seu endereço de e-mail não será publicado.

      Sliding Sidebar

      SIga-nos no Instagram

      Receba nossa Newsletter
      Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!