Perfis fakes de hotéis nas redes sociais: o que fazer se a vítima for você

Perfis fakes de hotéis

Os golpes em perfis fakes de hotéis e pousadas é um dos temas mais recorrentes nas rodas de conversas de muitos hoteleiros. Isso se dá por conta do número alarmante de páginas nas redes sociais que têm sido clonadas nos últimos meses.

Para se ter uma ideia do problema, o Facebook confirmou que removeu cerca de 1,3 bilhão de contas falsas entre os meses de outubro e dezembro de 2020 e esse trabalho só aumenta.

O ambiente digital se tornou muito mais que apenas um canal de vendas para hotéis e pousadas, ele é, sobretudo, um espaço de comunicação e relacionamento com seu público-alvo, através do marketing digital para hotéis.

É nesse ambiente digital que os hoteleiros vendem, comunicam e se relacionam com futuros hóspedes. Mas criminosos têm se aproveitado desse relacionamento para aplicar golpes, através de perfis fakes de hotéis e pousadas, principalmente, no instagram.

É muito fácil criar uma conta em qualquer rede social, seja ela Facebook, Instagram, Twitter ou tantas outras que surgem a todo tempo (vide o Tik Tok, por exemplo). Em poucos minutos você tem uma identidade para interagir com o mundo todo, anunciar produtos e oferecer serviços.

E para criminosos o cardápio vai além disso: eles usam perfis falsos de hotéis para aplicar golpes e fraudes em seus seguidores, contendo diversas técnicas para despistar qualquer suspeita. E sim, o seu meio de hospedagem pode estar sendo vítima neste momento sem você saber. 

Conheça um dos golpes mais comuns de perfis fakes de hotéis

Um dos golpes mais comuns nas redes sociais de hotéis é a criação de um perfil fake por criminosos digitais, como já falamos acima. Agora, conheça como esses bandidos executam facilmente esse golpe que pode prejudicar todos os seus seguidores.

Os fraudadores criam perfil fake do seu hotel e enviam mensagens por inbox para todos os seus contatos da rede social, informando que estão com uma promoção para sortear diárias de hospedagem. 

Em seguida, pedem o nome e número de celular e avisam que a pessoa receberá um SMS com código de validação, para efetuar a inscrição na promoção do pacote hoteleiro fake.

Agora com o código em mãos, os criminosos passam a ter acesso ao WhatsApp da vítima e estão aptos a extorquir toda a rede de relacionamento do seu seguidor.Como descobrir se existe um perfil fake do seu hotel?

Descobrir um perfil fake do seu hotel pode levar tempo e trabalho, mas identificar essa prática o quanto antes é fundamental para evitar que seus hóspedes caiam em fraudes, já que quanto mais tempo um perfil falso hoteleiro estiver ativo, mais clientes serão vítimas de golpes. 

Por esse motivo, veja agora como fazer para proteger o seu hotel ou pousada dos problemas que envolvem um perfil falso nas redes sociais.

Estar mais presente nas redes sociais do seu hotel já é uma forma de monitorar esse crime digital, pois os seus seguidores podem te avisar ou confirmar se uma promoção fake, recebida por chat, realmente existe.

Assim que o perfil fake do seu hotel for descoberto, é necessário fazer um post na sua rede social explicando a situação para seus seguidores e mostrando como identificar a conta falsa. 

Normalmente, o número de seguidores e de posts no perfil fake são bem abaixo da conta oficial do seu hotel e, embora o nome do perfil seja semelhante, não é igual. Por isso, chame a atenção para essas diferenças. Aproveite esse post e solicite que seus seguidores denunciem a conta falsa. 

Veja modelos de posts que elaboramos para dois clientes de marketing digital hoteleiro da Foco que foram vítimas desse golpe: 

No modelo 01, do Hotel Fazenda Pirapetinga, chamamos a atenção no post que perfis falsos do hotel estavam oferecendo promoções inexistentes e destacamos o verdadeiro instagram do hotel fazenda.

Já na rede social do cliente Motel Volúpia a estratégia foi diferente. Informamos o perfil fake e pedimos para que os seguidores nos ajudassem a denunciar essa fraude.

Perfil fake do hotel identificado. E agora, o que fazer?

Se você já localizou uma conta que está usando indevidamente o nome e imagens do seu hotel ou pousada, separamos 03 dicas de como conter essa prática criminosa:

1 – Faça uma denúncia para a rede social

Praticamente todas as redes sociais possuem ferramentas de denúncia que analisam possíveis perfis falsos. Após acessar o perfil falso do hotel, é recomendado que realize uma ou mais denúncias de imediato.

No Facebook, por exemplo, basta clicar nos três pontos ao lado do botão de mensagem, escolher a opção “Denunciar Página”, em seguida clique em “Golpes e páginas falsas”. Já no Instagram também é necessário clicar nos três pontos, clicar em “Denunciar.” e depois em “Denunciar conta”.

O instagram conta ainda com um formulário de denúncia para a conta impostora: https://help.instagram.com/contact/636276399721841.

2 – Reúna provas dos perfis fakes dos hotéis

Além das denúncias, é indicado que a vítima colha o máximo de provas sobre a atuação indevida, a exemplo de prints da conta, publicações feitas pelo perfil falso e, se possível, conversas privadas com seus (possíveis) hóspedes.

3 – Busque um apoio jurídico para o seu hotel

De acordo com o  Dr. João Vitor Sampaio, “o seguidor lesado deve comparecer à delegacia regional no bairro em que reside ou especializada em crimes virtuais e proceder a denúncia do crime ocorrido, para que as medidas cabíveis sejam adotadas pela autoridade policial, uma vez que existe prática de ilícito pelo fraudador”.

O hotel não tem qualquer relação com o crime praticado, pois adota diversas medidas de segurança digitais, informando sempre em suas redes sociais todos os contatos oficiais como endereço do site hoteleiro, e-mail profissional e telefones de contato para checagem de quaisquer informações.

Agora que chegamos ao final deste artigo esperamos que o seu hotel esteja munido de todas as informações necessárias para que seus possíveis hóspedes não sejam mais uma vítima desse tipo de crime.
E se ainda ficou mais alguma dúvida estamos disponíveis para te ajudar!

Se você for hoteleiro, entre em contato com o nosso time de Marketing Digital para hotéis e pousadas através do e-mail marketing@focomultimidia.com.

Agende uma Consultoria Gratuita
Preencha e ganhe uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas




    Jornalista e produtora de conteúdo há 12 anos.

    Deixe uma resposta:

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Sliding Sidebar

    SIga-nos no Instagram

    Receba nossa Newsletter
    Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!