Como a hotelaria pode enfrentar a crise

A crise causada pela pandemia afeta, de maneira muito sensível, toda a indústria hoteleira. Hoje, amigo hoteleiro, nós vamos te ajudar com dicas de como o setor de hotelaria pode enfrentar a crise, com todo apoio e suporte necessário para passar por esse momento tão difícil e garantir a retomada do seu negócio.

Pensando nisso, produzimos um conteúdo que irá te orientar na tomada de decisões que poderão fazer toda a diferença quando tudo isso passar. Preparamos um material que contempla toda a dimensão do negócio hoteleiro.

Confira como a hotelaria pode enfrentar a crise: 

 

Adote medida de prevenção à disseminação do vírus

Como a hotelaria pode enfrentar a crise

Antes de mais nada, todos nós, trabalhadores, empresários e poder público, temos a missão de adotar medidas para conter o avanço do vírus, salvando vidas e minimizando os impactos da pandemia para toda a economia. 

Adotar o trabalho home office para colaboradores que podem exercer suas atividades de maneira remota é fundamental para diminuir casos e possibilidade de transmissão generalizada no seu hotel ou pousada, preservando assim o bem estar de todos. 

O cuidado precisa ser redobrado com a política de prevenção à contaminação no restaurante do seu estabelecimento que deve estar alinhado às boas práticas de higienização dos alimentos. 

A conscientização dos funcionários para que fiquem atentos ao cumprimento de protocolos básicos de higiene como lavagem das mãos e o uso de equipamentos para manuseio dos alimentos, a exemplo de luvas e aventais, é fundamental. Os cuidados redobrados devem ser estendidos às demais áreas do seu estabelecimento. 

 

Utilize as redes sociais para se manter conectado com seu público

Como a hotelaria pode enfrentar a crise

No atual momento de distanciamento causado pelo necessário isolamento social, as redes sociais ajudam você a se aproximar e manter-se conectado com pessoas que já se hospedaram ou têm interesse em conhecer o seu hotel. 

Desanimar e deixar de estar presente nessas redes  em virtude de uma baixa procura é um grande erro, pois elas  são canais de comunicação que podem gerar engajamento necessário para que pessoas escolham seu estabelecimento quando voltarem  a demonstrar interesse em viajar para o destino do seu hotel ou pousada. 

É possível, por exemplo, promover sorteio de diárias para incentivar seguidores a experiências vividas durante a estadia no seu estabelecimento. Pense em toda forma de engajar a sua audiência, teste e veja a que dá mais resultado! 

Como a  atenção das pessoas não está voltada para consumo, é preciso investir em produção de conteúdo  autêntico que conecte o perfil do seu hotel com os seguidores. Aposte em curiosidades, mostre os bastidores da produção do café de manhã que os hóspedes tanto elogiam. Enfim, as possibilidades são infinitas! 

Veja aqui dicas para que o seu hotel ou pousada possa se destacar com um bom Marketing digital.

 

Fique atento a cursos e consultorias gratuitas

Muitas empresas estão disponibilizando cursos e consultorias para ajudar pequenos e médios empresários a superarem esse momento. Fique atento às que mais se enquadram na realidade do seu negócio. 

O SEBRAE  é uma das empresas que estão  oferecendo cursos e consultorias sobre como uma empresa pode reagir ao coronavírus.

Para saber mais acesse o link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

 

Remarcação e cancelamento: o que fazer? 

Esse é um momento que irá exigir flexibilização de políticas de cancelamento. Reveja regras que tratam de multa por cancelamento, concedendo, se possível, a possibilidade de  cancelamento gratuito das reservas. 

O momento é de incertezas, mesmo para o caso de hóspedes que efetuem reservas para datas futuras, por isso é interessante tranquilizar os clientes garantindo que, caso algum problema aconteça ou  a situação ainda não esteja normalizada, ele poderá cancelar sem nenhum custo adicional. 

Para os casos de cancelamento, é necessário um jogo de cintura para sugerir a remarcação oferecendo vantagens para os hóspedes que aceitarem o reagendamento. 

 

Planeje pacotes e promoções para datas futuras

Esse é o momento para você rever todo o tarifário do seu hotel e planejar ações para divulgar pacotes e promoções para  datas futuras. As reservas antecipadas podem ser fonte de imediata de lucro para o seu negócio, aliviando a frustração causada pelo atual  momento. 

Utilize diversos canais para comunicar ao seu seu público a existência dessas promoções e o quanto seu estabelecimento já está preparado para receber hóspedes com toda hospitalidade assim que tudo isso passar. 

Vale a pena apostar no e-mail-marketing e WhatsApp para se comunicar com pessoas que já se hospedaram em seu hotel, bem como disponibilizar essas informações no seu website e redes sociais. Lance mão de todas as ferramentas que estão à disposição e veja qual dá mais resultado. 

Ofereça condições realmente vantajosas para seus clientes. Além de descontos, garanta a possibilidade de cancelamento gratuito e reembolso integral em caso de desistência. Caso a oferta realmente seja vantajosa, a margem desses pedidos será muito baixa. 

E aí, hoteleiro, gostou do nosso texto sobre como a hotelaria pode enfrentar a crise? Esperamos que você aproveite ao máximo as nossas dicas! Sucesso!

 

Jornalista e produtor de conteúdo especializado em tecnologia hoteleira

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!