Governanta de hotel: Entenda a importância da sua função para a hotelaria

Em muitos estabelecimentos do segmento hoteleiro, a função de governanta de hotel é realizada pelo próprio dono, por um gerente e até por um camareira mais experiente.

Esse fato depende do porte e necessidades do hotel ou pousada, entre outros fatores.

No entanto, o hoteleiro deve entender que essa função precisa figurar como fundamental para o negócio funcionar da melhor forma possível e possibilitar  uma experiência excepcional para cada hóspede.  

Tudo isso porque, a grosso modo, a governanta de hotelaria gerencia todo o coração de um hotel.

Como dito anteriormente, essa atividade pode esbarrar em diferentes colaboradores e, por isso, há um pouco de confusão para entender quais são as responsabilidades desse profissional.

Portanto, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a atividade de uma governanta de hotel para poder posicionar este funcionário da maneira ideal na sua empresa.

Continue lendo e saiba mais!

O que uma governanta de hotel faz?

Em geral, gerir a qualidade dos produtos e serviços, limpeza e organização do hotel ou pousada. 

Ou seja, dar as cartas no setor de governança, que cuida da arrumação dos apartamentos, lavanderia, rouparia, limpeza e manutenção.

Sob o seu escrutínio, estão as funções de camareira, arrumador, lavanderia, zelador, atendimento e servidores da manutenção.

De forma mais estratégica, a governanta de hotel também é responsável por administrar desde a escala, até a entrada e saída de produtos utilizados pelos profissionais listados acima.  

Neste caso, a função ganha espaço nas áreas de planejamento e liderança, por carregar funções como: a inspeção dos trabalhos da equipe, criação de orçamentos, elaboração de relatórios.

Ganhando assim uma visão ampla e crítica de todo operacional da empresa, o que pode ajudar na criação de novas formas de otimizar os serviços de uma área considerada o chamariz de qualquer hotel.  

Como são muitas responsabilidades, cabe contar coo uma ajudinha da tecnologia: o apoio de um sistema de gestão.

E isso pode criar mais agilidade para gerir as movimentações de hóspedes, controle de produtos e serviços e administração dos setores subordinados à governanta de hotelaria. 

Quais as habilidades que uma governanta de hotel precisa?

Atualmente, as oportunidades profissionais consideram fatores específicos que vão além da experiência profissional.

De acordo com o relatório “O Futuro do Trabalho”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, 55% das empresas passam por uma escassez de profissionais com habilidades específicas, tanto técnicas quanto comportamentais. 

Estes dados revelam que as hard skills ou habilidades técnicas,são tão importante quanto as soft skills.

E o profissional deseja garantir seu lugar no mercado de trabalho e desenvolver sua carreira no decorrer dos anos em profissionalização e habilidades mais intangíveis, que podem ser natas ou adquiridas com cursos e capacitações. 

Vale destacar que essa introdução antecipa o que trouxemos neste texto sobre as competências valiosas para se tornar uma governanta de hotel de excelência.  

Confira a lista:

  • Perfil de liderança

Um fator que pode ser desenvolvido com capacitação, treinamento e força de vontade.

Habilidade que pode se conduzida por uma formação de liderança e o profissional aprende como liderar e motivar um grupo de pessoas a alcançar um objetivo comum.

Além de inspirar pessoas de forma assertiva e persuasiva.   

  • Cordialidade 

É praticamente impossível preencher uma vaga de governanta de hotelaria e não apresentar a cordialidade como habilidade para ocupar o cargo.

Uma soft skills que precisa ser constatada no profissional na contratação, o bom senso no trato com as pessoas no dia a dia. Isso com os hóspedes e outros colaboradores. 

  • Capacidade de gestão de tempo

Com tantas funções para administrar, entender o quanto de tempo cada tarefa consome da rotina vai determinar se a governanta consegue ou não realizar todas as suas tarefas. 

Uma das melhores dicas é tentar enxergar as atividades de forma geral, planejar, definir a meta, os prazos, priorizar, delegar e deixar espaço para replanejar, se necessário.

Vale adotar ferramentas ágeis tamém que ajudem a agrupar e ordenar as funções da governanta. 

  • Organização 

De mãos dadas com a gestão de tempo,a organização também conduz o profissional para o objetivo final, que é deixar o hóspede feliz com a experiência proporcionada pelo hotel.  

As dicas na sentença acima também valem para este ponto aqui também.  

  • Proatividade

Essa habilidade se torna extremamente necessária quando o hotel precisa que a governanta tenha a característica de se antecipar às necessidades do estabelecimento.

Em outras palavras, que esteja pronto ou pronta para o inesperado. 

  • Comunicação assertiva

Expressar pensamentos e opiniões de maneira que os outros entendam com facilidade. 

Especialmente pela necessidade de dar feedbacks e delegar com o intuito de alinhar demandas e evitar mal entendidos e ter confiança de que transmitiu a informação da maneira certa.  

  • Senso crítico e analítico

Entender e encarar os desafios que se apresentam é considerada uma habilidade de um profissional do futuro.

O senso crítico se apresenta como a competência de receber informações de forma racional antes de tomar decisões estratégicas. 

Desenvolver essa habilidade dentro de uma função de gestão na hotelaria tem valor para solução de problemas e otimização de processos.

Vale a pena investir no desenvolvimento de competências do tipo e construir uma carreira de sucesso.  

  • Inteligência emocional

Tem a ver com lidar bem com as emoções e utilizá-las a seu favor, especialmente, em momentos de crise. Em outras palavras, uma capacidade 

Conheça a média salarial de uma governanta de hotel 

Podemos incluir aqui a ascensão de carreira para governanta de hotel. 

Sim, podemos ressaltar que o profissional pode se desenvolver através de uma política de meritocracia do estabelecimento.

Em tese, governantas já foram supervisores de andar ou começaram na recepção e ascenderam ao cargo com faixa salarial em média de R$ 2.500. 

Uma remuneração que pode variar muito conforme a região e o tamanho do hotel ou pousada. 

Atualmente, os hoteleiros tem dado mais atenção a capacitação desses profissionais e solicitado formações como diploma de bacharel em gerenciamento de hotel e governança.

Além de pedir experiência na área de governança como diferencial já que o mercado tem exigido profissionais ainda mais capacitados. 

Diferenciais que valorizam ainda mais uma profissão tão necessária. 

Entendeu tudo sobre a função da governanta de hotel precisa?

O papel da governanta de hotel no segmento impacta diretamente na satisfação do cliente por gerir a arrumação dos apartamentos, administrar a lavanderia e, em geral, a limpeza das áreas de circulação.  

O controle desses departamentos recai sobre a qualidade, captação e manutenção dos clientes, ou seja, a impressão do seu hotel. 

Assume grande relevância porque uma boa limpeza e higiene dos apartamentos, banheiros e roupa de cama são os pontos mais valorizados durante a estadia.

Liderar a governança é um posto de confiança em hotéis ou pousadas e algumas habilidades de gestão com inteligência emocional, comunicação assertiva, gestão de tempo, entre outras citadas durante este artigo. 

Multitarefas é o segundo nome da governanta de hotel, mas se você, hoteleiro, pretende simplificar e dar mais agilidade para as atividades deste profissional converse com a gente.

Deixe uma resposta:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Sliding Sidebar

SIga-nos no Instagram

Receba nossa Newsletter
Fique por dentro das novidades do mercado hoteleiro!